Ter uma equipe motivada e entusiasmada em seu trabalho parece se tratar apenas de um sonho para os gestores. No entanto, com algumas mudanças de atitude você consegue despertar o interesse da sua equipe e, consequentemente, melhorar seu desempenho.
O que você vai encontrar?
ToggleAmbiente agradável
Um ambiente agradável no trabalho envolve vários fatores. Priorize o conforto, a segurança e, claro, equipamento adequados e com bom funcionamento para estimular a equipe.
Feedback e reconhecimento
O feedback é vital para que os colaboradores saibam os resultados do seu trabalho, para que possam evoluir seus potenciais. No entanto, não há mais desestimulante do que um gestor que foca apenas nos resultados, sem reconhecer o seu trabalho. Se uma tarefa foi bem executada e concluída, elogie sua equipe.
Invista em sua equipe
Distribua as tarefas entre seus colaboradores, para que todos participem ativamente do desenvolvimento da empresa. Outra ação para despertar o interesse da sua equipe é investir em cursos e treinamento para atualizar e aprofundar seus conhecimentos em sua área de atuação. Quem sai ganhando é a sua empresa.
Trate todos com respeito
Trate seus colaboradores com respeito e educação. Palavrões e grosseria não só irão os desestimular como também os farão perder o respeito por você e, até mesmo, entrar com uma ação trabalhista por assédio moral. Aliás, lembre-se que há uma linha tênue entre precisar assumir um posicionamento mais duro e assediar moralmente um funcionário.
Inclusive, se precisar dar uma bronca em um colaborador, faça isso de forma privada, evitando, assim, constrangimentos para todos.
Defenda sua equipe
Demonstre lealdade à seu time e os defenda quando surge alguma reclamação e os ânimos estiverem baixos. Quando estiverem enfrentando desafios, assuma a liderança.
Atividades em grupo
Reconheça aniversários e estimule o desenvolvimento das relações interpessoais com reuniões regulares para acompanhar as atividades internas, bem como pequenas celebrações (um café da tarde para encerrar o mês, por exemplo). Pequenas atitudes que deixam o ambiente mais descontraído e, a equipe, mais unida.
Programas de recompensa
Quando nós falamos em programa de recompensa, imediatamente nos vem à cabeça a imagem dos funcionários fazendo tarefas absurdas em um tempo mais absurdo ainda e, até mesmo, passando por cima dos seus colegas de trabalho.
O programa de recompensa e os incentivos são justamente o contrário, é recompensar os colaboradores que diariamente trabalham para superar suas próprias limitações e progridem em seu trabalho.
É reconhecer a evolução individual de cada colaborador e, claro, o seu progresso em equipe. Além disso, muitas empresas trabalham com um sistema de recompensas como entrega de lembrancinhas ou benefícios extras, o que fica a critério de cada empresa.
Comunicação transparente
Mantenha seus funcionários bem informados, os deixando a par de mudanças, novidades e, principalmente, sobre problemas internos. A comunicação transparente entre gestores e funcionários não dá espaço para fofocas, possibilitando uma atmosfera de confiança e segurança no trabalho.
Aproveite e peça o feedback dos seus colaboradores para uma gestão mais eficiente e engajada.
Conclusão
A máxima que diz “trate as pessoas como você gostaria de ser tratado” serve não apenas para funcionários, como, principalmente, para gestores. Tenha em mente que lidar com pessoas não é uma das tarefas mais fácil, porém, é possível com pequenas mudanças de atitude. Exercite essas atitudes em seu ambiente de trabalho e você terá um resultado positivo em pouco tempo, levando, inclusive, para a sua vida social.