Uma empresa que não vende é uma empresa que não se desenvolve. No entanto, quando falamos em vendas, não pensamos em todo processo que ocorre por trás do “simples” ato de vender.
O que você vai encontrar?
TogglePara um departamento de vendas ser eficiente, há todo um treinamento para preparar e capacitar o time de vendas. Porém, separamos alguns pontos que necessitam de mais atenção na hora de treinar seu time. Confira!
O que considerar na aprendizagem?
Antes de começar o treinamento, é preciso ter em mãos os objetivos definidos com a equipe de vendas para trabalhar o potencial do seu time. Também é necessário conhecer as pessoas da sua equipe, seus pontos fortes e fracos para poder trabalhar suas competências e desenvolver outras novas e essenciais para o trabalho.
Conhecimento dos produtos
Além da técnica, a equipe de vendas deve estar afiada quando se trata do mais importante: os produtos e/ou serviços.
Claro, são muitas para serem digeridas tão rapidamente. Mas é importante incentivar sua equipe a pesquisar e estudar sobre os produtos e/ou serviços que a empresa oferta, para que a venda seja mais completa e rica de informações.
Avaliações
A equipe de vendas deve ser constantemente avaliada pelos gestores e treinadores para que possam sempre aprimorar suas técnicas e perceber seus próprios pontos fracos. Além disso, o tutor precisa acompanhar atentamente todos os processos do treinamento para analisar o desempenho dos novos funcionários e dar feedbacks importantes para o desenvolvimento e eficácia de seus trabalhos.
Treinamento de campo
Um treinamento eficiente não deve ficar só na teoria, é claro. Por isso, invista no treinamento prático para fixar o conhecimento a partir da vivência em situações reais da rotina comercial.
Transferência de conhecimento
Por último, devemos ressaltar a transferência de conhecimento para a equipe. É importante que gestores passem seus conhecimentos adiante para ter em mãos as boas práticas de vendas. Para isso, é necessário a implantação de gestão de conhecimento na empresa, para evitar que esse conhecimento adquirido se perca. Além disso, o trabalho de coaching ajuda que esses aprendizados sejam transferidos diariamente.
Ferramentas de gestão
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