Trabalhar o marketing digital e hospedar o seu site em uma boa plataforma é o que a sua loja virtual precisar ter para se tornar um sucesso, não é mesmo? Este é um bom começo, mas ainda apenas a ponta do iceberg. Outros fatores relacionados à gestão de e-commerce precisam ser considerados. E foi para falar sobre esses assuntos que construímos este artigo, vamos falar sobre gestão, marketing, planejamento e análise de resultados. Preparados?
Projete o crescimento financeiro: crie metas de faturamento, que orientarão as tomadas de decisão de sua empresa. Procure conhecer os seus concorrentes, a experiência deles pode indicar quais ações podem ser mais produtivas e quais deveriam ser evitadas.
Controle seus gastos: nem sempre a ideia de que investir mais para vender mais é o ideal. Procure seu ponto de equilíbrio, tendo em vista quanto é necessário para organizar suas finanças é mais fácil decidir onde aplicar seu dinheiro, com riscos menores.
Pesquise junto ao seu público: ouvir seus clientes é a melhor maneira de organizar a gestão de seu e-commerce. Como fazer isso? Você precisa investir em pesquisas de mercado para avaliar como sua marca tem sido vista por seus clientes efetivos e potenciais. Além disso, mensurar as redes sociais é essencial para entender o que sua empresa pode explorar nas demandas de seu público. Acompanhar o mercado e seus concorrentes também é crucial.
Invista em ferramentas de gestão: contar com um sistema de gestão que integre todas as partes de sua empresa pode ser o diferencial para acelerar os processos internos e externos. Além disso, dará uma visão ampliada do negócio indicando os ajustes necessários.
Mantenha canais de comunicação: para vendas por meio da internet é importante organizar a comunicação com seu público. Invista em ferramentas onde a conversa é imediata, como o whastapp e messenger do facebook, por exemplo. Seu cliente precisa de respostas rápidas para que não perca o interesse.
Sugira outros produtos: uma maneira de aumentar a taxa de conversão em seu site é criar links que relacionem os produtos. Assim, seu cliente permanecerá mais tempo conectado à sua empresa, aumentando as chances de compra.
Esperamos que este artigo tenha ajudado. Dúvidas? Escreva-nos