Justamente por isso, a forma como seu negócio se apresenta, pode interferir nas decisões de compra e de fidelização dos seus clientes. Essas decisões são definidas por vários aspectos, como os supermercados que aplicam técnicas para tornar o ambiente mais acolhedor, fresco e saudável.
O que você vai encontrar?
ToggleE o objetivo normalmente é o mesmo: incentivar o consumo.
Tudo dentro do ambiente de um negócio deve ser pensado, desde a música até a organização dos produtos nas prateleiras.
Por isso, neste post, mostraremos um olhar para venda como uma nova perspectiva. Independente do seu segmento e porte de empresa, é importante ampliar nossa competência comercial e o nosso relacionamento com o cliente.
Acompanhe e conheça um pouco mais sobre como aumentar seus resultados com base na neurociência 🙂
- O que é Neurociência?
- Qual a relação entre neurociência e vendas
- Qual a influência do cérebro na tomada de decisão?
- Como a neurociência pode beneficiar seu negócio?
- 4 dicas de neurociência para fortalecer suas vendas?
O que é Neurociência?
Neurociência é o estudo científico do sistema nervoso, da organização cerebral da anatomia e fisiologia do cérebro e das suas relações com as demais áreas do conhecimento que tratam do comportamento dos processos de aprendizagem e da cognição humana.
A neurociência estuda todas as áreas de forma ampla e completa um estudo que passa pela formação e a estrutura mental pelo funcionamento e desenvolvimento das atividades mentais e se totaliza com as conexões do cérebro com nosso comportamento.
Qual a relação entre neurociência e vendas
O que acontece na mente do cliente quando apresentamos um produto ou serviço a ele? O que o inconsciente dele pensa em relação a isso?
Hoje o novo comportamento em vendas é: persuadir e influenciar. E isso está cada vez mais desafiador.
A neurociência identifica como o cérebro reage, transmite e coordena suas ações. Conhecer mais profundamente a mente humana e como ela coordena todas as informações, nunca foi tão importante e fundamental.
Compreender como as vivências e memórias interferem no comportamento do consumidor, vai te ajudar a adotar posturas diferentes para cativar seu público-alvo.
Qual a influência do cérebro na tomada de decisão?
Temos três áreas do cérebro que influenciam diretamente na tomada de decisão:
Cérebro novo: área racional e como foco a lógica. Onde as informações são analisadas, ponderadas e compartilhadas com as outras regiões cerebrais.
Cérebro médio: tem como centro sentimentos e emoções, influenciando o comportamento com foco em criar credibilidade, principalmente. Também se comunica com as outras duas áreas.
Cérebro velho: responsável pela tomada de decisão. É instintivo, como nos animais, tem a ver com o senso de sobrevivência. Ou seja, aquela decisão é fundamental para a preservação.
Para justificar as ações inconscientes, temos um fluxo simples: a emoção, a decisão, e só depois tudo é justificado pela razão. O segredo da neurociência é controlar de alguma forma a racionalidade, emoções e instinto, estimulando o consumidor a comprar.
Como a neurociência pode beneficiar seu negócio?
Alguma vez já pensou na possibilidade de unir o estudo do sistema nervoso e do público-alvo com técnicas de vendas?
A arte de vender evoluiu bastante nos últimos tempos, hoje temos novas técnicas e novas ferramentas. Muito se deve à tecnologia, que chegou para ajudar a decifrar o perfil do cliente. A ação de vender passou a ser um relacionamento, construído com muita técnica e habilidade.
A neurociência pode interferir nas vendas do seu negócio, e com isso, influenciar nos resultados. Ao identificar os alguns padrões de comportamento dos seus clientes, é possível criar estratégias para que eles sejam atraídos com mais facilidade.
Os estudos colaboram na busca pelas dificuldades, dores, medos e anseios dos consumidores. Com base nesses estudos, você pode ajustar ou criar novos produtos e soluções mais específicos.
Assim, sua empresa obterá mais receita, contribuindo diretamente para o seu sucesso e crescimento.
4 dicas de neurociência para fortalecer suas vendas?
Para te ajudar a vender mais utilizando a neurociência, separamos algumas dicas para você. Confira!
- Seja consultivo e conheça seu cliente
Ter atenção e interesse em saber como funciona a operação do seu cliente e seu dia a dia é o primeiro passo para começar um relacionamento. É algo simples e essencial para gerar confiança e credibilidade no seu produto.
- Se importe com seu cliente
Tente entender as dores e os problemas que ele tem, qual é o foco da dificuldade: praticidade, gestão etc. Tenha empatia em escutá-lo e investigue junto com ele para ajudar a solucionar o problema. Mas sempre mostre um interesse genuíno.
Uma dica que pode ajudar muito é fazer perguntas relacionadas às necessidades. A maioria das vezes, o comprador não consegue reconhecer que a necessidade existe.
- Use argumentos certos
É de extrema importância ter conhecimento pleno da sua solução para fazer a oferta certa. O produto ou serviço certo para suprir a necessidade do seu cliente, já é meio caminho andado para o fechamento da venda.
- Saiba negociar
É possível com as técnicas de vendas e conhecimento do seu cliente ter um resultado diferente na forma de vender, para ajudar ou alterar a tomada de decisão do cliente.
Saiba negociar, sem medo, sem receio e sem julgamentos. Cobre pela sua consultoria e conhecimento. Valorize seu atendimento, mas o mais importante: conheça o poder de compra do seu produto ou serviço.
Podemos concluir que suas técnicas de vendas são mais eficazes, quando você entende do seu produto e entende qual é o seu público-alvo. Venda de forma amigável, para despertar a afeição do cliente, mas também tenha autoridade.
Com as técnicas certas, fica bem mais fácil aumentar a taxa de fechamento fazendo que o consumidor acredite que aquele produto ou serviço é perfeito para necessidade dele.
E quais técnicas de vendas você utiliza no seu negócio? Conta pra gente aqui nos comentários abaixo:
4 respostas
Excelente matéria, é importante entendermos o funcionamento do cérebro, para que possamos nos comunicar da melhor forma possível, seja para a venda ou até mesmo para qualquer campo da vida. Parabéns pelo trabalho pessoal!
Olá, Luã, tudo bem?
Que bom que você curtiu o nosso conteúdo!!
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Top!!
Olá, Sarah, tudo bem?
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