Segurança Digital: Saiba como se proteger de ciberataques
Fique por dentro das últimas novidades no ambiente empresarial
Inovação e Tecnologia

Saiba como se proteger de ciberataques

Saiba como se proteger de ciberataques

A segurança das informações trocadas na internet ainda preocupa muita gente. A maioria dos serviços disponíveis que facilitam a nossa vida, de uma forma ou outra, coletam e armazenam dados pessoais dos seus usuários. E, mesmo com essa desconfiança, cresce cada vez mais o número de pessoas que fazem suas operações bancárias no ambiente online, usando senhas e vendo relatórios financeiros particulares.

Com tanta gente utilizando os serviços virtuais, também aumenta o número de crimes realizados neste espaço. Indivíduos mal intencionados podem burlar os sistemas de segurança dos sites, plataformas e computadores para se apoderar de dados pessoas dos usuários, podendo até pedir resgate para devolvê-los (como no caso dos ransomwares).

Diversos casos de crimes virtuais são divulgados com frequência na mídia: desde um mega ataque que atingiu quase 100 países com o ransomware WannaCry em maio deste ano, sequestro de filmes de grandes produtoras cinematográficas e divulgação de e-mails entre seus superiores a, inclusive, denúncia de um site que estaria disponibilizando telefone, endereço e CPF de inúmeros brasileiros.

Empresas de diversos segmentos, desde bancos a hospitais, são alvos desses ataques virtuais. Por isso, eles precisam de atenção redobrada na hora de proteger suas informações no ambiente online. Infelizmente, não há uma solução perfeita contra essas ameaças, porém algumas medidas podem ser tomadas para se defender deste tipo de crime.

Confira agora algumas dicas para se proteger de ataques virtuais e prevenir o roubo de seus dados:

Antivírus

Parece senso comum, mas muitas pessoas ainda esquecem ou subestimam a importância de um bom antivírus na proteção do seu computador. Ele é o guardião do seus dados, identificando, apontando e eliminando boa parte das ameaças. No entanto, não basta apenas instalar, é preciso atualizá-lo constantemente, pois novos e modificados vírus são criados todos os dias. Tenha sempre a última versão do seu antivírus.

Atualizar seu sistema operacional

Também é importante atualizar seu sistema operacional. As empresas buscam constante aprimoramento de seus serviços e módulos de segurança para combater novas ameaças. Entretanto, no caso do ataque WannaCry, o vírus atingiu somente os computadores que não tinham a última atualização – pois a desenvolvedora já havia identificado o ransonware e criado mecanismos para impedir sua ação.

Faça back ups

Sempre tenha cópias dos seus arquivos em outras mídias onlines e/ou físicas para evitar perdê-los em ataques, seja de malwares (software maliciosos) ou ransomwares. Assim, caso seu computador ou dispositivo seja infectado, você ainda terá acesso ao seus documentos.

E-mails e links suspeitos

É uma tática antiga, mas que ainda atinge muita gente. Cuidado com links enviados via e-mail, aplicativos de conversação, redes sociais e outras formas de comunicação, que podem ser entradas de vírus. Desconfie de promoções muito vantajosas, serviços grátis ou ainda de melhorias em redes sociais. Muita atenção ao baixar programas: faça sempre a varredura do arquivo com seu antivírus e verifique a extensão dos documentos (como .doc e/ou .txt para textos. Geralmente os vírus vêm nas extensões .exe, .vbs e .scr)

Aumente a produtividade da sua empresa com o sistema de gestão do VHSYS

Senhas

Sim, é difícil memorizar tantos códigos. No entanto, diversificar suas senhas dificulta o trabalho das pessoas mal intencionadas. Crie sequências utilizando também números, letras maiúsculas e caracteres especiais para aumentar a segurança.

Navegação na internet

Cuidado em usar computadores não pessoais, ainda mais em lugares públicos como lan houses e universidades. Faça sempre o término do acesso (log out) de redes sociais e contas para que outros não tenham acesso aos seus perfis. Durante a navegação, observe se o site é seguro – se há um símbolo de cadeado na barra de endereços do site e o início “https://”. Possivelmente, devido aos protocolos de segurança dos navegadores, uma mensagem de aviso será exibida em sites suspeitos.

Uso do Wi-Fi

Apesar de muito cômodo e apreciado, uma rede wi-fi pública pode ser um perigo para seus dados. Para que eles não sejam interceptados, primeiro verifique se a rede é verdadeira, pois muitos criminosos criam conexões falsas com o nome dos lugares para “fisgar” suas vítimas. Pergunte o nome e o IP, se preciso, antes de se conectar. Confira também a segurança dos sites navegados (como descrito no item acima) e dê preferência ao 3 ou 4G para acessar informações bancárias. Outra dica é desativar os serviço de compartilhamento de arquivos, recurso que facilita a troca de documentos entre dispositivos pela a mesma rede.

Alguns especialistas também recomendam baixar um aplicativo VPN (ou Rede Virtual Privada, traduzida do inglês), uma ferramenta que protege os dados por meio de criptografia.

Suporte profissional

Ainda mais em empresas, é necessário ter ajuda profissional para socorrer casos específicos e orientar os funcionários sobre boas práticas de utilização da internet e dos sistemas. Um empregado pode, sem saber, permitir que a rede toda seja contaminada por um vírus. Por isso, é importante fazer um alinhamento sobre segurança com a equipe. Contrate bons técnicos e siga suas indicações.

Proteja os dados de sua empresa

A confidencialidade de seus dados deve ser priorizada pelos softwares que você utiliza. Pensando nisso, o sistema de gestão online VHSYS usa os processos de segurança também empregados por bancos. Assim, seus dados das áreas financeira, vendas, faturamento, estoques e outras operações ficam seguros.

O software é compatível com o certificado digital A1, um documento eletrônico que permite, com segurança, a troca de informações na internet para pessoas físicas e jurídicas.

Faça uma experiência grátis com o nosso sistema e descubra como ele pode deixar a gestão da sua empresa mais eficiente.

Rosana Moraes
Sobre o autor
Rosana Moraes
Assistente de Marketing de Conteúdo na VHSYS. Formada em Jornalismo pela PUCPR, com especialização em Mídias Digitais pela Universidade Positivo.

deixe seu comentário

adicionar comentário
Cancelar

COMENTÁRIOS

Nenhum comentário neste post. Seja o primeiro!

Visualizar mais

Espere, não vá ainda!

Informe seu nome e e-mail e receba um teste gratuito.