Como as incubadoras de empresas movimentam o empreendedorismo

Fernando

Como as incubadoras de empresas movimentam o empreendedorismo

Surgidas na década de 50 nos Estados Unidos, as incubadoras são ferramentas de grande importância para o desenvolvimento de micro e pequenas empresas que ainda estejam iniciando suas operações.

De acordo com a Anprotec (Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores), atualmente existem 369 incubadoras de empresas em todo o Brasil, que reúnem cerca de 2.310 empresas incubadas.

Mas afinal, o que isso significa e quais as vantagens de ser “incubada”? Acompanhe em nosso artigo!

O que é uma incubadora de empresas?

Uma incubadora é uma organização que presta assistência para micro e pequenas empresas em seus primeiros estágios de vida.

O que uma incubadora oferece?

Ela oferece aos novos empresários espaços físicos ou virtuais compartilhados, orientação jurídica, gerenciamento de negócio, assessoria e consultoria em gestão, tecnologia e informações técnicas, suporte e treinamento profissional, procura de investidores-anjo, entre outros recursos necessários para o desenvolvimento de uma empresa.

Conheça o sistema de gestão empresaria VHSYS!

Para quem se destina?

Qualquer pessoa que tenha um projeto inovador e deseja abrir sua própria empresa pode participar de uma incubadora que, por sua vez, aceitam projetos apresentados por pessoa física (pesquisador/profissional que tem uma tecnologia e quer constituir sua própria empresa com um produto/serviço inovador), empresa existente consolidada que queira desenvolver um produto dentro de uma incubadora e uma nova empresa instituída por pessoa jurídica de base tecnológica.

Tipos de incubadora

As incubadoras são divididas por vários segmentos de importância no ecossistema de uma região, como:

  • Criação de empregos e riqueza
  • Revitalização da comunidade
  • Diversificação da economia local
  • Criação e retenção de negócios
  • Construção ou aceleração do crescimento de indústrias locais
  • Fomento à comunidade empreendedora
  • Comercialização de tecnologia

Vantagens de ser “incubada”

Por oferecerem uma grande diversidade de recursos, as incubadoras representam um suporte e auxílio para novas empresas, reduzindo as possibilidades de encerramento precoce das suas atividades.
Conseguir ser “incubada” significa ter acesso às melhores ferramentas de apoio empresarial para o desenvolvimento de um produto inovador, que converse com as necessidades da sociedade e tenha chance de crescimento no mercado.

Não deixe de utilizar uma ferramenta de gestão, como o sistema online de gestão empresarial VHSYS, um sistema completo que emite notas fiscais, gerencia seu estoque e permite o maior controle financeiro da sua empresa, entre outros recursos para o sucesso do seu negócio. Experimente grátis!

Receba conteúdos exclusivos em seu email e fique por dentro das últimas novidades no ambiente empresarial!

Fernando
Sobre o autor
Fernando
Formado em Marketing e Coordenador de Marketing de Conteúdo na VHSYS.

deixe seu comentário

adicionar comentário
Cancelar

COMENTÁRIOS

Nenhum comentário neste post. Seja o primeiro!

Visualizar mais
Rated 4.9/5 based on 11 avaliações