Recentemente, a Kantar IBOPE Mídia, líder no mercado de pesquisa de mídia da América Latina, publicou um estudo global sobre a próximas tendências de social media para 2017 e, acredite: 2017 promete muito em termos de marketing digital e redes sociais. Preparamos um artigo para falarmos de algumas novidades que já estão revolucionando o mundo empresarial. Confira!
O que você vai encontrar?
ToggleA gigante das redes sociais mantém sua liderança e agora aposta nas suas duas novas formas de interação: o Live Streaming e as fotos 360º.
O Live Streamings são compartilhamentos de vídeos gravados ao vivo de onde quer que você esteja e sobre o que for. Já a foto 360º é um novo formato de imagem que aproxima o espectador do conteúdo. Ou seja, passa a impressão de que você está por trás da câmera, com a percepção de todos os ângulos da cena.
É um recurso extremamente positivo para o seu negócio pois você tem a possibilidade de mostrar o seu negócio (restaurante, padaria, loja, etc) ao seu cliente e fazê-lo conhecer os bastidores da sua empresa.
Snapchat
O Snapchat, que a cada ano conquista novos adeptos, é um aplicativo para compartilhamento de textos, fotos e vídeos. O diferencial é que o conteúdo compartilhado pode ser visto uma única vez, já que ele se “autodestrói” do sistema. Mas e as novidades?
Se você viu a série Black Mirror, com certeza imaginou uma tecnologia que grava suas memórias e que permite acessá-las a qualquer momento. Pois essa tecnologia existe e está mais perto do que você imagina.
O Snapchat lançou o Spectacles, um óculos de sol que “tira snaps”. O óculos vem com lentes acopladas na frente, que filmam 10 segundos de vídeos e tem a opção de envio para o perfil de Snapchat do usuário. Selo Black Mirror de qualidade!
O Instagram, que vem acirrando sua batalha com o Snapchat, mantém seu trabalho com fotos e, agora, os Live (sim, novamente o live streaming). A plataforma ainda é a líder de engajamento com marcas e os “influenciadores” (como as blogueiras de moda que utilizam a plataforma para falar de produtos e aumentar a interação com marcas famosas).
Na briga pela instantaneidade, o rei dos assuntos bombásticos não poderia ficar para trás. Na corrida pela informação imediata, o Twitter agora luta para ser o lar oficial dos acontecimentos recentes e dos assuntos polêmicos de escala e alcance mundial.
A plataforma tem investido na transmissão em tempo real de grandes premiações, esportes, e tudo o que puder manter os famosos Trending Topics fervendo. Um prato cheio para o marketing!
Distribuição de conteúdo
Falamos das principais redes sociais. Agora vamos conversar sobre a experiência virtual que teremos a partir dessas mudanças.
Se antigamente a distribuição de conteúdo era feita de forma massiva (isto é, compartilhar o mesmo conteúdo em todas as redes sociais), hoje ela já não surte efeito. O engajamento advém da produção de conteúdo próprio para CADA rede social. Agora estudamos as redes sociais e trabalhamos de acordo com o que cada uma tem a nos oferecer, ao invés de reproduzir o mesmo conteúdo em cada uma delas. Só pensar que um conteúdo textual não irá cair muito bem no Instagram, certo?
A era das experiências
O jogo Pokémon Go, fenômeno de downloads e engajamento em seu lançamento, não trouxe apenas a nostalgia do desenho, como também nos ofereceu uma nova experiência virtual: a realidade aumentada.
A realidade aumentada é uma técnica na qual utiliza-se webcam, smartphone ou um marcador para unir o mundo real com o virtual através. A técnica cria a ilusão de que elementos virtuais são parte do mundo real, como é o caso do jogo.
Outra tendência de social media é o chatbot, um software criado para bater-papo com os usuários, gerenciando perguntas e respostas em cada “conversa”. Muito conhecido através do atendimento telefônico, os chatbots migraram para as redes sociais (como o Facebook Messenger e Telegram) e, agora, representam o novo degrau da interação entre marcas e clientes.
Embora os bots atuem mais como um facilitador do que como uma “inteligência artificial” propriamente dita (um ser que realmente compreende o que você está falando, e não apenas absorve interações – reclamações e dúvidas – comuns), já sabemos que não demora muito para que estejamos conversando seriamente com robôs, ao melhor estilo “O Homem Bicentenário”.
Concluindo
Ufa! Se você chegou até aqui, já sabe que nosso atual modelo de trabalho está com os dias contados. As redes sociais não apenas aumentaram a interação entre as pessoas, como também tem sido o formato de negócio para muitas empresas.
Saber trabalhar com redes sociais é ter mais chances de atingir o seu público-alvo com textos, imagens, videos, e tudo o que sua criatividade permitir. Portanto, acompanhe as inovações e procure se atualizar e se adaptar à essas mudanças para não se perder no meio da crescente concorrência e não ficar para trás nas novidades midiáticas.
Afinal, em um mundo onde uma imagem vale mais que mil palavras, utilizar a imagem certa no momento certo pode fazer toda a diferença para o seu negócio.