Conecte-se ao empreendedorismo

Análise de concorrência: use a seu favor

Tempo de Leitura: 2 minutos
ERP completo +  Conta PJ Integrada + Maquininha Stone com mensalidade zero

Supere seus concorrentes com a Gestão Integrada

Organize suas finanças e aumente suas vendas, tudo em um só lugar!

Análise de concorrência: use a seu favor

O que você vai encontrar?

Muitas vezes o empreendedor iniciante emprega toda energia e atenção nas questões internas de seu negócio. No entanto, olhar para o cenário ao redor é vital para definir a estratégia corporativa. A análise de concorrência é essencial para a definição e gestão de vendas de modo direcionado. Neste artigo vamos falar sobre como é possível utilizar a concorrência de mercado para alavancar o faturamento de sua empresa. Preparado?

Primeiro vamos entender quem são seus concorrentes. Pense em quais empresas desejam atingir o mesmo público que você. Defina os concorrentes diretos e os indiretos. Em seguida, é hora de aprender com eles.

Sabendo quem são seus concorrentes avalie como eles têm se posicionado no mercado. Algumas perguntas podem orientar suas buscas:

  • Qual o poder econômico e financeiro de seus rivais?
  • Eles já são consolidados?
  • Quais as vantagens competitivas que eles possuem em relação à sua empresa?
  • Quais as debilidades de seus concorrentes?
  • Como sua empresa pode se destacar dos concorrentes diretos? E dos indiretos? (O que ela oferece de vantagem para o cliente: preço, qualidade, facilidade de pagamento?)

Fornecedores

Outra maneira de entender como seus concorrentes se posicionam no mercado é avaliar como eles lidam com os fornecedores. Esse é um tópico importante, para manter-se na disputa é necessário criar uma boa cartela de fornecedores e mais ainda, estabelecer vínculos com eles. Mantenha sempre atualizado seu cadastro de fornecedores, porque quando for preciso, será mais fácil negociar prazos e valores.

Aumente a produtividade da sua empresa com o sistema de gestão do VHSYS

Clientes

Essa pode ser a base de sua empresa. Entenda como seus clientes compram e, principalmente, qual o poder de negociação. A exclusividade de um produto, por vezes, leva o empreendedor a pensar que ele é quem dá as cartas. No entanto, cabe sempre lembrar que o cliente é quem decide a compra e, portanto, a sua opinião é que deve prevalecer. Manter boas relações, cultivando seus clientes é a melhor opção. Monitore sempre o mercado afim de garantir que a migração de seus clientes para outras empresas seja minimizada, ou neutralizada.

Aprender com seus concorrentes é a melhor maneira de se posicionar no mercado. Isso porque ao acompanhar as estratégias e avaliar os resultados de outras empresas, que tem o mesmo público-alvo que a sua, são diminuídas as chances de não cometer os mesmos erros.

Esperamos que este artigo tenha sido útil. Alguma dúvida ou sugestão? Comente!

Redator vhsys

Explorando os textos no vhsys: potencialize sua comunicação com conteúdos envolventes, destacando-se na plataforma com textos eficazes e impactantes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sistema de gestão online

Preencha os dados para iniciar
seu teste grátis de 7 dias no ERP vhsys.

Sistema de gestão online

Experimente grátis por 7 dias!