Conecte-se ao empreendedorismo

Dicas para transformar seu negócio em franquia

Tempo de Leitura: 2 minutos
ERP completo +  Conta PJ Integrada + Maquininha Stone com mensalidade zero

Supere seus concorrentes com a Gestão Integrada

Organize suas finanças e aumente suas vendas, tudo em um só lugar!

Iniciar o próprio negócio não é uma tarefa fácil e fazê-lo crescer é mais difícil ainda. No entanto, uma alternativa para quem deseja expandir suas operações é a abertura de franquias.

Se você pensa em seguir por esse caminho, não deixe de conferir nosso artigo. Vamos lá!

O que é uma franquia?

A franquia (ou “franchise“, em inglês) é definida pelo Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), a franquia é um sistema de acordo entre duas partes, onde uma é o franqueador e a outra o franqueado.

Como funciona uma “franchise”?

Basicamente, o franqueador cedo ao franqueado alguns direitos para que este possa usufruir dos benefícios de um modelo de negócio de sucesso. Os principais direitos cedidos são o uso da marca, comercialização, sistema de operação e um de gestão.

O que é um franqueador?

É o empreendedor que concede a outro empresário os direitos de utilização da marca, as normas, a capacitação e toda a expertise necessária para o desenvolvimento do negócio, formando, assim, uma rede de negócios com o mesmo padrão de qualidade.

Conheça o VHSYS e facilite a gestão da sua empresa!

O que é um franqueado

É o empreendedor interessado em investir em uma empresa que já possui marca e formato específico, por meio de licença e contrato concedidos pelo franqueador (que desenvolveu o negócio).

Conheça bem seu negócio

Explicado os conceitos de franquia, agora vamos para as dicas, começando pela dica essencial: conhecer bem o seu negócio e repassar esse conhecimento ao seu franqueado.

Para que sua franquia não seja um desastre, é de suma importância que o franqueado receba todas as informações pertinentes à execução e administração da sua franquia, o que demanda tempo e exige paciência.

Contrate um advogado

Se você nunca se atentou às questões jurídicas envolvidas em todo o processo, então é hora de agir. Todas as franquias necessitam de documentos específicos, além dos custos e informações essenciais para a abertura de cada franchise.

Selecione seus franqueados

Conheça bem as empresas que querem ser franqueadas por você, afinal, elas estão carregando sua marca. Certifique-se de que a forma de trabalho e valores sejam compatíveis com os seus.

Estabeleça limites

Mesmo com instruções específicas de administração, treinamento de equipe e outras práticas empresariais, é importante estabelecer limites aos franqueados. Claro que nada é definitivo e é importante ceder liberdade para sugestões e novas adaptações. Mas não deixe de lado o propósito original da sua marca.

Ferramentas de gestão

No Sistema Online de Gestão VHSYS você encontra diversos módulos para auxiliar sua empresa a ter uma gestão eficiente. Você pode controlar estoque, cadastrar clientes e fornecedores, emitir notas fiscais, salvar orçamentos, entre outras funções essenciais para sua empresa se destacar no mundo empresarial. Além disso, o vhsys oferece mais de 30 integrações, para você lucrar ainda mais! Experimente grátis!

Redator vhsys

Explorando os textos no vhsys: potencialize sua comunicação com conteúdos envolventes, destacando-se na plataforma com textos eficazes e impactantes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sistema de gestão online

Preencha os dados para iniciar
seu teste grátis de 7 dias no ERP vhsys.

Sistema de gestão online

Experimente grátis por 7 dias!