A insegurança com a economia tem deixado muitos empreendedores aflitos quanto ao caminho que devem seguir com seus negócios. Porém, todo período traz consigo oportunidades, muitas vezes escondidas dos nossos olhos.
O que você vai encontrar?
ToggleNessas horas, faz-se necessário as pesquisas de mercado para analisar as novas tendências de mercado, os comportamentos das pessoas e seus novos hábitos de consumo e, enfim, qual caminho direcionar o negócio.
Para que você consiga realizar uma pesquisa abrangente e satisfatória para seu negócio, preparamos essas dicas. Vamos lá!
Para que servem as pesquisas de mercado?
Antes de nos aprofundarmos nas pesquisas em si, é importante definir a sua importância. As pesquisas servem para orientar as empresas quanto à sua atuação. Isso significa que cada passo que uma empresa dá, é fruto de uma pesquisa.
Por exemplo, uma empresa deve certificar-se que um novo produto venderá bem. E como ela faz para saber isso? Através da pesquisa.
As pesquisas apresentam diferentes metodologias para apontar informações significas para uma empresa. Existe uma pesquisa para coletar cada informação específica, como a expansão da área de atuação de uma empresa, a participação em novos segmentos, ajuste de preços, lançamento de novos produtos, aperfeiçoamento de produtos antigos, captação de clientes de outras faixas etárias e assim em diante.
Benchmarking
“Benchmarking” é uma palavra inglesa que significa “comparação”. Dentro do âmbito empresarial, é um processo contínuo que busca contrastar uma empresa com a sua concorrência com o objetivo de avaliar sua performance e, a partir dessa avaliação, implementar melhores estratégias internas e melhorar a qualidade dos serviços e produtos dessa organização.
Tipos de pesquisa
Se as pesquisas servem para coletar informações específicas para uma organização, então a forma como elas são elaboradas e a quem elas recorrem também variam entre sim. Neste caso, existem duas principais fontes de dados, que são as pesquisas em Primárias e Secundárias.
A pesquisa primária é conduzida a partir do zero, onde os dados coletados são usados para a resolução do problema em questão. Já a pesquisa secundária, também conhecida como pesquisa documental, é aquela que usa fontes fixas para análise de dados e estatísticas, como o IBGE, Datafolha, IBOPE.
Como fazer pesquisa de mercado
O processo de pesquisa é mais simples do que pode parece a primeira vista, para realizá-lo é bom fragmentá-los em etapas: identificação do problema, planejamento de abordagem, hipóteses, coleta de dados e análise das informações.
Não se chega a lugar algum sem objetivo, por isso, entenda o que você quer pesquisar, por que e como fazê-lo. Nossa sugestão é seguir um modelo de pesquisa de mercado integracionista, quer dizer, mescle métodos da pesquisa secundária e da primária. Confira nosso exemplo:
- Pesquise em jornais e sites especializados quais são as principais empresas e tendências do mercado. Quais empresas têm se destacado em suas atividades? O que as levou ao êxito?
- Identifique por meio das redes sociais potencias clientes. Dê prioridade ao com perfil “influenciador”.
- Monte um grupo focal. Aplique questionários. O questionários podem ter questões similares – Quais fatores são considerados ao se comprar determinado produto? Qual o melhor preço? Em relação à empresa, o que pode ser melhorado?
- Avalie os resultados junto ao seus colaboradores e faça as mudanças necessárias.
Ferramentas de gestão
Começar o próprio negócio significa, também, aprender a gerir um negócio, o que implica em novos desafios e responsabilidades. Para você ter o domínio do seu negócio, é necessário ter noções de gestão empresarial e usar ferramentas específicas para isso.
Aproveite a praticidade e acessibilidade das redes sociais para montar um plano de comunicação e divulgar seu negócio, bem como os softwares de gestão empresarial disponíveis para uma gestão eficiente do seu negócio, que centraliza e unifica todos os departamentos da sua empresa, facilitando, assim, a administração.