Conecte-se ao empreendedorismo

Dicas estratégicas para motivar seus funcionários

Tempo de Leitura: 3 minutos
ERP completo +  Conta PJ Integrada + Maquininha Stone com mensalidade zero

Supere seus concorrentes com a Gestão Integrada

Organize suas finanças e aumente suas vendas, tudo em um só lugar!

Ter uma equipe motivada e entusiasmada em seu trabalho parece se tratar apenas de um sonho para os gestores. No entanto, com algumas mudanças de atitude você consegue despertar o interesse da sua equipe e, consequentemente, melhorar seu desempenho.

Ambiente agradável

Um ambiente agradável no trabalho envolve vários fatores. Priorize o conforto, a segurança e, claro, equipamento adequados e com bom funcionamento para estimular a equipe.

Feedback e reconhecimento

O feedback é vital para que os colaboradores saibam os resultados do seu trabalho, para que possam evoluir seus potenciais. No entanto, não há mais desestimulante do que um gestor que foca apenas nos resultados, sem reconhecer o seu trabalho. Se uma tarefa foi bem executada e concluída, elogie sua equipe.

Invista em sua equipe

Distribua as tarefas entre seus colaboradores, para que todos participem ativamente do desenvolvimento da empresa. Outra ação para despertar o interesse da sua equipe é investir em cursos e treinamento para atualizar e aprofundar seus conhecimentos em sua área de atuação. Quem sai ganhando é a sua empresa.

Conheça o VHSYS e facilite a gestão da sua empresa!

Trate todos com respeito

Trate seus colaboradores com respeito e educação. Palavrões e grosseria não só irão os desestimular como também os farão perder o respeito por você e, até mesmo, entrar com uma ação trabalhista por assédio moral. Aliás, lembre-se que há uma linha tênue entre precisar assumir um posicionamento mais duro e assediar moralmente um funcionário.

Inclusive, se precisar dar uma bronca em um colaborador, faça isso de forma privada, evitando, assim, constrangimentos para todos.

Defenda sua equipe

Demonstre lealdade à seu time e os defenda quando surge alguma reclamação e os ânimos estiverem baixos. Quando estiverem enfrentando desafios, assuma a liderança.

Atividades em grupo

Reconheça aniversários e estimule o desenvolvimento das relações interpessoais com reuniões regulares para acompanhar as atividades internas, bem como pequenas celebrações (um café da tarde para encerrar o mês, por exemplo). Pequenas atitudes que deixam o ambiente mais descontraído e, a equipe, mais unida.

Programas dDicas estratégicas para motivar seus funcionáriose recompensa

Quando nós falamos em programa de recompensa, imediatamente nos vem à cabeça a imagem dos funcionários fazendo tarefas absurdas em um tempo mais absurdo ainda e, até mesmo, passando por cima dos seus colegas de trabalho.

O programa de recompensa e os incentivos são justamente o contrário, é recompensar os colaboradores que diariamente trabalham para superar suas próprias limitações e progridem em seu trabalho.

É  reconhecer a evolução individual de cada colaborador e, claro, o seu progresso em equipe. Além disso, muitas empresas trabalham com um sistema de recompensas como entrega de lembrancinhas ou benefícios extras, o que fica a critério de cada empresa.

Comunicação transparente


Mantenha seus funcionários bem informados, os deixando a par de mudanças, novidades e, principalmente, sobre problemas internos. A comunicação transparente entre gestores e funcionários não dá espaço para fofocas, possibilitando uma atmosfera de confiança e segurança no trabalho.

Aproveite e peça o feedback dos seus colaboradores para uma gestão mais eficiente e engajada.

Conclusão

A máxima que diz “trate as pessoas como você gostaria de ser tratado” serve não apenas para funcionários, como, principalmente, para gestores. Tenha em mente que lidar com pessoas não é uma das tarefas mais fácil, porém, é possível com  pequenas mudanças de atitude. Exercite essas atitudes em seu ambiente de trabalho e você terá um resultado positivo em pouco tempo, levando, inclusive, para a sua vida social.

Redator vhsys

Explorando os textos no vhsys: potencialize sua comunicação com conteúdos envolventes, destacando-se na plataforma com textos eficazes e impactantes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sistema de gestão online

Preencha os dados para iniciar
seu teste grátis de 7 dias no ERP vhsys.

Sistema de gestão online

Experimente grátis por 7 dias!