Conecte-se ao empreendedorismo

Como emitir NFS-e em Campos dos Goytacazes-RJ?

Tempo de Leitura: 4 minutos
ERP completo +  Conta PJ Integrada + Maquininha Stone com mensalidade zero

Supere seus concorrentes com a Gestão Integrada

Organize suas finanças e aumente suas vendas, tudo em um só lugar!

Atualmente, em Campos dos Goytacazes, toda empresa que presta serviços precisa emitir notas fiscais de forma eletrônica. A NFS-e formaliza a prestação de serviço entre empresa e cliente, além de garantir o recolhimento correto de impostos.

As empresas que trabalham com prestação de serviços em Campos dos Goytacazes-RJ podem emitir NFs-e pelo sistema da prefeitura da cidade, ou então, por meio de sistemas de gestão empresarial, como o ERP da VHSYS.

Para ter acesso ao sistema de emissão do documento da prefeitura, é necessário que o empreendedor possua CNPJ e inscrição municipal.

Neste post, vamos explicar o que é a NFS-e, certificado digital e mostrar o passo a passo como emitir NFS-e em Campos dos Goytacazes. Confira!

Como emitir NFS-e em Campos dos Goytacazes?

Para que você possa emitir nota de serviço em Campos dos Goytacazes, é preciso fazer um cadastro no sistema da prefeitura. Nesta etapa você vai precisar da sua Inscrição Municipal e CNPJ.

Com esses documentos em mãos, siga os seguintes passos para a liberação de sua empresa para a emissão de nota fiscal eletrônica em Campos dos Goytacazes: 

1. Efetue o cadastro primeiramente no portal do GissOnline, entrando no portal clique na opção “Ativar acesso contribuinte”.

2. Preencha o formulário com os  seguintes dados: Inscrição Municipal, Nº do CNPJ / CPF.

Lembrando que esse processo só será possível se sua Inscrição Municipal estiver ativa, caso sua empresa não tenha a inscrição, entre em contato com seu contador.

Passo_2.1_Gissonline_VHSYS

3. Agora entre novamente no portal GissOnline, na área destinada aos “contribuintes que possuem acesso”, e digite seu login e senha. No seu primeiro acesso será necessário alterar a senha para uma de sua preferência e após isso preencha um cadastro com os dados da empresa.

4. Depois de finalizar o cadastro, faça o login novamente no portal,  clique no campo prestador e depois em AIDF/NFE > Solicitação de AIDF/NFS-e, preencha a solicitação para emissão de NFS-e. Após isso, você terá que aguardar o prazo para liberação do cadastro.

5. Após obter liberação da prefeitura para emissão de NFS-e, acesse o portal do Ginfes

6. Clique na opção “Acesso exclusivo prestador “, área destinada ao prestador de serviços, que poderá efetuar a emissão, consulta, substituição e cancelamento da NFS-e.

7. Fazendo o seu login no sistema você terá acesso a o menu, agora para emitir as NFS-e basta efetuar o cadastro com os dados da empresa clicando em “Manutenção” .

8. Concluindo os passos anteriores você já estará apto a emitir NFS-e! Para mais detalhes e passo a passo de como emitir NFS-e pelo sistema Ginfes, acesse o manual disponível no site do sistema.

Apesar do Ginfes ser uma opção gratuita, será necessário emitir manualmente cada NFS-e individual. Caso a empresa emita muitas notas fiscais, é possível automatizar e agilizar o processo utilizando um emissor de nota fiscal integrado a um sistema de gestão, como o ERP da VHSYS. 

Conheça o sistema de gestão empresaria VHSYS!

Posso emitir NFS-e via celular?

A prefeitura de Campos dos Goytacazes disponibiliza também uma versão móvel do sistema para que os empreendedores possam emitir NFS-e de qualquer lugar, utilizando dispositivos como Smartphones ou Tablets.

Para usar esse serviço, você só precisa entrar  no Sistema Ginfes Mobile do seu dispositivo e faça o login com a mesma senha que usa no computador.

Certificado digital

Em Campos dos Goytacazes , a nota fiscal pode ser emitida com o uso da senha de segurança, via portal do Ginfes.

Caso sua empresa tenha optado por um emissor de notas fiscais, é necessário possuir um certificado para lançar os documentos. Mas qual certificado usar para emitir NFS-e?

Para a emissão das notas fiscais no geral, o certificado utilizado é o e-CNPJ. Ele funciona como uma assinatura digital de pessoas jurídicas, que garante a autenticidade das informações, assim como a validade jurídica do documento. 

O e-CNPJ possui dois modelos: o A1 e A3. Entenda abaixo qual a diferença de cada um:

Certificado_digital_A1_A3_VHSYS

 Alguns fornecedores de sistema de gestão, como a VHSYS, oferecem certificados digitais com desconto ou até mesmo gratuitos. 

Emissor de nota fiscal de serviço

Acabamos de ver que para emitir nota fiscal de serviço em Campos dos Goytacazes é necessário cumprir alguns requisitos.

Apesar do serviço da prefeitura ser gratuito, não permite emitir um volume maior de notas fiscais de maneira agilizada. Para isso, é interessante utilizar um emissor de notas fiscais integrado a um sistema de gestão, facilitando todo o processo.

A emissão de NFS-e em um programa específico é muito mais vantajoso que o sistema da prefeitura. Veja abaixo alguns benefícios:

  • O armazenamento do documento é feito por 5 anos, como exige a lei;
  • Reduz seus espaços de armazenamento no escritório;
  • Além de NFS-e, pode emitir também demais tipos de notas como a NF-e e NFC-e;
  • É possível emitir o documento em lotes;
  • Entre outros. 

Além disso, várias empresas têm optado por um software de gestão com emissor de notas fiscais, pois além de emitir os documentos também fazem a gestão do estoque, vendas e financeiro da empresa, de maneira totalmente integrada. 

Dessa forma, a rotina é automatizada, aumentando a produtividade e eficiência do negócio. Além disso, as informações ficam centralizadas em um só lugar, podendo ser acessadas de qualquer lugar e hora, já que o sistema é online. 

O VHSYS é um sistema de gestão com emissor de NFS-e e demais tipos de notas fiscais integrado. Você pode conhecer todas as funcionalidades, testando gratuitamente o sistema. Aproveite! 

Redator vhsys

Explorando os textos no vhsys: potencialize sua comunicação com conteúdos envolventes, destacando-se na plataforma com textos eficazes e impactantes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sistema de gestão online

Preencha os dados para iniciar
seu teste grátis de 7 dias no ERP vhsys.

Sistema de gestão online

Experimente grátis por 7 dias!