Todo líder espera alcançar os objetivos estipulados no planejamento de sua empresa, isso é mais do que óbvio. Porém diversos fatores devem ser levados em consideração. Um deles, talvez o mais importante, é estimular sua equipe a ser proativa e produtiva ao máximo. Porém, como um líder pode estimular seus funcionários a serem mais produtivos no ambiente empresarial? Saiba abaixo:
O que você vai encontrar?
ToggleConheça seus funcionários
Esse é o ponto de partida, por mais operacional que uma empresa possa ser, cada funcionário é diferente do outro, é papel do gestor conhecer seus funcionários o suficiente para saber qual método e forma de gestão colaborará no aumento da produtividade do mesmo.
Regularmente recolha feedbacks do seu colaborador sobre a rotina de trabalho, projetos específicos ou atividades ocorridas no decorrer da semana, por exemplo. Dessa forma você poderá ter uma visão mais ampla do que seu funcionário pensa e que tipos de métodos você poderá aplicar para estimular sua produtividade.
Premie a produtividade
Se você já utilizou com sua equipe a frase “não fez mais que a sua obrigação”, ao vê-la cumprindo um objetivo, você está fazendo errado!
A produtividade da sua equipe está 100% ligada à motivação dela em cumprir os objetivos e desafios impostos. Sendo assim, é importante você, como gestor, recompensar seus colaboradores ao perceber um aumento na sua produtividade e alcance de objetivos.
Recompensar não significa que você dever premiar com algo especificamente tangível, ás vezes só o reconhecimento e um “bom trabalho” já é um passo inicial imenso e que fará seu colaborador prosseguir com suas atividades motivado.
Estimule a proatividade
Outra questão que todo líder sempre busca em um profissional: Proatividade. Mas nem todo o funcionário tem essa característica, o que não significa que ele não possa adquiri-la, basta estimulação.
Invista na liberdade e mostre para seus colaboradores que toda sugestão para melhoria ou resolução de um problema pertinente serão ouvidas e levadas em consideração, isso aumenta a confiança e a inclusão do seu colaborador nos processos da empresa.
Por fim, leve em consideração 3 pontos cruciais para estimular a proatividade:
- Foco nos micro objetivos
Não adianta dar um passo maior do que as pernas, estimule seu colaborar a sempre pensar um passo de cada vez.
- Estabilidade emocional
Ansiedade, insegurança e medo são péssimos sentimentos quando o assunto é estimular a proatividade, faça o possível para não desestabilizar seu colaborador, evite aplicar punições ou até mesmo advertências em público, chame-o isoladamente para tratar do assunto de forma particular.
- Disposição para ação
Planejamento é importante, mas ele não vai sair do papel sozinho! Estimule sua equipe a botar a mão na massa e fazer acontecer.
O exemplo começa de cima
Lembre-se: Como líder, o reflexo das suas ações impacta diretamente na sua equipe, em outras palavras, se você não mostrar produtividade, sua equipe também não mostrará.
Aprenda a engajar seus colaboradores com seus atos, mostre que você está em ação e que precisa da colaboração de todos para chegar ao objetivo final. Sua proatividade e produtividade refletirão nos resultados da sua equipe!
Tem mais alguma dica sobre produtividade no local de trabalho? Deixe nos comentários!
Até a próxima 🙂