Disponível apenas para convidados, o Clubhouse é a rede social do momento e a que mais tem sido comentada nos últimos meses. Vanilla Ice, Van Jones, Mark Zuckerberg, Oprah e Mark Cuban são algumas das diversas celebridades que já fazem parte da rede, além de grandes especialistas em tecnologia.
O que você vai encontrar?
ToggleO aplicativo, centrado em áudio, construiu rapidamente uma reputação como um ótimo lugar para ouvir conversas, entrevistas e discussões e compartilhar ideias.
Com um pouco menos de um ano, o aplicativo já está avaliado em US$1 bilhão, reforçando o futuro promissor da plataforma.
Quer saber mais sobre como funciona o Clubhouse e como conseguir um convite? Então continue por aqui.
- O que é Clubhouse e como funciona
- Como entrar no Clubhouse
- Quem está no aplicativo?
- Por que o aplicativo tornou-se tão popular?
- Como o Clubhouse pode te ajudar na sua jornada empreendedora
O que é Clubhouse e como funciona
Sem fotos, vídeos ou texto, o Clubhouse é um aplicativo de bate-papo exclusivo por voz, que permite a criação ou a entrada em “salas” específicas para conversar com outras pessoas em uma grande conferência.
Os usuários podem entrar e sair da chamada a qualquer momento, transformando a sala em uma reunião pública.
Caso a sala tenha o status “online”, apenas os administradores podem falar livremente. E caso você tenha entrado como ouvinte e queira participar, basta “levantar a mão”.
Quando uma conversa termina na plataforma, assim como uma ligação telefônica, a chamada é encerrada por um administrador.
Como entrar no Clubhouse
Diferente das muitas outras redes sociais, o Clubhouse é apenas para convidados. Ou seja, você não consegue acessar a sua loja de aplicativos no smartphone, baixar e criar uma conta.
O modelo pode ser comparado à uma sala de reunião física em que você deve ser convidado por um membro para participar.. Assim que receber o convite, você terá acesso para configurar uma conta por meio de um link.
Entretanto, os usuários do Clubhouse não podem enviar um convite para várias pessoas que queiram participar. Os usuários têm apenas dois convites disponíveis.
O CEO da plataforma, Paul Davidson, informou que o aplicativo será liberado para todos futuramente, incluindo usuários do Android, pois, atualmente, o aplicativo só está disponível apenas para usuários do sistema operacional iPhone.
Quem está no aplicativo?
O Clubhouse construiu sua reputação com conversas conduzidas por figurões como Oprah Winfrey, Mark Zuckerberg e Elon Musk. Ou seja, celebridades e especialistas em diversos assuntos já estão marcando presença no aplicativo.
Agora, você pode dar a sorte de falar com um famoso ou um especialista na área desejada, já que o aplicativo estreitou um pouco a distância entre o usuário e a personalidade pública de interesse.
Por que o aplicativo tornou-se tão popular?
O Clubhouse rapidamente ganhou popularidade por dar aos usuários a rara oportunidade de ouvir discursos exclusivos, aprendizado de temas diversos e de exercer a liberdade de expressão online, que em alguns países, como a China, ainda é um tabu.
Outro ponto é a comodidade, por ser em áudio, os usuários podem fazer diversas atividades enquanto escutam a conversa desejada.
Mas, qual é a diferença entre o Clubhouse e o Podcast?
É simples! No podcast algumas conversas são gravadas, disponibilizadas posteriormente e aí você consegue acessar a qualquer momento.
Já no Clubhouse, as conversas e reuniões são ao vivo. Se você não participar daquele assunto, ele não ficará disponível depois.
Como o Clubhouse pode te ajudar na sua jornada empreendedora
Com a alta credibilidade do aplicativo, não faltam oportunidades de usá-lo como forma de se aproximar a outros negócios, construir autoridade no seu nicho e diversas outras situações.
Por isso, separamos algumas dicas de como o Clubhouse pode te ajudar no seu negócio. Confira!
Acompanhe as notícias e tendências atuais do seu negócio
O Clubhouse pode ser uma adição bem-vinda para você que quer ficar ligado no que anda acontecendo pelo mundo dos negócios.
Você pode seguir pessoas influentes no seu nicho, monitorar seus concorrentes e acompanhar as categorias relacionadas ao ramo desejado.
E tudo o que você precisa fazer é participar de chamadas pertinentes ao seu interesse.
Networking
Como qualquer outra rede social, é necessário construir autoridade para ter mais visibilidade e conexões. Você pode trocar aprendizado com outros empreendedores e também falar sobre as dores do seu cliente. Não somente da sua localidade, como de diversos lugares.
A experiência trocada com outras pessoas pode te ajudar a ter insights sobre o seu negócio, tanto para melhorar suas tomadas de decisão quanto localizar um novo investidor.
Criar credibilidade no seu nicho
Comece criando um grupo próprio no aplicativo e compartilhe experiências, dicas e conhecimento sobre seu negócio ou assunto de interesse. Isso vai te ajudar a construir aos poucos mais credibilidade para sua marca.
Mas tenha cuidado, não comece a fazer propagandas e a querer vender a todo custo logo de cara. Leve conteúdo interessante ao seu cliente.
Assim, você ganhará seguidores, pessoas que irão visitar seu perfil e usuários dispostos a ouvir o que você tem a dizer, e consequentemente, você fará o seu empreendimento crescer dentro da rede social.
Otimização do tempo
Você não precisa ficar grudado na tela esperando alguém te responder, e esse é um dos pontos positivos do aplicativo. Enquanto você escuta quais serão as tendências para os próximos meses, você pode cuidar de outras ações relevantes para o seu negócio.
Publique anúncios
Depois de construir sua marca dentro do Clubhouse, você pode usar o aplicativo para promover as novidades do seu negócio.
Tem alguma novidade do seu negócio para compartilhar? Essa pode ser uma excelente ideia para abrir uma sala, conversar com o seu público e ter um feedback em tempo real.
Assim, você ainda consegue gerar expectativa e ter uma conversa construtiva sobre os benefícios da novidade, por exemplo.
Conteúdo em crescimento
Cada vez mais pessoas estão procurando por algum conteúdo de áudio na plataforma. Isso fez com que a relevância dos temas evoluíssem.
As pessoas que querem aprender mais sobre a marca ou apenas conversar com outros sobre as experiências, demonstram o que realmente é atraente para o público.
E você, como dono de negócio, pode aproveitar para aprender com os conteúdos disponíveis ou gerar conteúdos relevantes. Em todo caso, o conhecimento será importante para o crescimento da sua marca e também fortalecer o relacionamento com o seu cliente.
Já está participando do Clubhouse? Comente com a gente como foi e o que você está achando aqui nos comentários.