Conecte-se ao empreendedorismo

Como funciona uma franquia?

Tempo de Leitura: 2 minutos
ERP completo +  Conta PJ Integrada + Maquininha Stone com mensalidade zero

Supere seus concorrentes com a Gestão Integrada

Organize suas finanças e aumente suas vendas, tudo em um só lugar!

De acordo com o Sebrae, o sistema de franquias segue em constante crescimento, atraindo cada vez mais interessados. Segundo a Associação Brasileira de Franquias (ABF), desde 2001 o crescimento do setor de franquias é superior ao crescimento do PIB do país. Só em 2003 o faturamento do setor saltou de 29 bilhões para 115 bilhões de reais! E, em 2013, o número de redes franqueadas foi de 678 para 2703 no mesmo período.

Um dos fatores que vem contribuindo para esse surpreendente crescimento é a existência de uma lei para assegurar o sistema de franquias, além de garantir a transparência nas negociações.

Nos acompanhe para saber mais sobre o funcionamento das franquias!

O que é uma franquia?

Franquia é um sistema de comércio, mais especificamente, uma licença onde o dono da marca (franqueador) cede à outra pessoa (franqueado) o direito de vender e distribuir os seus produtos.

Como funciona uma franquia?

A franquia é a instalação, operação e gestão de um estabelecimento cuja marca foi cedida pelo franqueado. Os “cuidados” com a franquia são de acordo com os padrões estabelecidos pelo franqueador.

A escolha da franquia deve ser feita de forma organizada, considerando:
– a autoavaliação do franqueador
– estudo do negócio
– avaliação de investimento necessário
– conhecimento da empresa franqueadora

Vantagens de obter uma franquia

Para o franqueador, as vantagens da franquia é bem óbvia: expansão e divulgação da sua marca, seus produtos e seu modelo de negócios com um investimento menor do que se ele estivesse expandido por conta própria.

Já para o franqueado, a vantagem está na redução dos riscos e do tempo retorno do investimento por iniciar com um modelo testado, cujos erros já aconteceram e foram corrigidos, encurtando, assim, a distância ao sucesso do investimento.

Aumente a produtividade da sua empresa com o sistema de gestão do VHSYS

Legislação

Como falamos no início do texto, um dos fatores motivacionais para a abertura de franquias, é a Lei nºo 8.955, sobre o contrato de franquia empresarial (franchising). Um dos instrumentos da lei é a COF – Circular de Oferta de Franquia, documento que reúne informações específicas sobre o funcionamento da franquia que já devem ser informadas ao interessado, antes mesmo de ele assinar qualquer contrato ou pagar qualquer sinal.

Sistema de gestão

Para aumentar os resultados da sua empresa, utilize um sistema de gestão. A VHSYS é um sistema online de gestão empresarial que possui inúmeros recursos que integram todos os setores da sua empresa, automatiza seu trabalho e facilita a mensuração de resultados.

Na Loja de Aplicativos da VHSYS, por exemplo, você encontra o aplicativo Rastreamento, que permite monitorar em tempo real a permanência de seus colaboradores/equipe de vendas e você vai saber o local exato onde eles estão. Outra função é a de traçar rotas, permitindo que você saiba a distância mais curta para se chegar ao próximo cliente. Gerando economia e resultados positivos. Clique aqui e experimente grátis!

Redator vhsys

Explorando os textos no vhsys: potencialize sua comunicação com conteúdos envolventes, destacando-se na plataforma com textos eficazes e impactantes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sistema de gestão online

Preencha os dados para iniciar
seu teste grátis de 7 dias no ERP vhsys.

Sistema de gestão online

Experimente grátis por 7 dias!