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3 etapas para desenvolver um plano de marketing eficiente

Tempo de Leitura: 2 minutos
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Um bom plano de marketing é o que o separa de seus objetivos. Neste artigo vamos apresentar alguns exemplos de como estruturar seu plano de marketing. Confira!

Para o desenvolvimento de um plano de marketing eficiente, três etapas são necessárias: planejamento, implementação e avaliação. Vamos falar de cada uma delas:

1° Etapa: Planejamento

Neste momento duas palavras-chaves devem orientar seu diagnóstico, estratégia e tática.

O pensamento estratégico analisa as condições e oportunidades do mercado e de sua empresa. Já o pensamento tático definirá as ações operacionais a serem executadas a fim de atingir os objetivos, isso é, aproveitar as oportunidades do mercado.

Nesta etapa é importante fazer uma varredura do seu entorno, conheça seus concorrentes diretos e indiretos e, principalmente, seu público-alvo. Quando redigir seu plano, separe em colunas as seguintes respostas:

Sobre o mercado

  • Quem são seus principais concorrentes?
  • Quais as principais estratégias de cada concorrente?
  • Qual a imagem deles junto ao público-alvo?
  • Quais as principais forças e fraquezas de cada um?

Sobre o público-alvo

  • Qual o público-alvo?
  • Como ele compra?
  • O que ele procura?
  • O que ele valoriza, (ex: qualidade, preço, experiência, etc)

Sobre sua empresa

  • Qual a imagem dos meus produtos e serviços junto ao público?
  • Quais minhas fraquezas?
  • Como enfrento crises?
  • Tenho condições financeiras de ampliar a oferta de meus produtos ou serviços?

Vamos a um exemplo: Ao analisar seu bairro e concorrentes você percebeu que sua empresa é a única no segmento de lanches rápidos. Com uma pesquisa você verificou que há uma grande demanda por opções vegetarianas. Pronto, com o pensamento estratégico você encontrou uma oportunidade de ampliar seu público. Agora, é hora de definir como conquistá-lo, incluindo uma opção sem carne em seu cardápio. Vamos à próxima etapa.

2° Etapa: Implementação

Chegou a hora da execução das estratégias que farão com que seu negócio cresça. Você pode desenvolver algumas atividades para atrair os consumidores, as redes sociais, podem ser uma boa alternativa.

3 etapas para desenvolver um plano de marketing eficiente

Continuando com nosso caso fictício, é a hora de apresentar seu novo produto para seu público-alvo. Compre os materiais necessários, treine seus funcionários e certifique-se de que eventuais problemas tenham sido previstos e minimizados. Para alcançar o público, você pode criar uma promoção onde quem consumir um lanche vegetariano ganha um suco, por exemplo.

3° Etapa:  Avaliação

Avaliação é um dos principais pontos no plano de marketingNeste momento é importante entender como as decisões afetaram os resultados alcançados. O treinamento foi suficiente para seus colaboradores? Como foi a aceitação da clientela? Vendas, lucros e reclamações, aliados às informações de todo o processo te ajudarão a entender como as ações podem ser repensadas ou repetidas. É importante entender que o processo é contínuo.

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Até a próxima 🙂

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