Fique por dentro das últimas novidades no ambiente empresarial
Controle Fiscal

Tudo sobre a emissão de nota conjugada

Tudo sobre a emissão de nota conjugada

Quem trabalha com vendas de produto e prestação de serviços, com certeza, precisa lidar com a emissão de notas fiscais conjugadas. Mas como deve-se emitir as notas se os impostos para venda de produtos e prestação de serviços são distintos? Confira em nosso artigo!

O que é a nota fiscal conjugada?

Como já falamos aqui, a nota fiscal é a etapa final da venda e “a certidão de nascimento da compra”. É nela que constam informações importantes como onde e quando o consumidor adquiriu o produto, além de comprovar a garantia da mercadoria, informando o seu tipo, série, modelo, marca, série e valor.

E a nota fiscal conjugada?

A nota fiscal conjugada é uma NFe ou NFCe que substitui a emissão da NFSe quando há uma mesma operação de venda de produtos ou prestação de serviços. É uma regra do SPED que possibilita a emissão de um só documento e é responsabilidade da arrecadação fica por conta da Sefaz, que por sua vez, repassa o valor do imposto para o município.

Conheça o VHSYS e facilite a gestão da sua empresa!

Quais são os impostos?

Para a venda do produto, em si, os impostos cobrados são:

ICMS – Imposto sobre circulação de mercadorias e serviços (as alíquotas dependem do estado origem e destino);
IPI – Imposto sobre produto industrializado;
II – Imposto sobre importação (se for o caso);

Já para a prestação de serviços:

IRRF – Imposto de Renda Retido na Fonte
PIS – Programa de Integração Social
COFINS – Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social
CSLL – Contribuição Social sobre o Lucro Líquido

Como emitir essa nota?

Para emitir a nota conjugada é necessário confirmar coma prefeitura da sua cidade se há algum convênio com a SEFAZ. O problema é que, com exceção de Brasília (DF), a maioria dos estados ainda não tem protocolos firmados para a emissão da nota conjugada, obrigando o empreendedor que trabalha com vendas de produtos e prestação de serviços a emitir duas notas fiscais eletrônicas distintas.

Emissão de notas fiscais pelo sistema VHSYS

O sistema VHSYS contem recursos para emissão de nota fiscal para produtos e serviços. Se você ainda tem dificuldades com os dados para preenchimento, acesse nossos tutoriais com o passo a passo do lançamento das notas fiscais. Para emissão de nota fiscal de serviço, clique aqui. Para emissão de nota fiscal de produto, clique aqui.

Não deixe de experimentar o sistema online de gestão empresarial VHSYS! O software VHSYS conta com variados módulos que integram todos os setores da sua empresa, automatiza seu trabalho e facilita a mensuração de resultados. Clique aqui e experimente grátis!

Fernando
Sobre o autor
Fernando
Formado em Marketing e Coordenador de Marketing de Conteúdo na VHSYS.

deixe seu comentário

adicionar comentário
Cancelar

COMENTÁRIOS

Nenhum comentário neste post. Seja o primeiro!

Visualizar mais