O que você vai encontrar?
ToggleEntre os fatores que proporcionam o crescimento das lojas virtuais destacam-se a facilidade e a comodidade, na hora da compra. Bem como a oferta de produtos mais específicos, organizados por nichos. No entanto, a respeito desse crescimento, muitas empresas não têm conseguido se manter por muito tempo. E as causas são muitas, vejamos aqui os principais erros e como evitá-los para manter sua loja online (e crescendo).
Site não responsivo
A maioria dos acessos feito à internet no Brasil é por meio de celular, daí a importância de construir um site adaptado para dispositivos móveis. Afinal, é a usabilidade que afeta diretamente na decisão de compra dos usuários. É necessário que o site seja simples e acessível. Algumas dicas podem ajudá-lo:
Não abra muitas telas, para que o cliente não se perca e abandone. Peça apenas informações necessárias, para o cadastro. E, por fim, facilite a visualização do boleto.
Estrutura e gestão
Um dos erros mais comuns e facilmente evitado relaciona-se com a gestão de estoque, no e-commerce. É preciso que as vendas estejam conectadas ao estoque, para que não aconteça de vender produtos que não têm, criando problemas com seus clientes. Para evitar esse problema adote um sistema de gestão que integre os setores. A VHSYS tem, confira sobre os recursos acessando aqui.
A logística de entrega também deve ser considerada com cautela. Atrasos, extravios e perdas causam uma má experiência de compra, para seu cliente. Isso pode fazer com que ele abandone sua empresa e, em casos extremos, se torne um “influenciador” negativamente, ampliando o alcance da repercussão negativa.
Rastreamento é um dos fatores que fazem com que o cliente sinta mais confiança em sua empresa. Para isso, caso utilize os correios lembre-se de enviar os dados para que ele acompanhe o processo de entrega.
Atendimento 24h faz com que a relação, e os vínculos, entre sua empresa e clientes sejam fortalecidos. Procure manter canais por onde seu público consiga as informações necessárias, no pré e pós-vendas.
A política de trocas também precisa ser clara. Desse modo, o cliente sabe como agir em cada situação. Sua empresa também deve estar preparada para trocas. Que são muito comuns no e-commerce.
As formas de pagamento são outro ponto central nas compras. Ofereça o máximo possível, cartões de crédito, débito, débito em conta-corrente e boleto são suficientes. Com essas opções sua empresa consegue ampliar o número de clientes a ser atendido.
Esperamos que essas dicas ajudem a sua empresa. Alguma sugestão? Comente!