Realizar pesquisas de mercado é uma das maneiras mais eficientes de cair nas graças de seu público-alvo. Saiba como e confira um modelo de pesquisa neste artigo.
Recentemente falamos neste artigo sobre como vencer a concorrência de mercado. Entre as estratégias citamos a realização periódica de pesquisas de mercado junto a seus clientes e público-alvo.
Seja uma empresa iniciante, ou uma gigante transnacional, um modelo de pesquisa de mercado proporciona uma das maneiras mais acessíveis de identificar as oportunidades do mercado. Por meio deles é possível saber o que os consumidores desejam, quais seus hábitos e como e porque eles compram o que compram. Existem diferentes maneiras de preparar um questionário, vamos falar sobre isso?
Perfil demográfico do público-alvo
Para identificar os perfis que fazem devem fazer parte de suas ações, questione no seu modelo de pesquisa os seus clientes sobre sexo, idade, localização, renda, filhos, escolaridade, preferências na hora da compra. Para afunilar o perfil, é possível perguntar sobre marcas e produtos que eles consomem com mais frequência, além de quais os fatores na hora da decisão, se o preço ou qualidade.
Se quiser entender qual o alcance de sua marca, questione o público-alvo sobre como a conheceu, quais as impressões sobre a mesma. Por exemplo, quais os produtos (ou serviços) que ele consome – ou não – e por que. Insira perguntas que relacione sua marca com suas principais concorrentes.
A seguir, um modelo de pesquisa de mercado sobre um produto determinado:
Como conheceu o produto?
( ) Redes sociais
( ) Família/amigos
( ) Outro
Por quanto tempo você tem usado o produto?
( ) Menos de um mês
( ) Mais de seis meses
( ) 1 ano ou mais
Onde você comprou o produto?
( ) Loja física
( ) Internet
( ) Outro
Quão satisfeito você está com o produto?
( ) Satisfeito
( ) Insatisfeito
( ) Indiferente
Qual a frequência de uso do produto?
( ) Diariamente
( ) A cada semana
( ) 1 vez por ano ou mais
Comparado a outros produtos dessde tipo,a qualidade do produto é:
( ) Pior
( ) Igual
( ) melhor
Você recomendaria esse produto?
( ) Sim
( ) Não
Por favor, classifique em ordem de importância o que você procura na escolha de produtos deste tipo, utilize número de 1 a 5:
( ) Qualidade
( ) Preço
( ) Quantidade
( ) Nome da marca
( ) Familiaridade
Obrigado por sua atenção!
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