Conecte-se ao empreendedorismo

As melhores e mais baratas franquias para investir

Tempo de Leitura: 5 minutos
franquias baratas
ERP completo +  Conta PJ Integrada + Maquininha Stone com mensalidade zero

Supere seus concorrentes com a Gestão Integrada

Organize suas finanças e aumente suas vendas, tudo em um só lugar!

Muitas pessoas sonham em se tornar donas de um negócio, mas não fazem ideia de onde começar. Se você é uma dessas pessoas que tem espírito empreendedor e ainda tem dúvidas sobre o que fazer primeiro, adquirir uma franquia barata pode ser a solução.

Uma franquia de baixo custo é uma das maneiras mais fáceis de se tornar um empreendedor, pois possibilita começar um negócio sem precisar de muita burocracia como é ao iniciar uma empresa do zero. 

Neste post separamos algumas das melhores e mais baratas franquias para te ajudar a escolher o seu novo empreendimento. Confira!

O que é franquia?

A franquia é um tipo de negócio ou distribuição em que o proprietário (franqueador ou criador da marca) concede a outras pessoas ou grupo de pessoas (franqueados) o direito de operar a unidade vendendo produtos ou prestando serviços, usando o sistema do franqueador.

O direito de franquia está presente no Brasil desde 1950 e ainda é um investimento que atrai muita gente pela sua consistência. Com essa estratégia, algumas empresas conseguem expandir seus negócios para diversas regiões.

Além disso, o franqueado consegue empreender com um modelo de negócio pronto, sem ter que passar pelos desafios iniciais, como escolher produtos ou fornecedores.

Como funciona uma franquia?

As melhores e mais baratas franquias para investir

O modelo de franquia é uma parceria em que tanto o franqueado como o franqueador saem ganhando. Por isso, é importante fazer várias análises sobre a empresa antes de investir em uma franquia, para garantir que é um negócio seguro e que não te trará dores de cabeça no futuro.

Ao se tornar um franqueado, você terá diversas regras que devem ser seguidas para o bom funcionamento do negócio. Até porque, a unidade em operação seguirá um modelo testado, que diminuirá os riscos do negócio, tornando-o escalável.

A Lei de franquia L13966, que dispõe sobre o contrato de franquia

empresarial (franchising ), esclarece detalhadamente como deve funcionar a franquia, além de  orientar sobre o documento circular de oferta de franquia (COF).

O COF é uma espécie de manual para que o interessado possa compreender melhor a franquia e se esse é o modelo de negócio que quer empreender.

Nele, há detalhes específicos da franquia, como renovação e quantidade de treinamentos em que o franqueador irá disponibilizar para o bom funcionamento da unidade.

Um franqueador não pode fechar com o franqueado a menos de 10 dias do recebimento da COF. Caso seja antes, o contrato pode ser anulado.

No modelo de franquia normalmente existem quatro critérios principais de custos que devem ser considerados. São eles:

Taxa de franquia

Quase todas as oportunidades de franquia exigem que os franqueados do negócios paguem uma taxa única (ou também na renovação do contrato) no momento da assinatura do contrato. 

Essa taxa é o valor arrecadado pelo franqueador que corresponde ao uso que o franqueado faz da marca. Inclui os gastos com a implementação, suporte, treinamento inicial e outras ações que precisam ser realizadas para o início da atividade como franquia.

Royalties

Os royalties são os valores cobrados mensalmente para utilização da marca. 

Podem ser cobrados de formas diferentes, como um valor fixo, que independente do andamento da franquia (lucrando ou não), será aquela taxa fixa ou também um percentual sobre faturamento.

Nessa última forma, normalmente, há um valor mínimo. 

Taxa de propaganda

É um fundo que a franqueadora gerencia para investir em marketing que beneficie todos que estão no ecossistema da marca. Essa é uma das grandes vantagens do modelo de franquia.

Também pode ser um valor fixo ou um percentual no faturamento da unidade.

Investimento inicial ou capital para instalação

Seu investimento inicial inclui os materiais, mão de obra e recursos necessários para iniciar as atividades da franquia. 

Embora o valor inicial seja considerado baixo, é importante ressaltar que uma franquia de baixo custo exige a mesma dedicação e cuidado que qualquer outra franquia em outras modalidades.

Capital de giro

O capital de giro é o dinheiro que você precisa para manter o seu negócio em atividade.

Ao comprar uma franquia, você precisará criar uma previsão de fluxo de caixa para determinar quanto dinheiro você espera ganhar e quando poderá realmente ganhar. 

É claro que seu investimento pode acabar não cobrindo os pagamentos contínuos para manter a operação do negócio. Por isso, é importante planejar com cuidado para não precisar recorrer a empréstimos para cobrir suas despesas.

