Conecte-se ao empreendedorismo

O que fazer quando há falta de dinheiro no caixa?

Tempo de Leitura: 5 minutos
Cluster Serviços Financeiros_ O que fazer quando dá falta de dinheiro no caixa_
ERP completo +  Conta PJ Integrada + Maquininha Stone com mensalidade zero

Supere seus concorrentes com a Gestão Integrada

Organize suas finanças e aumente suas vendas, tudo em um só lugar!

Falta de dinheiro no caixa é um problema que, muitas vezes, os gestores e empreendedores se vêem sem saber o que fazer para resolver.

Isso porque, é muito mais fácil lidar esforços com medidas preventivas para que não haja esse tipo de problema, do que para consertá-lo

Como acontece a falta de dinheiro no caixa?

A falta de dinheiro no caixa é considerado um problema com graves consequências para qualquer negócio. 

Uma das principais causas da falta de dinheiro no caixa é o controle financeiro inadequado. Afinal, quando os empresários não têm um plano financeiro claro e não monitoram de perto as suas despesas e receitas, a visão de negócio fica muito comprometida.

Neste caso, essa negligência com o controle financeiro gera problemas de fluxo de caixa, onde a empresa não tem dinheiro suficiente para pagar suas contas e salários.

Outra causa para a falta de dinheiro em caixa é a falta de pagamento pelos clientes. Neste caso, o ideal é que a empresa não dependa financeiramente de alguns clientes em específico e, novamente, mantenha o controle das finanças em dia.

Ter problemas com fornecedores também podem levar à falta de dinheiro no caixa. Afinal, esse fator influencia diretamente os bens e/ou serviços que a empresa precisa operar, levando a atrasos e despesas adicionais. 

Para além desses fatores, existe a gestão de estoque que pode levar à falta de dinheiro no caixa. Mas, por que? É simples, o estoque pode manter muito dinheiro parado.

Se a gestão de estoque não é eficiente, a empresa pode manter muito estoque em mãos, sem conseguir movimentar seu capital e, consequentemente, não conseguir de volta o investimento feito nesses materiais.

Neste sentido, isso pode levar a falta de dinheiro em caixa.

Como você pôde notar, é importante que a empresa tenha um plano financeiro claro e uma boa gestão financeira para evitar furos no caixa. 

Mas, para aqueles que ainda não monitoram regularmente o fluxo de caixa, o que fazer quando existe a falta de dinheiro em caixa? Separamos alguns passos para te ajudar!

O que fazer quando dá falta de dinheiro no caixa?

Primeiro de tudo, ao perceber que está com falta de dinheiro no caixa, saiba que é importante agir rapidamente para evitar que o problema se agrave. 

Separamos algumas dicas sobre o que se pode fazer nessas situações:

Faça uma análise financeira

O primeiro passo é fazer uma análise financeira para identificar as principais causas do problema. 

Essa análise precisa incluir a identificação de gastos excessivos, quais contas estão em atraso, qual redução de receitas ou qualquer outro fator que possa estar impactando o fluxo de caixa da empresa.

Corte gastos desnecessários

Uma vez identificados os principais problemas financeiros, é preciso que aconteça o corte de gastos desnecessários. 

Neste caso, faça uma análise com base em dados e -se precisar- utilize metodologias de gestão, como o Lean Manufacturing, que foca em cortar os desperdícios.

Negocie prazos com fornecedores

Outra medida importante é negociar prazos com fornecedores. 

Neste caso, é preciso envolver a renegociação de contratos para reduzir custos, a extensão dos prazos de pagamento e/ou a busca por fornecedores com preços mais competitivos.

Aumente as receitas

Uma maneira de solucionar a falta de dinheiro no caixa é aumentar as receitas da empresa, sabemos que não é tarefa fácil e não é cabível a pequeno prazo, mas a longo, isso pode ajudar muito no fluxo de caixa. 

Para isso, considere formas de  aumentar o volume de vendas, a ampliação do mix de produtos ou a busca por novos mercados e clientes.

Busque empréstimos, investimentos ou antecipações de recebíveis

Se as medidas anteriores não forem suficientes para solucionar o problema, é hora de recorrer a uma injeção de capital rápida. Neste caso, pode ser um novo empréstimo, um investimento financeiro ou até mesmo a antecipação de recebíveis.

Neste caso, a mais viável é a antecipação de recebíveis, afinal, essa prática só adianta um valor que já seria do seu negócio, por meio de uma cobrança de taxa.

