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ToggleMais do que uma mera formalidade burocrática, os relatórios são fundamentais para monitorar os processos de uma empresa. O relatório de vendas permite que se analise com mais precisão a realidade do negócio, facilitando projeções e decisões na gestão empresarial, para além do setor comercial. Neste artigo vamos falar sobre como organizar o relatório comercial da sua empresa, usando as informações para definir estratégias de negócio.
O que é um relatório comercial?
Trata-se de um documento que visa criar um panorama das vendas, baseado em dados concretos. Ele ajuda a definir:
- Soluções possíveis para problemas ou situações pontuais;
- Oportunidades e potenciais negócios a serem explorados;
- Recomendações para estratégias;
- Revisão (ou substituição) de práticas;
Em outras palavras, o relatório comercial serve como um termômetro para medir que ações têm tido resultado e quais devem ser repensado. Ele fornece indicativos de como as vendas têm acontecido.
Como elaborar um relatório comercial?
O relatório comercial, ou relatório de vendas, pode ser feito de várias maneiras. A seguir, trazemos um modelo bastante prático.
Identifique seu relatório: para isso crie um escopo, com um resumo indicando onde será e o que será descrito em seu relatório. Lembre-se de mantê-lo alinhado aos objetivos da empresa.
Público-alvo: quem lerá seu relatório? Outros gestores? Os vendedores? Tenham em mente seu leitor potencial e escreva para ele. Empregue uma linguagem objetiva, clara e formal.
Estruture: antes de partir para a escrita propriamente dita é preciso garantir que todas as informações de que você precisará estejam à sua mão. Por isso, reúna dados de vendas, dados de clientes, de fornecedores e afins. Assim, ficará mais fácil colocar e sistematizar as informações no relatório.
Pesquise: há algum tema que você não domina muito? Pesquise. Isso porque se sua sugestão estiver acompanhada de um embasamento teórico as chances de ela ser considerada e aplicada são maiores.
Formato: de modo geral os relatórios são compostos de partes bem específicas, como introdução, sumário, desenvolvimento – que pode ser por tópicos a serem abordados -, considerações e, por fim, referências. Para tornar as informações mais acessíveis é possível utilizar gráficos e figuras.
Revise: depois de escrever seu relatório revise-o quantas vezes puder. E, se possível, peça para um colega fazer o mesmo. Desse modo, você garante que a mensagem está compreensível.
Dúvidas ou sugestões? Deixe nos comentários.