Conecte-se ao empreendedorismo

ERP para Loja de Material de Construção: saiba tudo sobre!

Tempo de Leitura: 6 minutos
mulher com os braços debruçados sobre uma mesa em um estoque de loja de material de construção
ERP completo +  Conta PJ Integrada + Maquininha Stone com mensalidade zero

Supere seus concorrentes com a Gestão Integrada

Organize suas finanças e aumente suas vendas, tudo em um só lugar!

O setor comercial de construção é um dos que mais pode usufruir das vantagens da tecnologia de um ERP para loja de material de construção que permite organizar, executar e integrar as mais diversas tarefas da empresa. 

De acordo com uma pesquisa realizada pela Ebit Nielsen em 2020, 69% das lojas físicas no Brasil já utilizam algum tipo de tecnologia, como ERP de gestão, pagamento eletrônico e reconhecimento facial.  

Um estudo da High Tech Retail feito pela Croma Marketing Solutions mostrou que 80% dos consumidores valorizam mais as lojas que utilizam tecnologia, e 79% deles recomendam a empresa para os amigos. 

Além do uso da tecnologia impactar positivamente as vendas, um ERP beneficia todas as áreas da empresa reduzindo custos, evitando erros e ajudando a identificar oportunidades de melhoria e crescimento.

Por que utilizar um ERP em lojas de material de construção?

Um ERP para loja de material de construção, também chamado de ERP (Enterprise Resource Planning), integra todas as principais áreas da empresa. 

Além de automatizar diversas tarefas, como controle de estoque, cadastro de clientes, emissão de notas fiscais, entre muitas outras, garantindo que a empresa ganhe tempo, economize mão de obra e consiga mais rendimento em todos os departamentos.

A seguir, você verá alguns exemplos de como um ERP ajuda a gestão e os colaboradores de uma loja.

1. Acesso de vendedores compartilhado

Seu vendedor precisa de acesso ao ERP para fechar vendas, certo? Para que todo histórico de vendas seja registrado e o acesso seja feito de maneira segura, um ERP de gestão como o vhsys permite gerenciar as permissões de cada usuário de maneira totalmente simples e sem burocracia.

Com a gestão de vendedores dentro do ERP, é possível manter os dados da empresa sempre protegidos e só revelar as informações necessárias para cada colaborador, respeitando assim as normas da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).

2. Gestão de fornecedores

A gestão de fornecedores é um departamento muito importante na loja de materiais de construção. Como você já deve saber, ela impacta as vendas, o estoque, o lucro da empresa e o relacionamento com os consumidores. 

Para garantir uma administração eficiente dos fornecedores e ter bons resultados, é muito importante utilizar um sistema ERP que oferece funcionalidades que ajudem essa área, como:

  1. Cadastro de fornecedores para facilitar o contato, a negociação e ter o histórico completo de pedidos;
  2. Integração com o departamento financeiro para agilizar os pagamentos das mercadorias e garantir a segurança dessas transações;
  3. Definição de estoque mínimo e máximo para receber alertas de quando a quantidade mínima ou máxima de um produto foi atingida, dessa forma a rotina de pedidos de mercadorias fica mais fácil e assertiva; 
  4. Relatório de estoque para entender a entrada e saída de produtos, giro de estoque, entre outros dados relevantes para tomar decisões estratégicas. 

3. Fácil usabilidade

Um ERP para loja de material de construção tem uma gama gigante de funcionalidades que abrangem toda a empresa. Logo, muitos gestores e membros da equipe utilizam o programa ou parte dele para desempenhar suas funções. 

É importante que a liderança faça treinamentos com a equipe para garantir o bom uso do software, mas mesmo assim, é imprescindível que o ERP escolhido para a sua loja tenha uma boa usabilidade, ou seja, seja fácil de utilizar e ofereça um suporte gratuito para tirar dúvidas.

A usabilidade é um dos quesitos básicos de qualquer programa, pois quando bem feita, faz com que o uso do ERP seja fácil para o dia a dia, permitindo que os colaboradores sejam mais ágeis e ganhem tempo nos processos.

4. Otimização de processos

Um ERP para loja de material de construção otimiza processos de várias maneiras, fazendo com que muitas tarefas repetitivas e manuais sejam feitas automaticamente. 

Como a atualização do estoque a cada venda, a emissão de nota fiscal, contas a pagar e receber, comissão dos vendedores, a conferência das quantidades de cada produto ou a validade deles, entre muitas outras atividades que se tornam mais rápidas e precisas com o ERP adequado.

5. Redução de falhas

Furos no estoque? Problema nas informações fiscais nas NF-es? Falta de mercadorias? Dificuldade em realizar trocas ou devoluções? Lentidão nos atendimentos de frente de caixa? 

Essas e outras falhas podem ser evitadas com o uso do ERP no seu negócio, pois o sistema é desenvolvido para ajudar a gestão a reduzir falhas através do histórico de todas as atividades, acompanhamento de dados em tempo real e emissão de relatórios.

