Conecte-se ao empreendedorismo

A importância do cadastro de clientes na gestão de vendas

Tempo de Leitura: 5 minutos
Mulher digitando no sistema de cadastro de clientes e fornecedores
ERP completo +  Conta PJ Integrada + Maquininha Stone com mensalidade zero

Supere seus concorrentes com a Gestão Integrada

Organize suas finanças e aumente suas vendas, tudo em um só lugar!

Se você tem um negócio e não usa um sistema de cadastro de clientes, provavelmente está perdendo diversas oportunidades de manter um relacionamento com os consumidores, aumentar a sua taxa de fidelização e, principalmente, de vender mais! 

Cadastrar as informações dos clientes corretamente pode ajudar a fidelizar o consumidor e ainda auxiliar na tomada de decisões na gestão de sua empresa.

Por isso, neste artigo vamos falar sobre a importância de cadastrar seus clientes, mantendo as informações centralizadas e atualizadas. Confira!

  1. O que é um cadastro de clientes?
  2. Qual a importância de um cadastro de clientes?
  3. Como criar um cadastro de clientes?
  4. Sempre mantenha o cadastro atualizado!
  5. Posso fazer um sistema de cadastro de clientes pelo excel?
  6. Sistema de gestão vhsys com cadastro de clientes

O que é um cadastro de clientes?

O cadastro de clientes tem como objetivo coletar e centralizar as informações dos clientes como dados pessoais, contato, histórico de compras, preferências de produtos e outros itens relevantes para a gestão de relacionamento com o consumidor.

Gerenciar o cadastro de clientes é uma ótima estratégia de negócios, pois é por meio da análise dos dados que é possível identificar padrões de consumo, preferências de compras, entre outras informações relevantes para guiar as ações de marketing e relacionamento do seu negócio!

Por exemplo, com base nas informações do cadastro, é possível criar campanhas de marketing segmentadas para determinados perfis de clientes, oferecendo descontos ou vantagens personalizadas, ou até mesmo desenvolver novos produtos ou serviços que atendam às preferências dos consumidores.

Qual a importância de um cadastro de clientes?

Trabalhar com cadastro de clientes é essencial para qualquer negócio que deseja se manter ativo e crescendo com resultados positivos. 

Afinal, é uma das estratégias mais fáceis e eficazes que permite que a empresa compreenda melhor o seu público-alvo e, assim, desenvolvam estratégias mais assertivas.

Vantagens de ter um bom cadastro de clientes

Um bom sistema para cadastro de clientes é fundamental para a implementação dessa estratégia de negócios. É preciso ter um controle dos dados para facilitar a coleta e garantir a segurança das informações para usá-las da maneira correta.

Entre os principais benefícios do cadastro de clientes estão:

1. Fidelização do cliente

Um cadastro de clientes bem feito permite que a empresa conheça melhor o seu público-alvo e, assim, possa oferecer produtos e serviços mais alinhados às suas necessidades ou preferências, além de poder manter ativo o relacionamento entre marca e consumidor.  

Com isso, aumentam as chances de satisfação do cliente e, consequentemente, de fidelização.

2. Mais conhecimento sobre o cliente

Com um cadastro de clientes bem estruturado, a empresa pode coletar informações valiosas sobre o comportamento de consumo do cliente, como suas preferências de produto, frequência de compras e necessidades.

Essas informações são sempre essenciais para a tomada de decisão estratégica do setor de controle de vendas, compras e marketing, permitindo que a empresa desenvolva produtos e serviços mais alinhados às necessidades do seu público, atendendo diretamente quem consome na sua loja!

3. Atendimentos personalizados

No atendimento personalizado, o cliente é tratado de forma individualizada e tem suas expectativas atendidas. 

O objetivo é criar uma relação de confiança com o consumidor, além de surpreendê-lo positivamente mostrando que a sua marca se importa com o cliente ao providenciar uma experiência de compra satisfatória e personalizada.

Ao trabalhar com o cadastro dos clientes, a empresa conhece as preferências e necessidades específicas dos clientes, e é isso que permite um atendimento mais personalizado e certeiro.

4. Coleta de feedbacks sobre o produto

A conexão com os clientes e a coleta de informações também abre espaço para o seu negócio receber avaliações e entender a percepção dos consumidores sobre os serviços prestados. 

