“Absenteísmo” é um termo utilizado para rotular os trabalhadores que faltavam ao serviço. O absenteísmo, embora comum, pode causar grandes impactos em uma empresa, seja economicamente ou produtivamente falando.
O que você vai encontrar?
ToggleOs principais impactos são: perda de produtividade do trabalhador ausente, horas extraordinárias para outros empregados, diminuição da produtividade total dos empregados, custos incorridos para garantir ajuda temporária, possível perda de negócios ou clientes insatisfeitos.
Controlar o absenteísmo é uma tarefa praticamente impossível de ser realizada, pois os motivos para a ausência do trabalhador são variadas. No entanto, ao analisar as faltas de um funcionário, deve-se levar em consideração não apenas os assuntos pessoais, mas, também, a estrutura interna da empresa.
Ambiente acolhedor
As ausências no trabalho são inversamente proporcional à satisfação nele. Ou seja, além dos motivos pessoais, afastar-se é uma forma de evitar conflitos no ambiente de trabalho. Sendo assim, o primeiro passo para controlar o absenteísmo entre os funcionários da sua companhia é saber o que acontece dentro dela. Insatisfação com o cargo, salários, desentendimentos na equipe e com os gestores devem ser minuciosamente avaliados para agir de forma justa e correta para que ninguém se sinta lesionado pela empresa.
Outro comportamento presente nas empresas é justamente o oposto do absenteísmo: o “presenteísmo”, termo utilizado para definir o trabalhador que está presente e cumpre seu horário, porém, não apresenta muita produtividade.
Apesar dos casos de “má fé”, esse comportamento também pode estar relacionado à problemas emocionais como stress, ansiedade, dificuldade para se concentrar, nervosismo. O que os gestores não percebem é que esses hábitos também podem levar ao absenteísmo. Ou seja, sem uma gestão eficiente de pessoas haverá um ciclo vicioso de falta de comprometimento e insatisfação entre os funcionários.
Gestão de pessoas e como mudar mudar esse cenário
Uma gestão eficiente de pessoas é fundamental para controlar o absenteísmo e melhorar a qualidade de vida dos funcionários e suas relações interpessoais. O importante não é apenas ter consciência da falta do trabalhador, mas tomar providências para evitar que ele se afaste.
Conheça melhor a sua equipe, procurando saber o que os motiva, seus objetivos, se o seu pensamento está alinhado com a cultura da empresa, o que os motiva e o que pode ser melhorado.
Invista em uma competente gestão de pessoas e um estruturado trabalho de RH para identificar problemas e gerar soluções. A análise de equipe permite entender o seu time e no desenvolvimento de uma afinidade maior com a empresa, resultando em um melhor desempenho profissional e relacionamento interpessoal com seus colegas de trabalho.
Negligenciar seus funcionários é negligenciar sua empresa, que acaba gastando mais dinheiro ao demitir um funcionário do que trabalhar para mantê-lo. Além disso, um funcionário satisfeito é um funcionário produtivo e com mais retorno financeiro.