Tudo sobre a emissão de nota conjugada

Quem trabalha com vendas de produto e prestação de serviços, com certeza, precisa lidar com a emissão de notas fiscais conjugadas. Mas como deve-se emitir as notas se os impostos para venda de produtos e prestação de serviços são distintos? Confira em nosso artigo! O que é a nota fiscal conjugada? Como já falamos aqui, […]

Quem trabalha com vendas de produto e prestação de serviços, com certeza, precisa lidar com a emissão de notas fiscais conjugadas. Mas como deve-se emitir as notas se os impostos para venda de produtos e prestação de serviços são distintos? Confira em nosso artigo!

O que é a nota fiscal conjugada?

Como já falamos aqui, a nota fiscal é a etapa final da venda e “a certidão de nascimento da compra”. É nela que constam informações importantes como onde e quando o consumidor adquiriu o produto, além de comprovar a garantia da mercadoria, informando o seu tipo, série, modelo, marca, série e valor.

E a nota fiscal conjugada?

A nota fiscal conjugada é uma NFe ou NFCe que substitui a emissão da NFSe quando há uma mesma operação de venda de produtos ou prestação de serviços. É uma regra do SPED que possibilita a emissão de um só documento e é responsabilidade da arrecadação fica por conta da Sefaz, que por sua vez, repassa o valor do imposto para o município.

Conheça o VHSYS e facilite a gestão da sua empresa!

Quais são os impostos?

Para a venda do produto, em si, os impostos cobrados são:

ICMS – Imposto sobre circulação de mercadorias e serviços (as alíquotas dependem do estado origem e destino);
IPI – Imposto sobre produto industrializado;
II – Imposto sobre importação (se for o caso);

Já para a prestação de serviços:

IRRF – Imposto de Renda Retido na Fonte
PIS – Programa de Integração Social
COFINS – Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social
CSLL – Contribuição Social sobre o Lucro Líquido

Como emitir essa nota?

Para emitir a nota conjugada é necessário confirmar coma prefeitura da sua cidade se há algum convênio com a SEFAZ. O problema é que, com exceção de Brasília (DF), a maioria dos estados ainda não tem protocolos firmados para a emissão da nota conjugada, obrigando o empreendedor que trabalha com vendas de produtos e prestação de serviços a emitir duas notas fiscais eletrônicas distintas.

Emissão de notas fiscais pelo sistema VHSYS

O sistema VHSYS contem recursos para emissão de nota fiscal para produtos e serviços. Se você ainda tem dificuldades com os dados para preenchimento, acesse nossos tutoriais com o passo a passo do lançamento das notas fiscais. Para emissão de nota fiscal de serviço, clique aqui. Para emissão de nota fiscal de produto, clique aqui.

Não deixe de experimentar o sistema online de gestão empresarial VHSYS! O software VHSYS conta com variados módulos que integram todos os setores da sua empresa, automatiza seu trabalho e facilita a mensuração de resultados. Clique aqui e experimente grátis!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Assuntos relacionados

Cadastro Newsletter

Fique por dentro dos principais assuntos do mundo do empreendedorismo. Atualize seus conhecimentos, baixando materiais como ebooks, planilhas, vídeos e muito mais.