Conecte-se ao empreendedorismo

Práticas para você ter mais foco no trabalho

Tempo de Leitura: 3 minutos
ERP completo +  Conta PJ Integrada + Maquininha Stone com mensalidade zero

Supere seus concorrentes com a Gestão Integrada

Organize suas finanças e aumente suas vendas, tudo em um só lugar!

Manter-se focado nem sempre é uma coisa fácil. Seja por fatores externos ou motivos pessoais (problemas e preocupações), o exercício do foco é um trabalho contínuo que deve ser executado diariamente.

Para ajudar no exercício do foco, separamos algumas dicas para você pôr em prática seja no trabalho, nos estudos ou em tarefar cotidianas. Confira!

Foco x produtividade

A produtividade é a capacidade de produzir mais em menos tempo. De acordo com o Dicionário da Língua Portuguesa da Porto Editora, “produtividade” é a eficiência e rendimento na produção de algo. No entanto, a produtividade é o resultado de diversos fatores, estando intrinsecamente ligado à qualidade de vida no trabalho, um tema que já abordamos anteriormente.

Vamos imaginar duas situações, a 1ª e produtividade intensa e a 2ª de baixa produtividade. Analisando ambas, pode-se diagnosticar o que está interferindo no seu desempenho e o que deve ser feito para retomar o ritmo da sua produção.

É aí que entra o foco. De acordo com uma análise do Dr. Donald Wetmore, do Instituto de Produtividade, apenas 20% de um dia de trabalho médio é gasto com tarefas realmente importantes, enquanto os outros 80% do dia gastamos com coisas aleatórias e de pouco valor. Logo, aprender a exercer o foco e priorizar suas tarefas é o primeiro passo para aumentar a sua produtividade.

O erro das pessoas “multitarefas”

Como falamos acima, um dos maiores erros na rotina de trabalho e que atrapalham severamente a produtividade são as “multitarefas”, ou seja, fazer inúmeras atividades ao mesmo tempo, sem dedicar atenção plena para cada uma delas.

Além do método ser ineficiente, o resultado final pode ser desastroso. Portanto, é necessário priorizar suas atividades ao longo do dia, como veremos a seguir.

Priorizar tarefas

Listar as suas tarefas ainda é uma das mais formas mais eficazes de você se organizar a ponto de conseguir se focar em cada uma delas. Anote tudo o que precisa ser feito ao longo do dia, mas não sobrecarregue o seu planejamento diário.

Aumente a produtividade da sua empresa com o sistema de gestão do VHSYS

Trabalho profundo

Com uma lista bem definida e prioritária de tarefas, fica mais fácil atingir o estado de “trabalho profundo”. Totalmente livre de distrações, um tipo de trabalho que requer grandes doses de concentração e necessita de resultados pertinentes.

Mas como chegar nesse estado?

Ambiente favorável

Interrupções, barulhos e distrações desnecessárias tiram completamente o seu foco e, na maioria das vezes, é quase impossível se desvencilhar deles. Portanto, organize seu espaço para que você tenha mais controle do que pode ou não pode te atrapalhar.

Você se concentra melhor com música? Então providencie um fone de ouvido. Prefere silêncio absoluto mas não fica sozinho na sua área? Que tal testar um tapa ouvido?

Tem um projeto cujo prazo é hoje? Coloque seu smartphone em modo avião, desconecte-se das redes sociais e pense no seu trabalho.

Smartphones e redes sociais

Já que comentamos no tópico anterior, vamos colocar o uso das redes sociais como um bônus do que fazer para manter-se focado no trabalho. Sim, isso envolve estar desconectado das redes sociais.

Ok, sabemos que hoje em dia é quase impossível ficar sem acessar, pelo menos uma vez, as redes sociais (ainda mais se você trabalha com elas e precisa delas para divulgar o seu negócio). Sendo assim, se você realmente precisa acessar as redes, priorize o que você vai fazer (checar mensagens de clientes, publicar novos conteúdos, mudar banners e avatares).

O mesmo vale para os smartphones. É impossível ficar verificando novas mensagens a cada 1 minuto? Então coloque-o em modo avião ou deixe guardado em algum lugar longe dos seus olhos, até o momento que você esteja absorto em suas tarefas e esqueça de visualizar seus dispositivos móveis.

Conclusão

Manter o foco em suas tarefas e otimizar o seu tempo não é uma tarefa fácil, mas não é possível. Como falamos, é um exercício diário e contínuo que envolve autocontrole e organização. Por isso, que tal reavaliar a sua rotina de trabalho e montar uma planejamento inicial para trabalhar o seu foco?

Para aumentar os resultados da sua empresa, experimente utilizar a VHSYS. O sistema online de gestão empresarial conta com variados módulos que integram todos os setores da sua empresa, automatiza seu trabalho e facilita a mensuração de resultados. Clique aqui e experimente grátis!

Redator vhsys

Explorando os textos no vhsys: potencialize sua comunicação com conteúdos envolventes, destacando-se na plataforma com textos eficazes e impactantes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sistema de gestão online

Preencha os dados para iniciar
seu teste grátis de 7 dias no ERP vhsys.

Sistema de gestão online

Experimente grátis por 7 dias!