6. Segurança de informações

A gestão de dados é uma preocupação constante nas empresas nos últimos anos. Por isso, é necessário usar um ERP consolidado no mercado para garantir a segurança das informações da sua empresa, dos seus clientes, colaboradores e fornecedores. 

Quando a loja ainda utiliza planilhas ou ERPs gratuitos de gestão, coloca em risco dados preciosos do seu negócio, pois essas ferramentas simples são fáceis de serem acessadas por pessoas não autorizadas. Além de poder sofrer prejuízos com golpes de pessoas má intencionadas, essa falta de segurança de cadastros de clientes e colaboradores vai contra as regras da LGPD.

7. Dados precisos e estratégicos

É impossível que as empresas que desejam acelerar seu crescimento não utilizem os dados para tomar decisões nas estratégias de negócio

Emitir relatórios, avaliar os resultados, consultar histórico de atividades e poder acompanhar o andamento da empresa em tempo real em dashboards é essencial para quem deseja aumentar seus resultados.

Para ter essa facilidade em manter os dados e criar relatórios precisos, é indispensável utilizar um ERP para loja de material de construção.

5 funcionalidades do ERP de gestão vhsys para lojas de materiais de construção 

O ERP vhsys é um dos ERPs mais utilizados nas lojas de material de construção no Brasil. O ERP está há mais de dez anos no mercado oferecendo ferramentas desenvolvidas para os pequenos e médios negócios.

Confira cinco das muitas funcionalidades que as lojas de materiais de construção utilizam no ERP vhsys.

1. Gestão de vendas

A área de controle de vendas no vhsys é completa para que os gestores tenham total controle desse setor, sendo possível: 

  1. Contar um ERP PDV frente de caixa completo e integrado com o ERP para agilizar as vendas;
  2. Emitir todos os tipos de nota fiscal eletrônica;
  3. Garantir a integração entre estoque e vendas para evitar furos nas quantidades de produtos;
  4. Gerenciar as comissões dos vendedores de forma automática;
  5. Enviar propostas e orçamentos;
  6. Acompanhar as movimentações em tempo real ou emitir relatórios completos;
  7. Usar o aplicativo vhsys para fazer a gestão de vendas na palma da sua mão;
  8. Integrar vendas presenciais e online de forma automatizada.

2. Cadastro de clientes

Ter um cadastro seguro de clientes é lei, mas além disso, gerenciar os cadastros permite que a empresa invista em marketing de relacionamento e fidelização, e identifique oportunidades estratégicas de acordo com o histórico de compras dos consumidores.

Para as lojas que estão deixando as planilhas para trás, é possível importar as informações de cadastro automaticamente para evitar o trabalho e a perda de tempo de registrar manualmente cada cliente no sistema ERP. 

3. Controle financeiro

O ERP de controle financeiro para lojas de materiais de construção dentro do ERP tem funções muito importantes como:

  1. Automação de contas a pagar e receber;
  2. Gerenciamento do fluxo de caixa;
  3. Facilitação da rotina com conciliação bancária;
  4. Serviços recorrentes;
  5. DRE gerencial;
  6. Relatórios financeiros;
  7. Emissão de boletos pelo ERP;
  8. Integração com todas as áreas da empresa para um melhor controle das transações.

Essas e outras funcionalidades disponíveis no ERP vhsys permitem uma gestão eficiente, segura e automatizada da loja, facilitando o aumento positivo dos resultados.

4. Controle de estoque

O segmento de lojas de material de construção é o que mais carece de um bom ERP de controle de estoque. Afinal, são muitos tipos de itens diferentes, variação de marca e diferentes tamanhos. 

Para fazer com que nenhuma mercadoria seja perdida, para reduzir os erros e custos, e integrar e automatizar o setor de estoque, é inquestionável a necessidade de ter um ótimo ERP de controle de estoque como o ERP dentro da sua loja, pois dessa forma será possível:

  1. Controlar entradas e saídas de estoque;
  2. Lançar e estorno de produtos no estoque;
  3. Fazer a gestão de lotes e validade de mercadorias;
  4. Definir estoque mínimo e máximo para cada item;
  5. Realizar o inventário de estoque;
  6. Emitir relatórios em poucos cliques;
  7. Integrar estoque, vendas, financeiro, cadastros e emissor de notas.

5. Emissão de Nota Fiscal

Geralmente, o primeiro motivo pelo qual um negócio precisa de um ERP como o vhsys é pela emissão rápida de todos os tipos de notas fiscais: NF-e, NFC, NFS, MDF-e, NFP-e, CT-e NF de importação. 

Com o emissor de notas vhsys, é possível emitir essas notas de maneira ilimitada, automatizada e segura, com preenchimento automático das informações dos produtos, clientes e fornecedores. 

Teste gratuitamente um ERP para loja de material de construção

Se você deseja emitir nota fiscal, integrar o seu negócio e usufruir de todos os benefícios de um ERP para loja de material de construção, teste gratuitamente o vhsys agora mesmo.

ERP para Loja de Material de Construção: saiba tudo sobre!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sistema de gestão online

Preencha os dados para iniciar
seu teste grátis de 7 dias no ERP vhsys.

Sistema de gestão online

Experimente grátis por 7 dias!