Lucratividade e rentabilidade são conceitos ligados ao lucro líquido que, embora similares, são distintos e costumam causar alguma confusão. É necessário entender quais as diferenças e o que os termos representam para realizar uma gestão eficiente em sua empresa.
Por lucratividade se entende uma maneira de se medir quanto uma empresa ganhou, em relação ao que recebeu. Ao vender um produto, ou serviço, o preço cobrado do consumidor compreende os custos com a compra e fabricação, por exemplo. Significando, na prática que excluindo a parte dos custos de operações, o que sobra do valor arrecadado é o lucro propriamente dito.
Para chegar a esse resultado, utiliza-se a seguinte fórmula: Lucro líquido dividido por receita bruta, multiplicado por 100.
Já a rentabilidade está ligada a um investimento inicial e no retorno que ele pode trazer. O ideal é que a rentabilidade de um produto, ou serviço, seja alta. Se for baixa ele pode inclusive ser reavaliado. O cálculo para descobrir a rentabilidade é feito da seguinte maneira: lucro líquido dividido pelo investimento, multiplicado por 100.
Como visto, ambos os cálculos utilizam o lucro líquido, porém, enquanto a lucratividade tem a ver com a receita bruta, a rentabilidade está relacionada ao investimento necessário para alcançar um lucro predeterminado.
É importante fazer essas aferições para verificar se o negócio está sendo desenvolvido de maneira correta. Isso porque uma área pode oferecer grandes somas de rentabilidade, porém, exigem um grande investimento, não sendo muito lucrativo de imediato. Tendo isso em consideração o gestor avaliará uma boa alternativa para sua empresa. Com esse investimento ele também poderá buscar um produto com rentabilidade menor, porém, com uma possibilidade de lucratividade imediata.
O oposto também é verdadeiro. Daí vem a importância de entender bem os conceitos e buscar aplicá-los no cotidiano de sua empresa, encontrando soluções mais adequadas.
Essas avaliações também são muito importantes para empreendedores que estão em fase de pesquisa e prospecção para abertura de suas empresas. É possível entender e verificar, por exemplo, se o ideal é abrir um negócio totalmente novo, ou investir em uma franquia.
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