Planejamento estratégico para o crescimento da sua empresa em 2017

Planejamento estratégico para crescer em 2017

Fernando

Planejamento estratégico para crescer em 2017

Estamos quase no fim de 2016 e, após um ano economicamente complicado e inseguro, nos vem uma única pergunta: como será no próximo ano?

Para você não passar por apertos e poder manter seu negócio estável em 2017, preparamos um artigo completo para ajudar no seu planejamento anual. Acompanhe!

Analise o ano que passou

Para começar o seu planejamento estratégico, é importante analisar o ano que passou. Avalie o desempenho da sua empresa através das suas metas alcançadas e os resultados delas, quais metas não foram concretizadas e as prejudicou. Avalie, também, como sua equipe se comportou ao longo do ano, bem como, a relação da sua empresa com os clientes.

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Aprenda com os seus erros e com a concorrência

Uma coisa é certa: toda empresa tem seus pontos fracos e fortes, portanto, cabe ao gestor saber analisar, compreender e planejar esses pontos. Identifique o que os faz crescer e o que os prejudicável perante a concorrência, que, por sua vez, serve de instrumento para a construção da sua estratégia.

Observar a movimentação do mercado e como sua concorrência se comporta contribui para o seu aprendizado, permitindo olhar o que pode ser eficaz para gerar bons resultados na sua empresa e como você pode se destacar.

Gestão financeira

A gestão financeira é um dos – se não, um dos principais –  pilares para o sucesso da sua empresa. Ter o registro de todas as movimentações financeiras e saber interpretar esses dados é crucial para um bom planejamento. Além disso, é vital projetar o comportamento do mercado para o próximo ano, avaliando indicadores econômicos (inflação, câmbio, juros, etc) que sejam pertinentes às atividades da sua empresa.

Esteja preparado para os piores cenários possíveis, controlando os seus gastos e mantendo o capital de giro da sua empresa no positivo.

Metas e orçamento

Planejamento estratégico para crescer em 2017Sem um não há outro. Na hora de definir as suas metas, pense no que é viável para a sua empresa e se você tem condições para tais investimentos. Não proponha nada que você não tenha certeza de que a resolução seja cumprida até o final de 2017.

Se as metas definidas são realistas e viáveis, é hora de partir para o segundo passo: construir o orçamento. Para isso, acompanhe o fluxo de caixa, principal indicador financeiro da saúde econômica da sua empresa, analise a fluidez do capital de giro do seu negócio e trace um paralelo entre a economia interna do seu negócio com as suas metas. Se a perspectiva é boa, suas metas se concretizarão e você terá crescimento econômico. Caso a perspectiva não seja boa, refaça seu planejamento para você encerrar o próximo ano no vermelho.

Planeje-se!

Um planejamento bem estruturado faz a diferença para o crescimento da sua empresa. No entanto, esse planejamento requer muita atenção, paciência e estudo. Caso você não tenha conhecimento em economia, procure ajuda do seu profissional ou uma pessoa apta a lhe auxiliar no planejamento da sua empresa.

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Fernando
Sobre o autor
Fernando
Formado em Marketing e Coordenador de Marketing de Conteúdo na VHSYS.

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