Dicas de incentivos fiscais para sua empresa crescer

Consultor VHSYS

 Dicas de incentivos fiscais para sua empresa crescer

Utilizar os incentivos fiscais oferecidos pelo governo é importante para manter sua empresa crescendo. Esses benefícios são estratégicos na construção de uma posição sólida no mercado. E se você não sabe o que são os incentivos fiscais continue lendo este artigo. Vamos falar  sobre este tema.

O que é: incentivos fiscais?

Planilha de Fluxo de Caixa - Download

Incentivos fiscais, também chamados de benefícios fiscais, são a redução ou eliminação, direta ou indireta, de ônus tributário, mediante uma lei ou norma específica. Em outras palavras, trata-se de uma desconto ou mesmo inexistência da alíquota de imposto. Em geral, essa iniciativa parte do governo, em suas esferas federal, estadual ou municipal. O objetivo central é fazer com que essa contribuição gere avanços no mercado e com isso, movimentos na economia.

Entre os setores beneficiados por incentivos fiscais estão a tecnologia da informação, aeroespacial, empresas exportados e de infraestrutura, por exemplo. Para saber se sua área é atingida confira a lista completa nesse link.

Os impostos com alíquotas reduzidas ou zeradas, na esfera nacional são o IPI, imposto sobre produtos industrializados, Cofins, PIS, Imposto de renda da Pessoa Jurídica e a Contribuição Social sobre o Lucro Líquido. Para saber quais são as oportunidades em seu estado e município é importante procurar a secretaria da fazenda respectiva. O profissional adequado para orientá-lo nesse processo é o seu contador.

Além de benefícios regionais existe o Simples Nacional, que não é incentivo fiscal propriamente dito, mas que se trata de um regime tributário diferenciado. Ele está voltado para empresas com receita bruta de até R$ 3,6 milhões por ano. Por meio do DAS, o Documento de Arrecadação Fiscal Nacional, todos os impostos são unificados e uma vez quitados é feito o repasse às contas da união, estado e município. Porém, uma vez adepto do Simples Nacional a empresa não pode recorrer a outros incentivos fiscais.

Como usar os incentivos fiscais para crescer?

Ao reduzir os custos de manutenção de sua empresa, por meio de menos dinheiro consumido por impostos existe a possibilidade de investimentos. Existe ainda a possibilidade de usar parte do imposto para financiar programas culturais. Esse tipo de incentivo não diminui o gasto monetário, mas pode melhorar a imagem de sua empresa junto ao público.

A redução ou isenção fiscal é uma excelente maneira de conseguir reter capital para sua empresa. Procure saber se sua empresa se adéqua às condições.

Este artigo foi útil? Deixe sua impressão nos comentários.

Receba conteúdos exclusivos em seu email e fique por dentro das últimas novidades no ambiente empresarial!

Consultor VHSYS
Sobre o autor
Consultor VHSYS

deixe seu comentário

adicionar comentário
Cancelar

COMENTÁRIOS

Nenhum comentário neste post. Seja o primeiro!

Visualizar mais
Rated 4.9/5 based on 11 avaliações