Além disso, desde que o franqueado tenha direitos de franquia, as taxas serão cobradas regularmente. Em troca desses pagamentos, os franqueados receberão suporte contínuo, como assistência de marketing e oportunidades de treinamento contínuo.

Vantagens e desvantagens de abrir uma franquia

Assim como todo negócio, as franquias também possuem suas vantagens e desvantagens.

Veja abaixo as principais vantagens de investir em uma franquia:

  • Redução de risco;
  • Produtos e sistemas padronizados;
  • Fornecedores homologados;
  • Sistemas financeiros e contábeis padronizados;
  • Supervisão e consultoria disponíveis;
  • Programas de publicidade nacionais e locais (dependendo da franquia);
  • Publicidade padronizada;
  • Embalagens e uniformes padronizados;
  • Pesquisa e desenvolvimento contínuos;
  • Assistência financeira;
  • Orientação para seleção de local;
  • Manual de operações fornecido;
  • Treinamento de reciclagem constantes;
  • Assistência de vendas e marketing.

Entre as principais desvantagens de abrir uma franquia estão as seguintes:

  • Divisão contínua de lucros;
  • O mau desempenho de outros franqueados pode afetar a reputação de sua franquia;
  • Controle sobre onde você opera, os produtos que vende e os fornecedores que usa;
  • Seguir regras e não ter tanta flexibilidade para administrar o negócio da forma que quer;
  • Pouco espaço para a criatividade;
  • Um contrato vinculativo (normalmente de 3 a 5 anos);
  • Os problemas do franqueador também são seus problemas.

Cuidados ao abrir uma franquia

Não há nenhuma dúvida de que comprar a franquia certa no momento certo pode ser uma oportunidade de negócio fantástica pelos motivos que já citamos acima.

Mas precisamos deixar alguns alertas para que você não meta os pés pelas mãos. Por isso, listamos alguns cuidados na hora de escolher a franquia ideal para você.

Confira!

Investigue a franquia

Antes de decidir assinar o contrato com uma franquia, faça algumas pesquisas básicas do Google. 

Veja se a empresa tem problemas jurídicos, reclamações nas plataformas digitais, qual a reputação atual da franquia e se passou por problemas financeiros. 

Assim, você será capaz de determinar se será um bom negócio ou não, e se ocasionalmente a tendência daquela marca é ter algum problema.

Documentação

Para evitar problemas futuros, sempre verifique se a franquia está devidamente regulamentada e se não há documentos  faltando.

A lei está do seu lado. Não prossiga com a assinatura se desconfiar que há alguma irregularidade. Só assine a documentação após ter certeza que está tudo em ordem, mesmo que estejam pressionando você para assinar antes do prazo determinado. 

Metas surreais

O planejamento para escalar a unidade deve ser algo alcançável e baseado em estudos sólidos. Se for algo surreal, fique atento. 

Se essas as métricas forem desequilibradas, provavelmente há algo errado. Veja se o franqueador muda constantemente as metodologias e como isso reflete nos outros franqueados.

Alta rotatividade de franqueados

Verifique como anda a rotatividade dos franqueados. Analise nos últimos 3 meses quantos foram os franqueados que deixaram o sistema.

Isso já pode apontar algum possível problema. O ideal seria conversar com alguns desses franqueados que deixaram a rede para entender melhor o funcionamento e se a assinatura será viável ou não.

Franquias baratas para investir

De acordo com a Associação Brasileira de Franchising (ABF), as microfranquias são as que possuem um investimento inicial de até R$ 90 mil, valor que é revisado periodicamente.

Por isso, separamos uma lista com as 10 maiores microfranquias em 2020, de acordo com a ABF:

  • Pit Stop Skol
  • Kumon
  • Acqio
  • Ceopag
  • Ceofood
  • Maria Brasileira
  • Touti
  • Lava E Leva Lavanderia
  • Solarprime
  • É Seguro Corretora

As franquias baratas podem ser a oportunidade que faltava para abrir o seu negócio, principalmente se você é um empreendedor iniciante. Além de contar com o reconhecimento de uma marca já consolidada, terá o apoio do franqueador.

Como todo negócio, entrar em um sistema de franquias requer muito trabalho, o risco sempre vai existir. E o fato de você entrar em uma rede de franquias com a marca que tem uma base sólida, não garante um resultado 100% positivo. 

Mas a probabilidade de dar certo é maior do que em um negócio independente. Ao escolher a franquia, certifique-se de que o investimento gere retornos saudáveis e as despesas de acordo com o previsto.


E aí, você pensa em ser um franqueado ou já tem uma franquia? Deixe aqui nos comentários!

As melhores e mais baratas franquias para investir
Magda Pimenta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sistema de gestão online

Preencha os dados para iniciar
seu teste grátis de 7 dias no ERP vhsys.

Sistema de gestão online

Experimente grátis por 7 dias!