Depois de um ano longo e imprevisível, a esperança de muitos é de que 2021 traga mais estabilidade. Mas não podemos negar que a pandemia ainda deve influenciar algumas das tendências na sociedade, principalmente em relação à alimentação.
O que você vai encontrar?
ToggleA quarentena fez com que muitas pessoas mudassem seus hábitos alimentares, aproveitando o tempo maior em casa para ter uma vida mais saudável.
Mas o comportamento do consumidor não foi a única mudança que aconteceu. Várias fábricas e indústrias do setor de Alimentos e Bebidas já começaram a se adaptar às novas tendências.
Quer saber quais são elas? Acompanhe neste post:
1 – Saúde e imunidade
Com um vírus circulando ao redor do mundo, os consumidores passaram boa parte do ano passado focados em manter uma vida mais saudável. E é claro que isso teve influência direta no cardápio.
De acordo com o Innova Consumer Survey 2020, 6 em cada 10 consumidores globais procuram cada vez mais por produtos que ajudem a sua imunidade, sendo também, 1 em cada 3 que consideram que a preocupação aumentou em 2020.
A expectativa é que essa preocupação em fortalecer o sistema imunológico continue neste ano, aumentando a busca por alimentos e bebidas que ajudem nesse objetivo.
2 – Estética corporal
Além da preocupação com a saúde, a estética corporal também teve seu auge durante o período rigoroso de isolamento. O principal objetivo é perder os quilos extras ganhos durante a quarentena.
Com isso, a busca por parte dos consumidores nesse quesito está nos macronutrientes, ou seja, alimentos que ajudem a manter um peso considerado saudável.
Entre os destaques estão os alimentos e bebidas que promovem melhor hidratação, que tenham propriedades anti inflamatórias, bebidas proteicas, além de produtos de nutrição esportiva.
3 – Veganismo
Embora o setor industrial já esteja ciente da tendência crescente da produção alimentícia à base de vegetais, este ano as expectativas é que isso passe para um nível mais elevado, considerando o aumento na demanda.
Essa tendência já é um fenômeno global e os produtos veganos estão aí não só para quem busca reduzir o consumo de carne, mas também para aqueles que estão preocupados com a saúde, ou simplesmente desejam viver de forma sustentável.
4 – Produtos orgânicos
O consumo de produtos orgânicos é outra tendência que estará muito mais acentuada em 2021. À medida em que os consumidores se tornam mais conscientes sobre os ingredientes e a origem dos produtos que compram, o interesse pelas opções de alimentos e bebidas orgânicas e sustentáveis só aumentam.
Além da preocupação com produtos químicos, pesticidas e fertilizantes, os consumidores estão também preocupados com considerações éticas em relação ao bem-estar animal.
Graças ao aumento na procura, os produtos orgânicos ficaram ainda mais acessíveis, não só em relação a preço, mas também às opções de local de compra, estando disponíveis tanto nos pequenos supermercados quanto em grandes redes.
5 – Comida “afetiva”
Em tempos de dificuldade, é comum buscarmos alimentos que confortem e consolem, como carboidratos, pratos quentes em geral etc. Em 2021 o esperado é que tenha um aumento nos reconfortantes pratos caseiros, trazendo os hábitos do último ano.
E diferente do que pensam, conforto não está diretamente ligado à sofisticação. Muito pelo contrário. Pratos simples como sopas, pães caseiros, e até mesmo guloseimas, como bolos e doces serão mais requisitados este ano. Uma ótima forma de abrir as opções no cardápio, ou ainda investir ainda mais.
6 – Especiarias e condimentos
Um passatempo encontrado por muitos durante a quarentena foi aprender a cozinhar. Quem estava acostumado a perder horas no trânsito e a comer regularmente em restaurantes começaram a aprender a mexer na cozinha e a fazer sua própria comida.
Conforme as pessoas começaram a descobrir novas receitas, tiveram a necessidade de compras especiarias e condimentos que não haviam em casa. E a tendência é que isso permaneça.
Esses novos cozinheiros de plantão demandarão ainda mais por esses condimentos a fim de montar sua própria coleção em casa para colocar a mão na massa a hora que quiser.