Um bom plano de marketing é o que o separa de seus objetivos. Neste artigo vamos apresentar alguns exemplos de como estruturar seu plano de marketing. Confira!
O que você vai encontrar?
TogglePara o desenvolvimento de um plano de marketing eficiente, três etapas são necessárias: planejamento, implementação e avaliação. Vamos falar de cada uma delas:
1° Etapa: Planejamento
Neste momento duas palavras-chaves devem orientar seu diagnóstico, estratégia e tática.
O pensamento estratégico analisa as condições e oportunidades do mercado e de sua empresa. Já o pensamento tático definirá as ações operacionais a serem executadas a fim de atingir os objetivos, isso é, aproveitar as oportunidades do mercado.
Nesta etapa é importante fazer uma varredura do seu entorno, conheça seus concorrentes diretos e indiretos e, principalmente, seu público-alvo. Quando redigir seu plano, separe em colunas as seguintes respostas:
Sobre o mercado
- Quem são seus principais concorrentes?
- Quais as principais estratégias de cada concorrente?
- Qual a imagem deles junto ao público-alvo?
- Quais as principais forças e fraquezas de cada um?
Sobre o público-alvo
- Qual o público-alvo?
- Como ele compra?
- O que ele procura?
- O que ele valoriza, (ex: qualidade, preço, experiência, etc)
Sobre sua empresa
- Qual a imagem dos meus produtos e serviços junto ao público?
- Quais minhas fraquezas?
- Como enfrento crises?
- Tenho condições financeiras de ampliar a oferta de meus produtos ou serviços?
Vamos a um exemplo: Ao analisar seu bairro e concorrentes você percebeu que sua empresa é a única no segmento de lanches rápidos. Com uma pesquisa você verificou que há uma grande demanda por opções vegetarianas. Pronto, com o pensamento estratégico você encontrou uma oportunidade de ampliar seu público. Agora, é hora de definir como conquistá-lo, incluindo uma opção sem carne em seu cardápio. Vamos à próxima etapa.
2° Etapa: Implementação
Chegou a hora da execução das estratégias que farão com que seu negócio cresça. Você pode desenvolver algumas atividades para atrair os consumidores, as redes sociais, podem ser uma boa alternativa.
Continuando com nosso caso fictício, é a hora de apresentar seu novo produto para seu público-alvo. Compre os materiais necessários, treine seus funcionários e certifique-se de que eventuais problemas tenham sido previstos e minimizados. Para alcançar o público, você pode criar uma promoção onde quem consumir um lanche vegetariano ganha um suco, por exemplo.
3° Etapa: Avaliação
Neste momento é importante entender como as decisões afetaram os resultados alcançados. O treinamento foi suficiente para seus colaboradores? Como foi a aceitação da clientela? Vendas, lucros e reclamações, aliados às informações de todo o processo te ajudarão a entender como as ações podem ser repensadas ou repetidas. É importante entender que o processo é contínuo.
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Até a próxima 🙂