Utilizar os incentivos fiscais oferecidos pelo governo é importante para manter sua empresa crescendo. Esses benefícios são estratégicos na construção de uma posição sólida no mercado. E se você não sabe o que são os incentivos fiscais continue lendo este artigo. Vamos falar sobre este tema.
O que você vai encontrar?
ToggleO que é: incentivos fiscais?
Incentivos fiscais, também chamados de benefícios fiscais, são a redução ou eliminação, direta ou indireta, de ônus tributário, mediante uma lei ou norma específica. Em outras palavras, trata-se de uma desconto ou mesmo inexistência da alíquota de imposto. Em geral, essa iniciativa parte do governo, em suas esferas federal, estadual ou municipal. O objetivo central é fazer com que essa contribuição gere avanços no mercado e com isso, movimentos na economia.
Entre os setores beneficiados por incentivos fiscais estão a tecnologia da informação, aeroespacial, empresas exportados e de infraestrutura, por exemplo.
Os impostos com alíquotas reduzidas ou zeradas, na esfera nacional são o IPI, imposto sobre produtos industrializados, Cofins, PIS, Imposto de renda da Pessoa Jurídica e a Contribuição Social sobre o Lucro Líquido. Para saber quais são as oportunidades em seu estado e município é importante procurar a secretaria da fazenda respectiva. O profissional adequado para orientá-lo nesse processo é o seu contador.
Além de benefícios regionais existe o Simples Nacional, que não é incentivo fiscal propriamente dito, mas que se trata de um regime tributário diferenciado. Ele está voltado para empresas com receita bruta de até R$ 3,6 milhões por ano. Por meio do DAS, o Documento de Arrecadação Fiscal Nacional, todos os impostos são unificados e uma vez quitados é feito o repasse às contas da união, estado e município. Porém, uma vez adepto do Simples Nacional a empresa não pode recorrer a outros incentivos fiscais.
Como usar os incentivos fiscais para crescer?
Ao reduzir os custos de manutenção de sua empresa, por meio de menos dinheiro consumido por impostos existe a possibilidade de investimentos. Existe ainda a possibilidade de usar parte do imposto para financiar programas culturais. Esse tipo de incentivo não diminui o gasto monetário, mas pode melhorar a imagem de sua empresa junto ao público.
A redução ou isenção fiscal é uma excelente maneira de conseguir reter capital para sua empresa. Procure saber se sua empresa se adéqua às condições.
Este artigo foi útil? Deixe sua impressão nos comentários.