Conecte-se ao empreendedorismo

Dicas de incentivos fiscais para sua empresa crescer

Tempo de Leitura: 2 minutos
imagem padrao
ERP completo +  Conta PJ Integrada + Maquininha Stone com mensalidade zero

Supere seus concorrentes com a Gestão Integrada

Organize suas finanças e aumente suas vendas, tudo em um só lugar!

Utilizar os incentivos fiscais oferecidos pelo governo é importante para manter sua empresa crescendo. Esses benefícios são estratégicos na construção de uma posição sólida no mercado. E se você não sabe o que são os incentivos fiscais continue lendo este artigo. Vamos falar  sobre este tema.

O que é: incentivos fiscais?

Planilha de Fluxo de Caixa - Download

Incentivos fiscais, também chamados de benefícios fiscais, são a redução ou eliminação, direta ou indireta, de ônus tributário, mediante uma lei ou norma específica. Em outras palavras, trata-se de uma desconto ou mesmo inexistência da alíquota de imposto. Em geral, essa iniciativa parte do governo, em suas esferas federal, estadual ou municipal. O objetivo central é fazer com que essa contribuição gere avanços no mercado e com isso, movimentos na economia.

Entre os setores beneficiados por incentivos fiscais estão a tecnologia da informação, aeroespacial, empresas exportados e de infraestrutura, por exemplo. Para saber se sua área é atingida confira a lista completa nesse link.

Os impostos com alíquotas reduzidas ou zeradas, na esfera nacional são o IPI, imposto sobre produtos industrializados, Cofins, PIS, Imposto de renda da Pessoa Jurídica e a Contribuição Social sobre o Lucro Líquido. Para saber quais são as oportunidades em seu estado e município é importante procurar a secretaria da fazenda respectiva. O profissional adequado para orientá-lo nesse processo é o seu contador.

Além de benefícios regionais existe o Simples Nacional, que não é incentivo fiscal propriamente dito, mas que se trata de um regime tributário diferenciado. Ele está voltado para empresas com receita bruta de até R$ 3,6 milhões por ano. Por meio do DAS, o Documento de Arrecadação Fiscal Nacional, todos os impostos são unificados e uma vez quitados é feito o repasse às contas da união, estado e município. Porém, uma vez adepto do Simples Nacional a empresa não pode recorrer a outros incentivos fiscais.

Como usar os incentivos fiscais para crescer?

Ao reduzir os custos de manutenção de sua empresa, por meio de menos dinheiro consumido por impostos existe a possibilidade de investimentos. Existe ainda a possibilidade de usar parte do imposto para financiar programas culturais. Esse tipo de incentivo não diminui o gasto monetário, mas pode melhorar a imagem de sua empresa junto ao público.

A redução ou isenção fiscal é uma excelente maneira de conseguir reter capital para sua empresa. Procure saber se sua empresa se adéqua às condições.

Este artigo foi útil? Deixe sua impressão nos comentários.

Redator vhsys

Explorando os textos no vhsys: potencialize sua comunicação com conteúdos envolventes, destacando-se na plataforma com textos eficazes e impactantes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sistema de gestão online

Preencha os dados para iniciar
seu teste grátis de 7 dias no ERP vhsys.

Sistema de gestão online

Experimente grátis por 7 dias!