Manter a saúde financeira, controlando e reduzindo os gastos de uma empresa é um dos principais desafios dos gestores. Pensando em ajudá-lo, organizamos dicas práticas de como controlar seus gastos e investimentos, a fim de aumentar seus lucros, para que sua empresa cresça com segurança. Confira!
O que você vai encontrar?
ToggleJá falamos por aqui da necessidade de manter as informações sobre os gastos, custos e receitas de sua empresa sempre atualizadas e acessíveis. Para isso, é possível abrir uma planilha no Excel, onde serão apontadas as movimentações e transações diariamente. Uma maneira de otimizar o tempo na hora dessas anotações é contar com um sistema de gestão, por integrar as áreas da empresa ele facilita a organização e redução dos custos. Algumas práticas quando naturalizadas no ambiente de trabalho são cruciais. Vejamos:
Impressões
Para diminuir gastos desnecessários com impressões e cópias pode-se desenvolver na empresa uma cultura de consciência ambiental. Converse com seus colaboradores para substituir os arquivos físicos, pelos digitais sempre que possível.
Economize energia
Investir em um sistema que desligue as luzes sempre que não houver alguém no ambiente é uma boa alternativa. Outra possibilidade é investir em iluminação natural, janelas amplas cumprem essa função.
Contratação e demissão
Sempre que aumentam as vendas surge o desejo de contratar mais funcionários, para suprir as demandas. No entanto, é importante perceber que há uma série de encargos trabalhistas envolvidos no processo. Por isso, sempre busque com cautela, para evitar que o que seria uma chance de crescimento se transforme em um problema. Contar com a assessoria de um profissional especializado como um contador é imprescindível.
Tributação
Escolher o melhor regime de tributação pode significar uma grande economia. Para efetivar essa escolha conte com uma consultoria especializada, procure seu contador e entenda como e porque deve optar pelo regime por ele indicado.
Como afirmamos, é preciso construir uma cultura de redução de custos em sua empresa. Para isso, envolva todos os colaboradores. Estabelecer metas e acordo em que todos sejam responsabilidades é uma das maneiras mais efetivas. É possível também definir áreas de responsabilidade para cada grupo de colaboradores, definidas de acordo com os desejos e interesses de individuais. Poupar, quando se trata de uma empresa, é atividade de todos.
E sua empresa como tem feito para economizar?