A empresa que adota o sistema de tributação Simples Nacional faz o recolhimento dos tributos por meio do Documento de Arrecadação do Simples Nacional, o DAS. E quando, em meio a rotina, ocorre o atraso do pagamento do DAS, surge a dúvida: como proceder? Este será o tema de nosso artigo.
A segunda vida do boleto DAS pode ser obtida de forma facilitada, e online. Basta seguir o passo a passo descrito abaixo:
- Para dar início a solicitação a 2ª via.: Acesse o portal do Simples Nacional
- Para gerar o código de acesso no portal você precisará do CNPJ da empresa, CPF do responsável e o título de eleitor.
- Com o código em mãos, clique na função: Emitir DAS Simples Nacional / 2 Via Boleto Atualizado
- Vai abrir uma nova janela onde se pode escolher a forma de emissão. Escolha a opção aplicável a solicitação, se será por “Código de Acesso” ou “Certificado Digital”.
- Caso deseje a opção por Código de Acesso, precisará informar o CNPJ, o CPF do titular, o seu código de acesso, os caracteres de segurança e então clicar no botão “Continuar”.
- Isso dará acesso ao DAS do simples Nacional e poderá imprimi-lo ou solicitar a 2 via do boleto atualizado
- Com o boleto em mãos é hora de realizar o pagamento.
>> Saiba mais sobre o que é Simples Nacional: alíquotas, tabelas e impostos
Como vimos, o DAS é o documento de arrecadação do SIMPLES. Um sistema de tributação, do Governo Federal, que tem a intenção de facilitar a vida dos micro e pequenos empreendedores. Por meio dele os impostos são unificados, ajudando a fazer com que a rotina dos empresários sejam menos burocratizadas. Veja nesse artigo se sua empresa se encaixa nas características do SIMPLES.
Escolher o regime tributário mais adequado à realidade de sua empresa é essencial para que ela tenha condições reais de crescimento. Afinal, o mercado é competitivo. Com as ferramentas corretas sua empresa terá um futuro promissor.
Alguma dúvida sobre o SIMPLES? Ou sugestão? Escreva-nos.