Gerenciar remotamente, é possível?

Consultor VHSYS

Gerenciar remotamente, é possível?

Tradicionalmente a gestão de negócio é feita pelo dono da empresa, ou sócio, que mantém o controle de todos os processos e orienta a equipe em suas atividades mais cotidianas. Porém, a realidade é que por vezes as demandas e organização da empresa, não permite que o gestor esteja presente a todo momento. Cuidar de questões pontuais como burocracia, prospecção de clientes, negociação com fornecedores e outros fatores podem fazer com que adotar mecanismos e ferramentas de gestão remota sejam mais proveitosas.

Este é o tema do artigo que você está lendo. Acompanhe!

O que é gestão remota?

Como as palavras deixam prever, a gestão remota é um tipo de gerenciamento em que o trabalho dispensa a presença física do gestor. Desse modo, o trabalho remoto é mediado por ferramentas online, por exemplo.

Aumente a produtividade da sua empresa com o sistema de gestão do VHSYS

Como aplicar?

Para que a gestão remota funcione é necessário tirar proveito das ferramentas disponíveis, a internet está aí para isso. Do mesmo modo, os smartphones e tablets também podem ajudá-los a estabelecer rotinas aproximadas entre a equipe, ainda que distantes geograficamente.

Integrar toda a equipe, setores e deixá-los cientes sobre os processos da empresa é imprescindível. Para isso, um sistema de gestão faz a diferença. Por meio dele é possível que toda a equipe acompanhe o desenvolvimento das atividades. Ele também dá ao gestor uma visão panorâmica do negócio, auxiliando a tomada de decisões mais acertadas. Leia um pouco mais sobre isso neste artigo.

Reuniões presenciais

Estabeleça reuniões presenciais onde os processos sejam discutidos, avaliados e repensados coletivamente. O encontro presencial ajuda a manter os laços afetivos entre a equipe, elemento principal para um bom trabalho.

Comemore as conquistas

O trabalho é remoto, as comemorações devem ser presenciais. Reunir-se apenas para comemorar o bom trabalho feito, e os bons resultados ajuda a motivar os funcionários, facilitando a gestão remota.

Autonomia

Quando um gestor opta pela gestão remota ele precisa entender que nem todas as questões e decisões ficarão sob sua responsabilidade. Saber delegar é um fator importante para o sucesso desse modelo de gestão. Converse com seu time e decida em que áreas e qual o nível de autonomia que cada um possui. Estabeleça critérios bem definidos, assim fica mais fácil identificar falhas e corrigi-las.

Com o avanço das tecnologias, cada dia é mais claro a necessidade de reinventar a maneira de fazer as coisas. A gestão remota vem nesse sentido, de renovar o modo de se gerenciar equipes. Pode ser uma saída para empresas iniciantes ou pequenas. Basta aproveitá-la.

Deixe seu comentário!

Fique por dentro das ultimas novidades no ambiente empresarial

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Consultor VHSYS
Sobre o autor
Consultor VHSYS