Disciplina e visão estratégica: esses são os dois principais pontos exigidos do empreendedor, para enfrentar os desafios que aparecem durante a gestão de uma empresa.
O que você vai encontrar?
ToggleAcompanhar rigorosamente as vendas da sua empresa, por exemplo, é fundamental para manter a saúde financeira em dia, enfrentar a concorrência e minimizar os momentos de instabilidade do mercado, que ocorrem atualmente.
Em uma pesquisa realizada pelo SEBRAE, 1 em 4 empresas brasileiras irão fechar antes de completar 2 anos no mercado. Isso acontece por diversos motivos, mas o principal deles é o descontrole financeiro junto à falta de habilidade de gestão do empreendedor.
Diante desses motivos, você não pode deixar de considerar ferramentas que te auxiliem a manter essa informações sempre alinhadas, como por exemplo, uma planilha de controle de vendas.
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Agora que você já baixou a nossa planilha de vendas, te convido para se aprofundar mais nesse assunto lendo para conhecer um pouco mais sobre a importância e as vantagens de se ter o controle dessas informações cotando com o auxílio da a Planilha de Controle de Vendas da VHSYS.
A importância do controle de vendas
Em um mercado tão competitivo como o brasileiro, quanto maior o controle do gestor sobre os processos da empresa, maior é a chance de sucesso do empreendimento. Por isso, contar com uma planilha em sua área de vendas é uma boa alternativa.
Uma planilha auxilia no registro de todas as informações das vendas realizadas, ajudando o empresário a controlar o desempenho de sua equipe e até entender melhor o comportamento de seus clientes.
Além das possibilidades de planejamento que surgem desse controle, há as obrigações legais. É preciso registrar todas as vendas realizadas pela empresa para que seja feito o balanço anual e a apuração do lucro. Por meio disso, define-se o regime de tributação no qual a organização se enquadra, bem como os impostos e obrigações a pagar.
Sendo assim, um bom controle de vendas permite que o empreendedor:
- Visualize facilmente todas as vendas efetivadas por sua equipe;
- acompanhe o volume total de vendas por período;
- observe a média diária das vendas, no total e por vendedor;
- monitore possíveis oscilações;
- consiga prever a demanda para o estoque.
Esse controle é o mínimo que o empreendedor precisa manter sobre o seu negócio.
Nesse estágio, a planilha já costuma resolver. Pensando nisso, a VHSYS preparou uma planilha para você fazer o controle de vendas no dia a dia da sua empresa. Clique aqui para baixar o material.
É claro que a medida que a empresa vai crescendo e o volume de vendas vai aumentando e o mais indicado é passar para formas mais completas de registro e controle. Falaremos disso mais adiante.
As vantagens de realizar um controle de vendas
Como vimos, manter um controle de vendas é importante por conta das obrigações legais. Mesmo a planilha mais simples colabora para esse controle e traz vantagens para o negócio. Vejamos quais:
Organização dos dados e das informações
- Minimiza a chance de erros e de perda de dados;
- garante informações mais organizadas a ser repassada para a contabilidade;
- facilita a visualização do quadro geral, favorecendo os insights sobre o negócio.
Planejamento
- Análise mais profunda das vendas da empresa;
- gera dados como períodos de baixa e de alta, sazonalidade do produto, comportamento de compra, público-alvo e outros são fonte excelentes para o planejamento estratégico da empresa;
- planejamento de ofertas, ações de fidelização, entre outras.
Controle do desempenho da equipe
- Criação de ritérios de análises e a realização de comparações sobre o desempenho da equipe;
- aumenta a chance de êxito dos objetivos;
- ajuda no planejamento de metas e incentivos.
Porém, quem deseja crescer não pode ficar somente no básico. Então, se a sua meta é agregar valor e aumentar a eficácia do seu negócio, leia as nossas próximas dicas.
Controle de vendas aprimorado
O aprimoramento do seu controle de vendas possibilita também um planejamento estratégico. Considere mais que simples anotações, como por exemplo, registre outras informações para ganhar mais eficácia e produtividade.
Acompanhe abaixo quais são essas informações:
Cadastro de clientes detalhado
Elaborar um cadastro de clientes detalhado com a descrição das compras, tipo de pedido, preferência de contato etc., favorece que você conheça cada vez mais o seu público.
Esse conhecimento se reverte em campanhas e ações de marketing e vendas direcionadas muito mais eficazes. É interessante também pensar em formas de captar o cadastro de possíveis clientes para ampliar a sua base de vendas. A internet é uma ferramenta poderosa nesse sentido.
Lembre-se: um cadastro de clientes bem feito é um dos maiores trunfos que uma empresa pode ter!
Integração com o estoque
Integrar as vendas ao estoque favorece o controle integral do seu negócio. Afinal, o estoque é um dos ativos mais importantes da sua empresa: é dinheiro aplicado.
Um estoque muito grande é capital parado, o que não é interessante para a empresa. Agora, um estoque insuficiente pode significar perda de negócios, se você não tiver como entregar o produto no prazo que o cliente quer.
Por isso, o ideal é sempre conhecer o comportamento de compra de seus clientes e a sazonalidade de seu produto. Essa atitude favorece a gestão do estoque, aumentando sua eficácia.
Como essas informações são provenientes da área de vendas, integrar esses dois setores acrescenta e muito à competitividade do seu negócio!
Controle de notas fiscais
O controle das notas fiscais não é importante somente para a área financeira da empresa. É um compromisso legal que toda organização tem que cumprir. As notas fiscais precisam, inclusive, ser arquivadas por cinco anos, para o caso de uma fiscalização.
Manter esse arquivo ficou muito mais fácil com as notas fiscais eletrônicas, assim como o seu controle. Vale a pena, então, integrar a emissão de notas fiscais ao controle de vendas. Para isso, há muitas soluções no mercado, como os softwares de gestão integrada.
Já que estamos falando em aprimorar a gestão financeira da empresa, vamos saber um pouco mais sobre como a tecnologia pode ajudá-lo com essas tarefas?
Tecnologia para ir além da planilha
Para ir além do controle de vendas e começar a pensar em um planejamento estratégico para essa área, a planilha pode não ser o suficiente!
Controle é muito importante (para não dizer fundamental), porém para agregar valor ao seu negócio e se destacar no mercado é preciso investir no que realmente faz diferença em nossa época: informação!
Todos esses registros que o empresário precisa manter podem fornecer informações preciosas, que se traduzem em vantagem competitiva se bem utilizadas. Um bom exemplo é o cadastro de clientes do qual falamos acima.
Esse é um banco de dados precioso que toda empresa pode ter ao seu alcance, de onde pode tirar ideias para ações muito mais efetivas. Porém se a gestão de seu negócio está toda baseada em planilhas do Excel, você pode até ter um controle eficiente sobre as atividades da sua empresa, mas perderá as possibilidades de insights que um bom sistema de gestão integrado pode oferecer.
Para concluir, reforçamos que sem vendas não há empresa! Por isso, o controle dessa atividade é tão fundamental. Uma boa planilha de controle de vendas vai ajudá-lo a organizar o seu negócio, favorecendo o controle de sua equipe e o acompanhamento das metas.
Porém, se você quer ir além, ganhando tempo e agilidade para pensar estrategicamente nas atividades da sua empresa, pode ser a hora de considerar o investimento em um bom sistema de gestão!
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muito bem