Conecte-se ao conhecimento

Sistema de Gestão Online

Empreendedorismo sustentável: que é e como desenvolver

A preocupação com o meio ambiente é algo que vem sendo debatido há  muito tempo e tem ganhado cada vez mais espaço no mundo corporativo. 

Se você nunca ouviu falar em empreendedorismo sustentável e imagina que esse conceito é apenas para empresas que priorizam ações ambientais, saiba que essa abordagem vai muito além disso.

Além de reforçar que o meio ambiente precisa ser preservado, um modelo de negócio sustentável também pode ser um modelo de negócios de sucesso. Os resultados podem ser vistos desde a esfera financeira até a social do seu negócio.

Preparamos este artigo para te ajudar a entender melhor como funciona o empreendedorismo sustentável. Confira!

O que é empreendedorismo sustentável?

“Empreendedorismo sustentável” é um termo usado para definir empresas que se preocupam com fatores ambientais e sociais. Um negócio que compreende o seu papel no ambiente e busca analisar, expor e solucionar os problemas ambientais dentro do segmento.

Além de economizar recursos, uma atitude sustentável também pode ajudar a vender mais, pois grande parte dos consumidores têm consciência do impacto dessas atitudes e, assim, priorizam marcas que podem ou que estão dispostas a fazer a diferença.

Os donos de negócio devem entender que independente do tamanho da sua empresa ou segmento em que atua, ele afetará o meio ambiente e a sociedade. O objetivo desse modelo de negócio é o foco na qualidade de vida coletiva sem afetar a lucratividade.

Pensando assim, parece ser algo impossível de alcançar, não é mesmo? Mas não é. Demora um pouco, pois depende de ações que a sua empresa já faz ou da cultura que já tem. 

Se o negócio está começando agora ou já está estabilizado, mas tiver zero ações ambientais, tudo vai depender significamente de uma mudança de pensamento e postura dentro da empresa. 

Mas é possível! Com um conjunto de ações cotidianas e novos hábitos, seu negócio pode sim se tornar um empreendimento sustentável.

Como desenvolver um negócio sustentável

Muitos donos de negócio ainda não conseguem ver como poderiam contribuir ou quais são os impactos do seu empreendimento. Por isso, comece avaliando o impacto econômico, social e ambiental de seus produtos ou serviços.

Após isso, prepare um plano detalhado de ações possíveis e coloque-o em prática. Mas sempre busque novas maneiras de melhorar e aprimorar o plano. 

Não precisa montar um plano aprofundado de reciclagem se o seu negócio não produz uma quantidade considerável de lixo, por exemplo. Crie possibilidades que fazem sentido com sua realidade.

Meça e monitore métodos, modelos, atividades, produtos, peças ou outras alternativas para garantir que você e a sua equipe estão realmente fazendo a diferença e tornando seu negócio mais sustentável.

10 dicas para tornar sua empresa mais sustentável

Ao contrário do que muitos pensam, práticas de negócios sustentáveis ​​não beneficiam apenas a natureza.

Elas também podem fazer uma enorme diferença para a reputação de sua marca perante os clientes, concorrentes e até mesmo investidores. Além disso, essas práticas também trazem impactos positivos para as finanças do seu negócio.

Por isso, selecionamos algumas dicas que vão te ajudar a ter um empreendimento sustentável. Confira!

Cultura de sustentabilidade

A cultura organizacional de sustentabilidade não pode estar só na teoria dentro da empresa. É importante debater e entender sobre sustentabilidade, proteção ambiental e questões sociais.

Algumas pessoas podem ser resistentes à mudanças quando se trata de adotar comportamentos sustentáveis. Por isso, organize cursos de treinamento para que os funcionários possam entender a importância de comportamentos ecológicos adotados na empresa e em casa.

Coisas simples como abolir os copos plásticos e incentivar o uso de copos e canecas próprios já faz uma enorme diferença.

Além disso, essas ações também são úteis para ter um feedback sobre os impactos. Quando existe uma cultura colaborativa, todos conseguem entender o processo e fica mais fácil de colocar em prática.

Acredite na sua marca

Se você não acredita que a sua marca tem compromisso com a sustentabilidade, como espera a participação do seu time e também dos clientes? 

Dizer que o seu negócio é sustentável é fácil, mas a hora de mostrar como suas ações ajudam a diminuir o impacto negativo ao meio ambiente pode ser difícil.

Por isso, dedique-se. Monte uma estratégia que realmente funcione e vá aprimorando conforme os resultados. Depois comece a divulgar os frutos que tem colhido com essas ações.

Durabilidade do produto

Seus produtos duram bastante tempo ou precisam ser descartados com frequência? Qual é o destino após o fim da vida útil do produto? 

