Fique por dentro das últimas novidades no ambiente empresarial
Gestão do Negócio

O que é a CNAE?

A CNAE é um assunto que, à primeira impressão, chega a assustar o pessoal que está pensando em abrir o próprio negócio. São dúvidas demais e explicações de menos. Certo? Então chegou a hora de acabar com esse problema.

cnae o que e

Afinal, o que é a CNAE?

A CNAE, ou Classificação Nacional de Atividades Econômicas, é uma classificação que existe para padronizar as atividades econômicas desempenhas ao redor do país, facilitando a fiscalização pelos órgãos nacionais de administração tributária. Qualquer atividade exercida por agentes econômicos focados na produção de bens e serviços, necessitará de um código CNAE.
O objetivo principal é uniformizar os códigos de cada atividade econômica, bem como os critérios de enquadramento utilizados pelos órgãos administradores. Em outras palavras, significa dizer que se uma empresa localizada no Paraná e uma empresa localizada no Mato Grosso tiverem a mesma atividade, elas terão o mesmo código CNAE.

 

Encontrando a CNAE correta para a sua empresa

Escolher a classificação correta para a sua empresa é muito importante para evitar que as atividades que a empresa desempenha estejam fora do escopo principal no negócio. Para descobrir o CNAE da sua empresa, você deverá consultar a tabela CNAE de atividades econômicas e de atividades econômicas secundárias.

A tabela está disponível na página CNAE-Fiscal, através do site www.cnae.ibge.gov.br. Para começar o processo de escolha, clique em “Estrutura” (ao lado de “Pesquisa”) e você terá acesso à primeira divisão de atividades.

A partir do momento em que você escolher o código da atividade principal da sua empresa, você vai especificar cada vez mais, sempre do código das atividades mais genéricas para as mais específicas. Por exemplo, digamos que você possua uma fábrica de doces artesanais: primeiro você vai procurar o código CNAE de fabricação de doces, e depois o de doces artesanais. A partir daí, se houver atividades mais específicas ainda que se enquadrem no seu negócio, você deve selecionar. Dessa forma você evita de realizar alguma operação sem autorização específica.

 

lista cnaeÉ importante que você mantenha as suas informações sempre atualizadas e que procure ajuda especializada para evitar qualquer problema ou contratempo que possa gerar problemas futuros e multas.

Fique de olho!

Consultor VHSYS
Sobre o autor
Consultor VHSYS

deixe seu comentário

adicionar comentário
Cancelar

COMENTÁRIOS

Nenhum comentário neste post. Seja o primeiro!

Visualizar mais