Conecte-se ao empreendedorismo
Construa o futuro do seu negócio com economia!
Aproveite até 45% de desconto na Black Friday vhsys

Marketing interno e endomarketing: O engajamento começa internamente

Tempo de Leitura: 2 minutos
Marketing interno e endomarketing: O engajamento começa internamente
ERP completo +  Conta PJ Integrada + Maquininha Stone com mensalidade zero

Supere seus concorrentes com a Gestão Integrada

Organize suas finanças e aumente suas vendas, tudo em um só lugar!

Existe uma máxima dentro do meio empresarial que diz “O bem mais valioso de uma empresa são as pessoas” e ninguém dúvida disso. Ter uma ideia genial, estrutura técnica, investimento são elementos de um negócio, mas, sem uma equipe bem estruturada, motivada e que acredita no ideal da empresa todos esses elementos não serão suficientes para o sucesso da empresa.

Mas, avaliando o cenário interno, como é possível motivar o seu colaborador a comprar a ideia de produto ou serviço e torna-lo engajado com a sua empresa? É ai que o marketing interno e o endomarketing possuem um papel crucial.

Diferenças entre o endomarketing e marketing interno

O marketing interno e o endomarketing são ferramentas da comunicação organizacional, porém, existem diferenças entre elas.

Como o nome sugere, o endomarketing é o marketing voltado para dentro da empresa. Basicamente, o endomarketing se utiliza de técnicas e estratégias do marketing tradicional e aplica ações utilizadas no mercado externo, só que voltado para seus funcionários.

O que a empresa ganha com isso? Tudo! Um funcionário engajado que veste a camisa da empresa, acredita nos objetivos definidos e se sente completamente incluído nos propósitos dela. Imagine o impacto positivo de um funcionário motivado em comparativo a um funcionário que está ali apenas pelo salário? 🙂

Mas, se o endomarketing é basicamente o marketing aplicado dentro da empresa, o marketing interno é o que? É a forma que a empresa encontra para se comunicar com seu funcionário e desenvolver um relacionamento interpessoal com o mesmo.

Se no endomarketing o funcionário é visto do ponto de vista do cliente, no marketing interno a empresa tem como objetivo transforma-lo em colaborador. Pela comunicação interna e troca de informações, é possível adquirir feedbacks e envolver os colaboradores em etapas de testes de produtos e serviços e aperfeiçoa-los antes mesmo do seu lançamento, por exemplo.  O marketing interno também permite um relacionamento mais próximo entre colaborador e gerência.

Diferenças à parte, objetivos em comum

Um funcionário satisfeito, que acredita na filosofia da empresa, com certeza trabalhará com muito mais afinco, e esse é o objetivo das ações de endomarketing e marketing interno: Proporcionar um ambiente empresarial que encoraje seus funcionários a darem o melhor em questão de produtividade e compromisso com a empresa. Seja do viés de cliente interno ou colaborador, ambas as ações trarão benefícios para os dois lados.

Qualquer negócio seja de pequeno, médio ou grande porte, podem aplicar ações de endomarketing e marketing interno, basta adapta-las de acordo com a cultura da empresa, os resultados com certeza serão satisfatórios. Vale o teste!

Até a próxima 🙂

Redator vhsys

Explorando os textos no vhsys: potencialize sua comunicação com conteúdos envolventes, destacando-se na plataforma com textos eficazes e impactantes

experimente já

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sistema de gestão online

Preencha os dados para iniciar
seu teste grátis de 7 dias no ERP vhsys.

Sistema de gestão online

Experimente grátis por 7 dias!