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5 dicas para gerenciar seu controle de contas a receber com eficácia

Tempo de Leitura: 4 minutos
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5 dicas para gerenciar seu controle de contas a receber com eficácia

Receber é bom e todo mundo gosta, certo? Mas engana-se o empresário que acha que a gestão de contas a receber é um processo simples ou que exige menos atenção dentro dos processos empresariais. A falta de organização na hora de receber pelo serviço prestado ou produto comercializado pode gerar problemas sérios, prejuízos e mal funcionamento da empresa! Um pesadelo para qualquer gestor!

Visando evitar esse tipo de problema, pesquisamos e trouxemos para você 5 dicas que vão lhe ajudar a gerenciar seu controle de contas a receber de forma eficiente e livre de dores de cabeça futuros, veja só:

Evite bagunças: Organização é tudo!

Planilha Contas a receber download

Essa é uma regra que se aplica em qualquer etapa empresarial: Seja organizado. E veja bem, ser organizado não é apenas saber quanto você irá receber em um determinado período, é saber com precisão todas as etapas anteriores até o valor realmente entrar de fato no seu caixa.

É necessário que você tenha conhecimento do vencimento de cada uma das contas a receber, o valor a ser recebido em cada uma delas e a forma de pagamento. Nem sempre existirá um padrão em cada uma dessas fases, acontecerão situações adversas e se você não estiver com tudo organizado, a bola de neve só aumentará. Um cliente que atrasou o pagamento deverá ser cobrado, por exemplo, crie padrões para cada tipo de situação adversa e de preferência automatize-as.

Não tenha vergonha: Se for preciso cobrar, cobre!

Cobrar, para alguns gestores, é uma tarefa um tanto quanto constrangedora. Por medo de perder o cliente ou soar negativo é comum empresários evitarem ao máximo cobrar quando o pagamento é atrasado, o que é uma grande besteira. Se você cumpriu sua parte na prestação do serviço ou venda do produto, nada mais justo que você receber por isso!

Uma dica que pode ajudar nesse momento, é adicionar lembretes dias antes do vencimento lembrando o cliente que a data para pagamento se aproxima, essa é uma maneira sutil de alerta-los e ajudar aqueles que, por falta de organização ou atenção, não efetuariam o pagamento na data certa.

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Novamente aqui falamos sobre organização e conhecer padrões: Se você tem um cliente que atrasa todo o mês, isso acaba se tornando um padrão negativo para você, mas com esses dados em mãos é possível propor diversas soluções para solucionar esse problema específico, talvez seu cliente esteja atrasando simplesmente por conta da data de vencimento que é incompatível com a data de recebimento dele, uma simples mudança na data resolveria esse problema 🙂

Beneficie aqueles que pagam adiantado

Beneficiar o cliente que paga adiantado é uma ótima forma de aumentar o seu relacionamento com ele !

Receber de forma antecipada é algo muito positivo do ponto de vista da empresa, mas, o que beneficia o cliente? É isso que cabe a você desenvolver.

Criar formas de bonificar seu cliente que paga adiantado, ou até mesmo em dia, criará o hábito no mesmo. Um desconto no valor final para pagamentos antecipados ou um abatimento na próxima parcela (em caso de compras parceladas) são bons exemplos de formas de bonificar seu cliente.

Além de receber adiantado, a bonificação funciona como uma forma de “presentear” o cliente que tem seus débitos sempre em dia com a empresa e criará um laço muito mais próximo e duradouro com ele.

Checar nunca é demais!

Adquira o hábito de pelo menos uma vez por dia checar se tudo está de acordo com suas contas recebidas. Verifique se notas fiscais foram geradas como você havia agendado, se entraram ou não pagamentos programados, se existe algum erro em alguma parte do processo etc.

Transformar o monitoramento do seu controle de caixa em um hábito ajudará você a gerenciar com mais precisão e detectar problemas de caráter imediato com muito mais facilidade.

Tenha um programa de gestão financeira

Com um bom sistema de gerenciamento, fica mais fácil gerenciar seu contas a receber.

Falamos muito aqui no blog sobre padronizar e otimizar processos, esse conselho também é válido na hora de gerenciar seu controle de compras. Com um programa de gestão financeira você poderá organizar e evitar erros manuais, sem contar que você economizará um tempo considerável que seria gastos com planilhas complexas e intermináveis!

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Tem mais alguma dica para gerenciar o controle de compras? Deixe nos comentários 😀

Até a próxima!

Redator vhsys

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