Conecte-se ao empreendedorismo

O que é a CNAE?

Tempo de Leitura: 2 minutos
imagem padrao
ERP completo +  Conta PJ Integrada + Maquininha Stone com mensalidade zero

Supere seus concorrentes com a Gestão Integrada

Organize suas finanças e aumente suas vendas, tudo em um só lugar!

A CNAE é um assunto que, à primeira impressão, chega a assustar o pessoal que está pensando em abrir o próprio negócio. São dúvidas demais e explicações de menos. Certo? Então chegou a hora de acabar com esse problema.

Afinal, o que é a CNAE?

A CNAE, ou Classificação Nacional de Atividades Econômicas, é uma classificação que existe para padronizar as atividades econômicas desempenhas ao redor do país, facilitando a fiscalização pelos órgãos nacionais de administração tributária. Qualquer atividade exercida por agentes econômicos focados na produção de bens e serviços, necessitará de um código CNAE.
O objetivo principal é uniformizar os códigos de cada atividade econômica, bem como os critérios de enquadramento utilizados pelos órgãos administradores. Em outras palavras, significa dizer que se uma empresa localizada no Paraná e uma empresa localizada no Mato Grosso tiverem a mesma atividade, elas terão o mesmo código CNAE.

Encontrando a CNAE correta para a sua empresa

Escolher a classificação correta para a sua empresa é muito importante para evitar que as atividades que a empresa desempenha estejam fora do escopo principal no negócio. Para descobrir o CNAE da sua empresa, você deverá consultar a tabela CNAE de atividades econômicas e de atividades econômicas secundárias.

A tabela está disponível na página CNAE-Fiscal, através do site www.cnae.ibge.gov.br. Para começar o processo de escolha, clique em “Estrutura” (ao lado de “Pesquisa”) e você terá acesso à primeira divisão de atividades.

A partir do momento em que você escolher o código da atividade principal da sua empresa, você vai especificar cada vez mais, sempre do código das atividades mais genéricas para as mais específicas. Por exemplo, digamos que você possua uma fábrica de doces artesanais: primeiro você vai procurar o código CNAE de fabricação de doces, e depois o de doces artesanais. A partir daí, se houver atividades mais específicas ainda que se enquadrem no seu negócio, você deve selecionar. Dessa forma você evita de realizar alguma operação sem autorização específica.

É importante que você mantenha as suas informações sempre atualizadas e que procure ajuda especializada para evitar qualquer problema ou contratempo que possa gerar problemas futuros e multas.

Fique de olho!

Redator vhsys

Explorando os textos no vhsys: potencialize sua comunicação com conteúdos envolventes, destacando-se na plataforma com textos eficazes e impactantes

2 respostas

    1. Olá, Marcos! Como vai?
      Que bom que você gostou do nosso conteúdo!
      Assine a nossa newsletter você para ficar por dentro das novidades aqui do nosso blog ?

      Até mais!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sistema de gestão online

Preencha os dados para iniciar
seu teste grátis de 7 dias no ERP vhsys.

Sistema de gestão online

Experimente grátis por 7 dias!