Pensando em abrir uma franquia? Conheça as etapas do processo e entenda como evitar problemas na hora da firmar o contrato.
O que você vai encontrar?
ToggleO que é uma franquia?
Por franquia se entende uma modalidade de negócio comercial, que envolve a oferta de serviços ou produtos, sob condições estabelecidas em contrato por um franqueador e um franqueado. Em suma, as franquias envolvem a concessão de direito de uso de : marca, produto ou serviço, tecnologia e consultoria operacional
O franqueador é quem detêm os diretos de marca, o responsável por idealizar e formator o negócio, O Franqueado, investe dinheiro próprio e adere à uma rede já estabelecida e precisa cumprir com os padrões determinados e supervisionados pelo franqueador.
O grande ponto das franquias é a parceria que se estabelece entre as partes. Por isso, antes de investir seus recursos, é necessário ter uma visão geral dos aspectos que envolvem o negócios, suas possibilidades e desafios.
Quais os procedimentos para abrir uma franquia?
Pesquise
Antes de abrir qualquer negócio é preciso conhecer o mercado, pesquise sobre as marcas que mais lhe interessam. Verifique se na sua área há espaço para esse tipo de negócio, tente encontrar uma brecha, você pode explorar a falta de oferta de restaurantes num determinado bairro, por exemplo.
Você pode visitar diferentes franquias e conversar com os franqueados, assim é mais fácil ter uma visão panorâmica do mercado, identificando em que área você terá mais chances de sucesso.
Planejamento
Durante esses procedimentos é preciso ir construindo seu plano de negócios. É necessário entender que objetivos você pretende e como consegui-lo. Elenque prioridades, um bom sistema, software de gestão, pode facilitar e muito seu processo.
Inscreva-se
Em muitos casos para manifestar interesse é preciso preencher uma ficha de cadastro, online, a marca avaliará seu perfil. Muitas perguntas ajudam a entender se os perfis e interesses convergem.
Converse
Se a marca entender que você tem um perfil adequado, uma reunião será marcada. Então, vocês discutirão os pontos relevantes. Algumas perguntas podem te ajudar nesse momento, confira com o representante da marca qual a estrutura necessária para o negócio, peça a ele para explicar e se o negócio é afetado pela sazonalidade e ainda, como a empresa pretende crescer e se posicionar durante o ano.
Fechando o contrato
Depois de avaliar minuciosamente o contrato, verifique se todos os pontos estão claros e descritos. Embora esses contratos, em geral, sejam pré-formatados, sempre há pontos que podem ser discutidos para se adequar aos parceiros atuais. A taxa de franquia é paga nesse momento, fique atento.
Bom negócio
Depois de assinado o contrato é necessário realizar todos os trâmites para que a nova empresa esteja efetivamente legalizada. Cumpridas as exigências legais, fiscais e trabalhistas é chegado o momento do treinamento e, posteriormente, da abertura do negócio.
Este artigo ajudou?
Comente!