Conecte-se ao empreendedorismo

O que é e como fazer a Limpeza de Cache?

Tempo de Leitura: 4 minutos
Limpeza de Cache
ERP completo +  Conta PJ Integrada + Maquininha Stone com mensalidade zero

Supere seus concorrentes com a Gestão Integrada

Organize suas finanças e aumente suas vendas, tudo em um só lugar!

Quem usa a internet ou então softwares virtuais, como um sistema de gestão online, pode se deparar com algumas dificuldades inesperadas durante a navegação: lentidão no carregamento das páginas; as atualizações não serem mostradas e o navegador apresentar ações diferentes das que são padrão – como alguns campos não serem exibidos no preenchimento de formulários ou então que as informações cadastradas sejam apagadas ao salvar os arquivos. Alguns desses problemas podem ser resolvidos com uma simples limpeza de cache.

Você sabe o que é isso e qual a importância de se realizar esse processo com frequência? Confira este artigo e tire suas dúvidas:

O que é memória cache e para que ela serve?

Quando você utiliza a internet, seu navegador (Chrome, Firefox, Opera, Edge, Safari, etc) guarda vários dados das páginas acessadas para agilizar seu carregamento no próximo acesso. Em vez de carregar cada elemento do endereço, informações como fotos e respostas de formulários ficam registrados em uma memória temporária.

Desta forma, ao acessar novamente a página, essas informações não precisam ser baixadas novamente. O navegador vai buscar na memória cache os dados armazenados e assim tornar o carregamento desta página mais rápido.

Como isso afeta negativamente a navegação?

Apesar de tornar a navegação mais ágil, este acúmulo de dados pode ocasionar efeitos indesejáveis quando em excesso. Esses registros podem se embaralhar, tornando a utilização da internet mais lenta, além de não mostrar as atualizações feitas na página e expor o computador ou dispositivo ao ataque de vírus, pois os arquivos infectados podem ser baixados junto com os elementos armazenados da página. Como dito anteriormente, vários erros podem ocorrer no preenchimento de formulários, dificultando ainda mais o registro de informações e o uso de softwares online.

Quanto mais dados são guardados na memória cache, mais tempo leva para o sistema interpretar cada informação. Isso pode gerar todos os problemas descritos no parágrafo anterior. Ao realizar a limpeza no computador ou dispositivo, esses arquivos são excluídos e o sistema pode trabalhar mais rapidamente.

Conheça o sistema de gestão empresaria VHSYS!

Como fazer a limpeza de cache:

Para limpar a memória cache do seu computador, é possível escolher duas opções. Um atalho rápido para fazer essa operação, que costuma ser comum entre os browsers, é clicar Ctrl + F5 ou Shift + F5. Esse simples comando pode resolver alguns problemas, pois ele faz a limpeza da sessão atual. No entanto, para fazer uma limpeza completa, você deve seguir alguns procedimentos.

Atenção: esses passos variam conforme o navegador utilizado e a versão instalada no seu computador. Por isso, escrevemos os caminhos mais comuns para realizar a limpeza de cache.

1 – Com o seu navegador aberto, procure o menu central e então as opções Configurações, Histórico, Avançado ou Privacidade e Segurança. Esta categoria pode ser acessada em alguns navegadores usando o atalho Ctrl + Shift + Del;

2 – Nesses itens, procure o campo Limpar Dados de Navegação. Neste espaço, em alguns navegadores você pode definir a data que deseja remover as informações: desde a última hora navegada (sessão atual) ou todo o histórico;

3 – Agora você deve selecionar as opções Conteúdo da Web em Cache, Imagens e Arquivos Armazenados em Cache, Limpar Dados de Navegação ou similares para realizar a limpeza. Em alguns navegadores é possível escolher quais itens devem ser limpados.

4 – Então clique no botão Limpar Dados de Navegação, ou similares, na parte inferior da página e conclua o processo.

No caso de algumas versões do navegador Mozilla Firefox é possível limitar a quantidade de dados armazenados neste modelo. Nessa mesma aba, procure pela opção relacionada à gerenciamento automático de cache e escreva um número para esse campo. Cuidado ao definir esse valor, pois, como dito no texto, a memória em cache é importante para agilizar o carregamento das páginas de internet. Ou seja, estipular um número muito baixo irá prejudicar a experiência de navegação.

Faça a limpeza de cache e melhore sua experiência com o VHSYS

Com visto no artigo, uma operação simples como a limpeza de cache pode evitar vários problemas de navegação na sua internet, e até interferir na utilização de sistemas de gestão online como o VHSYS.

Caso seu software apresente lentidão, não atualização das informações, falta de campos de cadastro ou falha ao salvar os dados, primeiramente siga os passos descritos neste texto para fazer a limpeza de cache e tente realizar o processo novamente. Isso poderá economizar seu tempo, pois com apenas alguns cliques sua navegação em geral poderá retornar à qualidade padrão.

Mas, se a situação não for resolvida ou para outras questões, conte com o suporte da VHSYS. Nossa equipe é treinada para sanar suas dúvidas com profissionalismo e qualidade, seja via chamado ou por telefone. Também disponibilizamos manuais e tutoriais práticos para auxiliar ainda mais no uso do software. Todos esses serviços são gratuitos e ilimitados ao contratar o sistema de gestão.

O VHSYS é um sistema voltado para micro e pequenas empresas, com funcionalidades para tornar sua gestão mais eficiente e facilitar a realização dos processos administrativos. Faça emissão de notas fiscais e boletos, fluxo de caixa, contas a pagar e receber, giro de estoque, cadastro de produtos, serviços recorrentes e muitas outras operações – tudo no mesmo software!

Experimente grátis o sistema VHSYS e potencialize a gestão da sua empresa!

Redator vhsys

Explorando os textos no vhsys: potencialize sua comunicação com conteúdos envolventes, destacando-se na plataforma com textos eficazes e impactantes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sistema de gestão online

Preencha os dados para iniciar
seu teste grátis de 7 dias no ERP vhsys.

Sistema de gestão online

Experimente grátis por 7 dias!