Conecte-se ao empreendedorismo

Práticas para melhor gerir o produto da sua startup

Tempo de Leitura: 3 minutos
ERP completo +  Conta PJ Integrada + Maquininha Stone com mensalidade zero

Supere seus concorrentes com a Gestão Integrada

Organize suas finanças e aumente suas vendas, tudo em um só lugar!

Para uma startup atingir a maturidade é necessário trabalhar em pontos específicos para melhor definir a utilidade do seu produto, quem o utilizará e como você se comunicará com esse público – tópicos iniciais de uma startup.

Para ajudar você que está começando seu próprio negócio com o desenvolvimento de um novo produto ou serviço, preparamos uma lista rápida de práticas para incrementar a gestão do seu negócio. Vamos lá?

Qual o objetivo do produto/serviço?

Antes de mais nada, é preciso ter bem definido os motivos e objetivos do seu negócio. Se é um produto, pergunte-se o que o levou a desenvolver esse produto. Qual o seu objetivo? Quais são as suas funcionalidades? De que forma ele pode ser útil para as pessoas?

Conheça o seu público

Também é preciso conhecer muito bem o seu público. Quem ele é? O que ele gosta, o que faz, quais seus problemas? Com essas perguntas respondidas, vamos à segunda parte: como o seu produto ou serviço pode ser útil para aquela pessoa?

Invista na comunicação

Se tem uma coisa em que muitas empresas falham (principalmente as que estão começando) é na comunicação. Em uma época de abundante informação, dispositivos móveis e imediatismo, é uma grande falha de gestão não investir na comunicação da sua empresa e no uso das redes sociais.

Nós já falamos aqui que as empresas que mais investem em redes sociais são as que apresentam melhores resultados. Ainda tem dúvida? Então pergunte-se: “quando eu quero procurar sobre algum estabelecimento (por exemplo, uma pizzaria) através do meu smartphone, qual o primeiro lugar em que faço a busca?”.

A resposta é fácil.

Conheça o sistema de gestão empresaria VHSYS!

Utilize as métricas

Agora que você sabe da importância das redes sociais para o seu negócio, você precisa saber que cada rede social se comporta de uma forma e, portanto, precisa de uma comunicação e um planejamento adequado para cada uma delas.

Feito o planejamento, agora é chegada a hora de analisar os resultados. Assim como você analisa os resultados das vendas do seu produto em um determinado produto, o mesmo deve ser feito com suas ações de comunicação. As redes sociais, por exemplo, já contam com sistemas de monitoramento de tráfegos para mensurar cada movimentação nessas redes.

Fortaleça a sua equipe

Outra parte importante para gestão do produto é ter uma equipe integrada e motivada, alinhando todos os aspectos do seu negócio, tornando-o eficiente, ágil e moderno.

Como sua equipe se sente em sua empresa? Ela está motivada? Sente-se valorizada? E os departamentos, estão integrados? O marketing está alinhado com as vendas? O que você vende na comunicação está alinhado com o que você vende, de fato?

São muitas questões, e todas elas, são partes importantes para a sua organização.

Visão de futuro

Uma organização deve ser capaz de fazer uma visão de futuro dos seus produtos e serviços, e o caminho que deve percorrer para atingir seus objetivos enquanto empresa.

Uma startup, obviamente, ainda está em fase de descoberta, podendo não ter uma visão a longo prazo. Mas, por ser novidade, não negligencie o futuro. Não se baseie apenas no presente, afinal, o mercado é extremamente volátil, cercado de altos e baixos que afetam diretamente o desempenho e desenvolvimento do seu negócio.

Portanto, defina o posicionamento do seu produto a médio e longo prazo, pense nas possibilidades e previsões e tenha sempre um “plano b”.

Deixamos faltar alguma dica? Compartilhe conosco!

Ah, quer uma força extra na gestão do seu negócio para aumentar os resultados da sua empresa? Experimente utilizar a VHSYS. O sistema online de gestão empresarial conta com variados módulos que integram todos os setores da sua empresa, automatiza seu trabalho e facilita a mensuração de resultados. Clique aqui e experimente grátis!

Redator vhsys

Explorando os textos no vhsys: potencialize sua comunicação com conteúdos envolventes, destacando-se na plataforma com textos eficazes e impactantes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sistema de gestão online

Preencha os dados para iniciar
seu teste grátis de 7 dias no ERP vhsys.

Sistema de gestão online

Experimente grátis por 7 dias!