Esse retorno dos clientes é essencial para o aprimoramento contínuo da sua empresa.

5. Contribuição para o pós-venda

Com um cadastro de clientes bem estruturado, a empresa pode gerenciar com mais eficiência o pós-venda, mantendo contato com o cliente após a compra, oferecendo assistência técnica e identificando novas oportunidades de venda.

Como criar um cadastro de clientes?

De modo geral, para criar um cadastro de clientes na sua empresa, é preciso seguir algumas etapas básica, como:

  1. Defina quais dados serão coletados;
  2. Escolha a ferramenta adequada: você pode optar por utilizar um software de gestão empresarial (ERP) ou um sistema de CRM (Customer Relationship Management);
  3. Entenda quais setores precisam ter acesso aos dados e históricos de clientes, geralmente a área de vendas, financeiro, estoque e marketing precisam das informações ou dos insights;
  4. Colete as informações dos clientes durante o processo de orçamentos ou nas vendas;
  5. Atualize o cadastro regularmente.

Quais dados esse cadastro deve ter?

Para fazer um cadastro de clientes eficiente, leve em consideração o contexto do seu negócio. Todas as informações devem ter um objetivo para não se tornarem um acúmulo de dados no sistema.

As informações mais comuns são:

  • Nome completo (ou razão social);
  • Nome fantasia (se for uma empresa);
  • CNPJ/CPF;
  • Aniversário/fundação;
  • Endereço;
  • Contato (e-mail e telefone);
  • Atividade econômica/profissão;
  • Total de funcionários (para empresa);
  • Escolaridade (se for pessoa física);
  • Formas de pagamento preferenciais.

Mas pedir muitas informações pode dificultar o preenchimento por parte do cliente, e talvez ele não tenha paciência para completar os dados. Além disso, pode gerar certa desconfiança em relação à segurança das informações.

Por isso, se o seu negócio não precisa de muitas informações, foque no básico:

  • Nome completo;
  • Telefone (de preferência com WhatsApp);
  • E-mail principal;
  • Aniversário.

Com essas quatro informações, você já consegue manter um relacionamento com o seu cliente. Lembre-se de armazenar todos os dados em um sistema seguro e confiável para que você possa acessá-los e atualizá-los sem dificuldade.

Lembrando que para armazenar todas as informações dos clientes, é preciso ter um sistema seguro e controlar os acessos, conforme determina a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). Para isso, as planilhas nem sempre são a melhor solução. 

Nesse caso, o ideal é trabalhar com um sistema de gestão para garantir que somente pessoas autorizadas possam visualizar ou manipular os dados dos clientes.

Sempre mantenha o cadastro de clientes atualizado!

Manter o cadastro atualizado é essencial para que a gestão não tome decisões erradas baseada em dados antigos ou incorretos, como enviar uma promoção que não faz mais sentido para o cliente ou entrar em contato com um telefone que não pertence ao consumidor, por exemplo. 

Posso fazer um sistema de cadastro de clientes pelo excel?

Embora algumas empresas ainda utilizam planilhas para gerenciar o cadastro de clientes, essa não é a melhor opção. 

Isso porque o Excel não oferece um controle adequado de acesso às informações, o que pode comprometer a segurança dos dados dos clientes. Além disso, com a LGPD é necessário que as empresas tenham um sistema seguro e eficiente para armazenar e proteger as informações dos clientes. 

Sendo assim, a melhor opção é optar por um sistema de gestão empresarial (ERP) que ofereça um módulo de cadastro de clientes seguro e eficiente.

Sistema de gestão vhsys com cadastro de clientes

O vhsys é um sistema de gestão empresarial que, entre tantas funcionalidades, oferece um módulo de cadastro de clientes completo e seguro. 

Assim, é possível cadastrar clientes de forma fácil e rápida e utilizar recursos para criar relatórios completos, gerenciar pedidos, emitir notas fiscais e controlar o estoque – o que facilita a gestão do negócio como um todo.

Que tal experimentar o vhsys gratuitamente por 7 dias? Descubra como o sistema pode ajudar no gerenciamento do cadastro de clientes e na gestão do seu negócio!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sistema de gestão online

Preencha os dados para iniciar
seu teste grátis de 7 dias no ERP vhsys.

Sistema de gestão online

Experimente grátis por 7 dias!