Liderar uma equipe não é nada fácil, ainda mais quando “chefe” é um título que já vem carregado com uma conotação negativa. No entanto, apesar de óbvio, nem todo chefe é igual. Aliás, existem vários perfis de chefes e cada perfil precisa de cuidados para não desequilibrar a equipe.
O que você vai encontrar?
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A diferença entre um chefe e líder
Basicamente, a principal diferença entre um chefe e líder é que o primeiro age de forma autoritária, enquanto o outro é democrático e conduz a sua equipe. Embora ambos queiram ver resultados satisfatórios, a forma como lidam com a equipe e a rotina empresarial é o que os tornam bem ou mal vistos.
Tipos de chefes
De acordo com a Leaderart, empresa canadense de treinamento de liderança e alta performance, existem quatro perfis de chefes, cada um com seus problemas.
O jovem líder, por exemplo, é o funcionário que se destacou profissionalmente, rapidamente alcançando um cargo de gestão. No entanto, por querer atingir resultados rápido, tende a delegar pouco.
O média gerencia, no entanto, tem uma grande bagagem de conhecimentos e preza pelo desempenho. Porém, subestima o potencial e a necessidade de desenvolvimento de carreira da sua equipe.
O gerência sênior, por sua vez, é um líder consolidado que sabe conduzir a sua equipe. Em compensação, sente-se ameaçado pelos jovens líderes. Quase a mesma situação do “Alta liderança”, que tem experiência e conhecimento mas subestima seus sucessores.
O que um líder faz?
O Portal da Educação define como líder o indivíduo que orienta as pessoas a fazerem de bom grado aquilo que é proposto, considerando contestações para a sua análise. Democrático, o líder incentiva a participação de todos, assumindo a tarefa de fazer com que uma organização funcione adequadamente.
Inclusive, o funcionamento adequado da organização está na delegação e administração de forças e talentos que o cerca, reconhecendo as competências da sua equipe e estimulando os resultados que ela produz.
Leader Coaching
Liderar uma equipe é um desafio, afinal, um líder precisa ter competências comportamentais e técnicas para conduzir e impulsionar um time. Se você é novo em um cargo de gestão, pode contar com leader coaching, ou coaching executivo.
Como já falamos em outra ocasião, o coaching é um treinamento para capacitar e potencializar as competências de um indivíduo ou a equipe de uma instituição. Sendo assim, o leader coaching, voltado para indivíduos em cargos de liderança, como gestores, chefe, gerentes e supervisores, estimula a capacidade e aptidão para implantar processos e planejamento estratégico para otimizar o trabalho da equipe.
Com o coach executivo (o preparador), o líder terá competência para desenvolver ações que tragam eficiência e redução de gastos na empresa, sem prejudicar a equipe.
Ferramentas de gestão
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