Conecte-se ao empreendedorismo

Técnicas de Vendas Baseadas em Neurociência para aumentar seus resultados

Tempo de Leitura: 4 minutos
O nosso cérebro quase sempre é influenciado por diversos fatores externos. Uma parte no cérebro, chamada de instintivo, é uma das principais quando o assunto é neurociência. Essa parte é responsável por reflexos relacionados às emoções, e por acionar nossos instintos de sobrevivência, controlando funções básicas como fome, sono, e segurança.
ERP completo +  Conta PJ Integrada + Maquininha Stone com mensalidade zero

Supere seus concorrentes com a Gestão Integrada

Organize suas finanças e aumente suas vendas, tudo em um só lugar!

Justamente por isso, a forma como seu negócio se apresenta, pode interferir nas decisões de compra e de fidelização dos seus clientes. Essas decisões são definidas por vários aspectos, como os supermercados que aplicam técnicas para tornar o ambiente mais acolhedor, fresco e saudável.

E o objetivo normalmente é o mesmo: incentivar o consumo. 

Tudo dentro do ambiente de um negócio deve ser pensado, desde a música até a organização dos produtos nas prateleiras.

Por isso, neste post, mostraremos um olhar para venda como uma nova perspectiva. Independente do seu segmento e porte de empresa, é importante ampliar nossa competência comercial e o nosso relacionamento com o cliente. 

Acompanhe e conheça um pouco mais sobre como aumentar seus resultados com base na neurociência 🙂

O que é Neurociência?

Neurociência é o estudo científico do sistema nervoso, da organização cerebral da anatomia e fisiologia do cérebro e das suas relações com as demais áreas do conhecimento que tratam do comportamento dos processos de aprendizagem e da cognição humana.

A neurociência estuda todas as áreas de forma ampla e completa um estudo que passa pela formação e a estrutura mental pelo funcionamento e desenvolvimento das atividades mentais e se totaliza com as conexões do cérebro com nosso comportamento.

Qual a relação entre neurociência e vendas

O que acontece na mente do cliente quando apresentamos um produto ou serviço a ele? O que o inconsciente dele pensa em relação a isso?

Hoje o novo comportamento em vendas é: persuadir e influenciar. E isso está cada vez mais desafiador.

A neurociência identifica como o cérebro reage, transmite e coordena suas ações. Conhecer mais profundamente a mente humana e como ela coordena todas as informações, nunca foi tão importante e fundamental.

Compreender como as vivências e memórias interferem no comportamento do consumidor, vai te ajudar a adotar posturas diferentes para cativar seu público-alvo.

Qual a influência do cérebro na tomada de decisão?

Temos três áreas do cérebro que influenciam diretamente na tomada de decisão:

Cérebro novo: área racional e como foco a lógica. Onde as informações são analisadas, ponderadas e compartilhadas com as outras regiões cerebrais.

Cérebro médio: tem como centro sentimentos e emoções, influenciando o comportamento com foco em criar credibilidade, principalmente. Também se comunica com as outras duas áreas.

Cérebro velho: responsável pela tomada de decisão. É instintivo, como nos animais, tem a ver com o senso de sobrevivência. Ou seja, aquela decisão é fundamental para a preservação.

Para justificar as ações inconscientes, temos um fluxo simples: a emoção,  a decisão, e  só depois tudo é justificado pela razão. O segredo da neurociência é controlar de alguma forma a racionalidade, emoções e instinto, estimulando o consumidor a comprar.

Como a neurociência pode beneficiar seu negócio?

Alguma vez já pensou na possibilidade de unir o estudo do sistema nervoso e do público-alvo com técnicas de vendas? 

A arte de vender evoluiu bastante nos últimos tempos, hoje temos novas técnicas e novas ferramentas. Muito se deve à tecnologia, que chegou para ajudar a decifrar o perfil do cliente. A ação de vender passou a ser um relacionamento, construído com muita técnica e habilidade.

A neurociência pode interferir nas vendas do seu negócio, e com isso, influenciar nos resultados. Ao identificar os alguns padrões de comportamento dos seus clientes, é possível criar estratégias para que eles sejam atraídos com mais facilidade. 

Os estudos colaboram na busca pelas dificuldades, dores, medos e anseios dos consumidores. Com base nesses estudos, você pode ajustar ou criar novos produtos e soluções mais específicos.

Assim, sua empresa obterá mais receita, contribuindo diretamente para o seu sucesso e crescimento.

4 dicas de neurociência para fortalecer suas vendas?

Para te ajudar a vender mais utilizando a neurociência, separamos algumas dicas para você. Confira!

  1. Seja consultivo e conheça seu cliente

Ter atenção e interesse em saber como funciona a operação do seu cliente e seu dia a dia é o primeiro passo para começar um relacionamento. É algo simples e essencial para gerar confiança e credibilidade no seu produto.

  1. Se importe com seu cliente

Tente entender as dores e os problemas que ele tem, qual é o foco da dificuldade: praticidade, gestão etc. Tenha empatia em escutá-lo e investigue junto com ele para ajudar a solucionar o problema. Mas sempre mostre um interesse genuíno. 

Uma dica que pode ajudar muito é fazer perguntas relacionadas às necessidades. A maioria das vezes, o comprador não consegue reconhecer que a necessidade existe.

  1. Use argumentos certos 

É de extrema importância ter conhecimento pleno da sua solução para fazer a oferta certa. O produto ou serviço certo para suprir a necessidade do seu cliente, já é meio caminho andado para o fechamento da venda.

  1. Saiba negociar

É possível com as técnicas de vendas e conhecimento do seu cliente ter um resultado diferente na forma de vender, para ajudar ou alterar a tomada de decisão do cliente.

Saiba negociar, sem medo, sem receio e sem julgamentos. Cobre pela sua consultoria e conhecimento. Valorize seu atendimento, mas o mais importante: conheça o poder de compra do seu produto ou serviço

Podemos concluir que suas técnicas de vendas são mais eficazes, quando você entende do seu produto e entende qual é o seu público-alvo. Venda de forma amigável, para despertar a afeição do cliente, mas também tenha autoridade. 

Com as técnicas certas, fica bem mais fácil aumentar a taxa de fechamento fazendo que o consumidor acredite que aquele produto ou serviço é perfeito para necessidade dele.

E quais técnicas de vendas você utiliza no seu negócio? Conta pra gente aqui nos comentários abaixo: 

Redator vhsys

Explorando os textos no vhsys: potencialize sua comunicação com conteúdos envolventes, destacando-se na plataforma com textos eficazes e impactantes

4 respostas

  1. Excelente matéria, é importante entendermos o funcionamento do cérebro, para que possamos nos comunicar da melhor forma possível, seja para a venda ou até mesmo para qualquer campo da vida. Parabéns pelo trabalho pessoal!

    1. Olá, Luã, tudo bem?
      Que bom que você curtiu o nosso conteúdo!!

      Assinando a nossa newsletter você fica por dentro dos melhores assuntos aqui do nosso blog ? Faça a sua inscrição

    1. Olá, Sarah, tudo bem?
      Que bom que você curtiu o nosso conteúdo!!

      Assinando a nossa newsletter você fica por dentro dos melhores assuntos aqui do nosso blog ? Faça a sua inscrição

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sistema de gestão online

Preencha os dados para iniciar
seu teste grátis de 7 dias no ERP vhsys.

Sistema de gestão online

Experimente grátis por 7 dias!