Não incentive o consumo desnecessário, mas pense em estratégias que possam não só otimizar o processo de produção, mas também ajudar quando o produto retornar para você.

Se o seu negócio não recebe o produto de volta, vale a pena avaliar se essa pode ser uma possibilidade. Vamos dizer que a sua empresa trabalha com produtos eletrônicos. Se o cliente devolver o produto usado, pode ser um meio de fornecer um desconto na compra de um novo produto. Isso também ajuda a criar um relacionamento com o cliente.

Caso esse tipo de estratégia seja inviável para o seu negócio, existe a possibilidade de procurar uma parceria que faça uma reciclagem do seu produto.

Reduza o uso de água

Reduzir o uso de água nas instalações da sua empresa é uma boa maneira de economizar dinheiro e ajudar a conservar recursos ambientais.

Arrumar aquela torneira que pinga lentamente nos banheiros da empresa, consertar vazamentos, usar uma lavadora de alta pressão para limpar o ambiente e até instalar vasos sanitários com um consumo reduzido são algumas ações que podem ser implementadas com um custo baixo.

Essa dica também está totalmente ligada à criação de cultura. A economia é ainda maior quando as pessoas se esforçam para isso, evitando desperdícios.

Computação em nuvem

Eliminar a impressão desnecessária de documentos é uma ótima forma de ajudar o meio ambiente. E para reduzir essas impressões, seu negócio pode implementar um sistema em nuvem. 

Isso também irá ajudar a diminuir os custos de transporte para levar e buscar documentos impressos, por exemplo. As emissões de carbono também serão reduzidas.

Como todos os documentos são hospedados na nuvem, sua empresa não precisa comprar ou manter impressoras de alto custo que consomem energia, papel e outros insumos, como tinta e até mesmo manutenção.

Um sistema de gestão online também pode te ajudar nisso e muito mais. Ao emitir a sua nota fiscal, por exemplo, você tem a opção de enviar para o e-mail do seu cliente. Assim, não precisará realizar a impressão também.

Trabalho remoto

O trabalho remoto pode ter um impacto significativo na pegada ambiental da empresa. Não ter um deslocamento diário significa menos emissões de gases, e redução do consumo de insumos como água e luz na empresa. 

Nesse caso, é importante criar um senso de pertencimento para os colaboradores, mesmo à distância. Manter a cultura forte e os laços unidos é fundamental.

Se essa possibilidade não é viável no seu caso, vale a pena pesquisar sobre o modelo de trabalho híbrido, que mescla o presencial e o home office.

Parcerias sustentáveis

Procure parcerias que possam te ajudar a ser mais sustentável.

Digamos que o seu produto tem uma embalagem comum. Seria interessante procurar empresas que fabricam embalagens sustentáveis, recicláveis ou biodegradáveis, por exemplo.

Assim, o consumidor notará logo de cara que a sua marca possui uma preocupação com o meio ambiente. 

Parcerias para reciclagem de lixo e descarte de lixo eletrônico, por exemplo, também são ótimas opções.

Entrega sustentável

Quantas vezes não recebemos um produto dentro de caixa bem maior do que a mercadoria em si? Isso acontece com frequência.

Implemente caixas ecológicas e compactas, isso irá reduzir a produção de lixo e o espaço que seu produto ocupa na transportadora.

Uma boa dica é oferecer descontos para pedidos que incluem vários produtos em um só, incentivando compras em massa e economizando embalagens.

Revisão e manutenção

É muito importante que seja feita uma revisão e manutenção do plano de sustentabilidade da sua empresa. 

Não adianta criar diversas ações que são deixadas de lado ou usadas somente em eventos pontuais para mostrar ao público. Tome atitudes e monte estratégias baseadas em medidas possíveis.

Nesse aspecto, o feedback dos colaboradores é muito importante.

Reduza, reutilize e recicle

Adquira materiais recicláveis, coloque lixeiras para reciclagem pelo escritório e reaproveite aqueles papéis impressos para fazer anotações.

Reduzir a quantidade de resíduos gerados é uma boa forma de beneficiar o meio ambiente, e a reutilização vai te ajudar a economizar. Lembre-se que reciclar significa dar uma nova utilização para o produto velho, não jogá-lo fora.

Não é fácil posicionar seu negócio como sustentável, requer trabalho, união e continuidade. É algo que deve ser pensado a longo prazo, mas que irá ajudar não só o planeta, mas também seu crescimento. 

Você acredita no empreendedorismo sustentável? Quais ações a favor do ambiente você já adota? Deixe seu comentário!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Assuntos relacionados

Cadastro Newsletter

Fique por dentro dos principais assuntos do mundo do empreendedorismo. Atualize seus conhecimentos, baixando materiais como ebooks, planilhas, vídeos e muito mais.