Se essa prática ainda não for o suficiente, faça sua pesquisa minuciosa atrás de um empréstimo empresarial com boas condições de tarifas de juros e que faça sentido para seu negócio.

Mantenha a transparência com colaboradores e stakeholders

Esse passo é muito importante! Em situações adversas, é essencial que se mantenha a transparência com colaboradores e stakeholders sobre a situação financeira da empresa. 

Por esse motivo, comunique claramente a situação e as medidas que estão sendo tomadas para solucionar o problema.

Como evitar a falta de dinheiro em caixa?

Agora que você já sabe algumas formas de remediar a falta de dinheiro no caixa, separamos algumas ações preventivas para manter o fluxo de caixa sempre em dia.

Lembre-se que: um bom controle sobre a empresa é o passo mais importante e quase todas as dicas estão ligadas a essa boa prática!

Faça um planejamento financeiro

O planejamento financeiro é vital para garantir a saúde financeira de um negócio, afinal, ele faz uma previsão da situação financeira da empresa, além de mapear as ações necessárias para atingir alguns objetivos.

Por isso, na hora de elaborar seu planejamento financeiro, foque na construção de um orçamento detalhado que leve em consideração as receitas e despesas da empresa. 

Lembre-se também que o planejamento financeiro deve ser revisado regularmente e ajustado de acordo com as mudanças no mercado e nas condições financeiras da empresa.

Controle de gastos

O controle de gastos é mais uma medida importante para evitar a falta de dinheiro em caixa, afinal, quem tem o controle do que sai da empresa -em termos financeiros- consegue maior previsibilidade das contas. 

No momento de fazer o controle dos gastos da sua empresa, foque em resolver questões como a redução de despesas desnecessárias, faça o monitoramento constante dos gastos da empresa e a invista em medidas para controlar o fluxo de caixa.

Cobranças

A cobrança de clientes é fundamental para manter o fluxo de caixa saudável.

Por esse motivo, além do controle de contas, é importante que durante o processo de mapear os clientes que estão em débito, seja feito uma análise sobre os prazos de pagamento e seguimento de um processo rigoroso de cobrança em caso de atrasos. 

Além disso, a empresa pode adotar medidas para incentivar o pagamento antecipado, como descontos e promoções. Dessa forma, a inadimplência pode ser evitada.

Negociação com fornecedores

A negociação com fornecedores é uma medida para conter gastos maiores e reduzir ao máximo as despesas, por isso, é sempre importante buscar acordos que ofereçam prazos de pagamento mais flexíveis e descontos em caso de pagamentos antecipados.

Controle de estoque

Como falamos anteriormente, um estoque obsoleto é um investimento perdido. Por esse motivo, manter um controle de estoque rigoroso é essencial para evitar furos no fluxo de caixa e manter-se sem desperdícios.

Neste caso, o monitoramento constante desse setor ajuda a manter um equilíbrio entre o estoque e as vendas para evitar excessos que possam prejudicar o fluxo de caixa.

Investimentos

Os investimentos geram o aumento de capital da empresa, auxiliando muito os empreendedores a manterem a saúde financeira do negócio. 

Ao angariar novos investidores, é possível pensar na ampliação da empresa, o que contribui para novas formas de gerar receita, pois permite que a empresa invista em novos mix de produtos, busque por novos mercados e clientes, e adote novas tecnologias para aumentar a eficiência e a produtividade da empresa.

Frente de caixa e controle financeiro com vhsys

Você sabe o poder que uma tecnologia para frente de caixa e controle financeiro tem para manter o dinheiro em caixa sempre sobrando? Nós sabemos!

Com o ERP vhsys a sua empresa não perde tempo fazendo o controle manual das finanças e aumenta as chances de otimizar as vendas e aumentar receita.

Dentre as vantagens do PDV vhsys, algumas delas -com certeza- te farão vender muito melhor. Confira:

  • Fazemos a abertura, fechamento, reforço e sangria do caixa
  • Definição de listas de preço, descontos e vale brinde
  • Conexão automática com estoque e financeiro
  • Integração entre vendas físicas e online
  • Troca rápida de mercadorias.

Quer saber mais sobre o vhsys? Teste 7 dias grátis!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sistema de gestão online

Preencha os dados para iniciar
seu teste grátis de 7 dias no ERP vhsys.

Sistema de gestão online

Experimente grátis por 7 dias!