Conecte-se ao empreendedorismo

Saiba como realizar o cálculo de salário dos sócios

Tempo de Leitura: 2 minutos
ERP completo +  Conta PJ Integrada + Maquininha Stone com mensalidade zero

Supere seus concorrentes com a Gestão Integrada

Organize suas finanças e aumente suas vendas, tudo em um só lugar!

Quando se trata de empresas de pequeno porte é normal que os sócios acumulem funções: de gestor, de contador, coordenador e gerente, por exemplo. Essa duplicidade de papéis pode causar alguma confusão, fazendo com que não haja uma separação entre o que é da empresa e o que é do empreendedor. Para evitar esse problema é possível adotar algumas práticas de gestão financeira, definindo o salário de cada sócio. Vamos falar sobre isso neste artigo, esperamos ajudá-lo. Confira!

O cálculo de salário dos sócios deve ser adequado às funções que cada um desempenha na empresa. Para isso, pesquise como o mercado tem remunerado essas funções.

Um administrador, por exemplo, é um cargo crucial para que a empresa, consiga se manter competitiva no mercado. Esse profissional é responsável pelas questões burocráticas, gestão financeira e outras demandas cotidianas da rotina empresarial. Por isso, deve-se receber um salário compatível com a função. Se o sócio também é responsável pelo Marketing do Negócio é necessário entender como o seu trabalho pode ser medido e remunerado.

>> Saiba o que é pro labore

Aumente a produtividade da sua empresa com o sistema de gestão do VHSYS

Nesses casos em que o sócio desempenha funções, e ocupa cargos na empresa, é importante definir o pró-labore .

O pró-labore é o valor que o sócio recebe pelo seu trabalho. No caso do sócio que apenas participa dos investimentos financeiros, cabe sua parte na divisão de lucros. Essa definição de remuneração ajuda a evitar que os sócios façam retiradas para cobrir questões pessoais com o dinheiro da empresa. Esse dinheiro deve ser utilizado apenas, e só para isso: investimentos na própria empresa.

Conseguir criar um fundo bastante forte para a empresa é essencial para que ela mantenha-se no mercado, em condições de igualdade na disputa pelos clientes.

Vamos imaginar o seguinte exemplo: o empreendedor identifica uma oportunidade de negócio, mas está sem fundos para investir, nesse caso quais são suas opções? Caso ele prosseguir com o investimento a única alternativa será buscar financiamentos ou empréstimos externos, dívida que poderia ter sido facilmente evitada se ele tivesse uma quantia guardada em um fundo destinado para esse tipo de oportunidade.

>> Entenda como emitir pro labore

Adotar um sistema de gestão empresarial é estratégico. Isso porque esses programas ajudarão a desburocratizar e acelerar os processos em seu negócio.

Como sua empresa tem lidado com essas questões? Comente e compartilhe sua experiência. Além disso, indique nosso blog a seus colaboradores.

Redator vhsys

Explorando os textos no vhsys: potencialize sua comunicação com conteúdos envolventes, destacando-se na plataforma com textos eficazes e impactantes

experimente já

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sistema de gestão online

Preencha os dados para iniciar
seu teste grátis de 7 dias no ERP vhsys.

Sistema de gestão online

Experimente grátis por 7 dias!