Consulte a CNAE e regularize seu negócio

Consultor VHSYS

Consulte a CNAE e regularize seu negócio

Sua empresa está realizando todos os trâmites de maneira correta? Sabe qual a CNAE mais adequada ao seu negócio? Há muita burocracia envolvida na regularização de uma empresa e para que não ocorram problemas é importante encontrar a classificação certa da atividade de sua empresa. E é sobre a consultar a CNAE que falaremos neste artigo.

CNAE é a sigla para Classificação Nacional de Atividade Econômicas. Seu objetivo é padronizar, no âmbito do território nacional, todos os códigos relacionados ao ramo de atividade econômica desenvolvido e aos critérios de enquadramento usado pelos diferentes órgãos da administração tributária brasileira.

Por ser obrigatória, a falta ou uso incorreto pode acarretar problemas com a receita federal e Ministério do Trabalho. Isso porque é a partir da CNAE que serão determinados os impostos incidentes.

Aumente a produtividade da sua empresa com o sistema de gestão do VHSYS

Quem deve se enquadrar? Todos os agentes econômicos que trabalham com a produção e comercialização de bens e prestação de serviços. Empresas e órgãos público e privados, instituições sem fins lucrativos e mesmo trabalhadores autônomos devem ser enquadrados. E este é um dos primeiros itens a se definir na hora de abrir uma empresa.

Como calcular a CNAE?

Para encontrar o código ideal há um caminho bem simples a ser seguido. É necessário consultar a tabela CNAE e identificar qual o código das atividades primarias e secundárias desempenhadas por sua empresa. Acompanhe o exemplo:

  • Entre no site www.cnae.ibge.gov.br/ e acesse a CNAE-fiscal
  • Uma vez no site, clique em estrutura (na parte inferior direita)
  • Em seguida, escolha as opções relacionadas à atividade de sua empresa. A ordem é seção, divisão, grupo, classe e subclasse.

Por que a CNAE é importante?

A cnae indica quais atividades serão desenvolvidas para a empresa. Evitando problemas com a tributação e padronizando a classificação. A cnae deve constar no cartão CNPJ.

Evite que sua classificação seja inadequada. Consulte no site CNAE como está sua a sua classificação e, caso necessário, adeque-se.

Esperamos que este artigo tenha lhe ajudado. Alguma dúvida ou sugestão? Entre em contato conosco nos comentários. E compartilhe!

Receba conteúdos exclusivos em seu email e fique por dentro das últimas novidades no ambiente empresarial!

Consultor VHSYS
Sobre o autor
Consultor VHSYS

deixe seu comentário

adicionar comentário
Cancelar

COMENTÁRIOS

Nenhum comentário neste post. Seja o primeiro!

Visualizar mais
Rated 4.9/5 based on 11 avaliações