Como deixar sua estação de trabalho mais produtiva

Fernando

Como deixar sua estação de trabalho mais produtiva

Um trabalho bem feito é resultado de variáveis que afetam, diretamente, o desempenho do colaborador. Muitos gestores ignoram o fato de que a forma como o ambiente de trabalho é disponibilizado pode prejudicar o desenvolvimento das tarefas da equipe.

Sejam escritórios e salas individuais ou compartilhadas, as estações necessitam de organização para serem um ambiente propício para a realização

E quais os passos para tornar a estação de trabalho favorável para seus colaboradores?

Ferramentas adequadas

Disponibilize as ferramentas necessárias e com bom funcionamento para cada colaborador. Os “kits” básicos incluem agendas, canetas, post-its, bloco de notas, entre outros materiais de escritório. Se for necessário para o colaborador, providencie telas para computador, teclados, mouse, todo e qualquer equipamento indispensável para o cargo.

Ambiente calmo

Um ambiente calmo e tranquilo contribui para a concentração dos colaboradores. Já imaginou você no meio de uma ligação importante e as pessoas fazendo barulhos, falando alto e, até mesmo, falando coisas impróprias durante a conversa?

Tenha em mente que, mesmo se a sala for compartilhada, todos ali necessitam de concentração e foco nas atividades que exercem.

Embora ruídos externos atrapalhem, um som ambiente pode ajudar a descontrair e a tranquilizar os colaboradores.

Conheça o VHSYS e facilite a gestão da sua empresa!

Personalize a estação de trabalho

A personalização da estação de trabalho é uma técnica que permite que o colaborador sinta-se em casa. Incentive a técnica entre sua equipe, para que cada um tenha um “cantinho” aconchegante. Nisso vale fotos da família, amigos, miniaturas, bonequinhos e outros enfeites.

Embora essa técnica deixe a equipe mais feliz e motivada, tome o cuidado para que não haja um excesso de personalização e deixe cada “canto” desorganizado.

Saúde corporal

Converse com sua equipe quanto à disposição dos equipamentos. Verifique se as cadeiras são confortáveis, as mesas estão bem localizadas e na altura correta para cada funcionário. A má disposição dos equipamentos da empresa não só prejudicam no desempenho do funcionário como também acarreta problemas de saúde.

Conclusão

Além das eventuais distrações, um ambiente desorganizado e caótico prejudica a performance da equipe. Por isso, converse com sua equipe, acate as críticas e coloque em pratica as sugestões de quem diariamente vive na estação de trabalho.

Você tem mais dicas para tornar a estação de trabalho mais favorável para os colaboradores da sua empresa? Compartilhe conosco!

Receba conteúdos exclusivos em seu email e fique por dentro das últimas novidades no ambiente empresarial!

Fernando
Sobre o autor
Fernando
Formado em Marketing e Coordenador de Marketing de Conteúdo na VHSYS.

deixe seu comentário

adicionar comentário
Cancelar

COMENTÁRIOS

Nenhum comentário neste post. Seja o primeiro!

Visualizar mais
Rated 4.9/5 based on 11 avaliações