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Dicas para melhorar o relacionamento com o cliente

Tempo de Leitura: 2 minutos
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Preocupado em construir um bom relacionamento com seus clientes para aumentar as vendas? Se a resposta for sim, temos boas notícias. Separamos, neste artigo, diferentes técnicas de atendimento ao cliente. Confira!

Invista em um time matador

Sabe aquela equipe de vendas dos seus sonhos? Pois ela pode estar já em sua empresa, esperando apenas que as ferramentas certas sejam oferecidas. Invista no treinamento e aperfeiçoamento de seus colaboradores. Como? workshop oferecidos por companhias, como o SEBRAE, por exemplo, podem ajudar.

Contratar um coaching que identifique e potencialize as habilidades de sua equipe é outra boa alternativa. Ao selecionar sua equipe, lembre-se que um bom vendedor precisa ter algumas características específicas: carisma, bom ouvinte, conhecimento e pró-atividade.

O carisma e a habilidade de dialogar podem ser desenvolvidos por meio de dinâmicas teatrais, por exemplo. Já o conhecimento se pode acrescer em cursos, ministrados na empresa mesmo. Organize um dia para que a troca de saberes aconteça. A pró-atividade pode ser estimulada ao se criar um ambiente de trabalho onde todos sabem que suas ideias serão bem-vindas, cabe ao gestor oferecer essa segurança.

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Agora, vamos as questões práticas. A seguir uma lista com atividades e estratégias que podem ajudar sua empresa:

Entenda, ouça seu cliente e entregue experiências de acordo com as demandas dele;

Pense e desenvolva abordagens agradáveis, seja nas redes sociais, como na loja física. A presença da sua loja deve ser desejada;

Pesquisas de satisfação darão os indicativos de onde e como “agradar” ao seu cliente;

Pense sazonalmente, mas sem cair em clichês. Use as datas de modo “personalizado”;

Entenda como é a imagem de sua empresa com seus clientes e público-alvo e pense em como fortalecê-la ou modificá-la;

Invista em marketing interno, seus melhores clientes precisam ser os seus funcionários. Afinal, eles são a sua empresa;

Troque informações com seus pares. Um bom empreendedor está sempre atento às mudanças no mercado. Para isso, mantenha uma boa rede de relações com seus fornecedores e, principalmente, concorrentes;

Ouça seu cliente. Essa é a primeira e última regra – de ouro – de um empreendedor de sucesso. É o cliente que deve servir de bússola para as decisões de seu negócio. Isso porque é o consumidor que deve ser atingido por suas estratégias, ainda que indiretamente, não?

Quais dessas ações tem sido implantadas em sua empresa? Comente!

Redator vhsys

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