Ao contrario da loja física, onde o cliente pode tocar e ver de perto os produtos, em um e-commerce essa tarefa fica por conta apenas do auxilio visual. Dessa forma, ter imagens de produtos em alta qualidade é ponto crucial para obter um bom desempenho nas vendas em uma loja virtual.
O que você vai encontrar?
ToggleHoje em dia, com o avanço da tecnologia, você pode obter boas fotos para seu e-commerce utilizando a própria câmera do celular. Para te ajudar nesta etapa, separamos 7 dicas simples e essenciais para tirar fotos incríveis dos seus produtos, olha só:
Fundo branco, foco no produto
Já percebeu que a maioria dos e-commerces utilizam de fundo branco nas imagens dos produtos? Pois é, isso não é sem motivo, utilizando um fundo branco o foco do usuário ficará 100% no seu produto. Caso o próprio produto seja branco, não tem problema, você pode utilizar outra cor que contraste com a cor dele.
Outra vantagem do fundo branco é que ele contrasta muito bem com o produto o que ajuda a destacar as características e detalhes do mesmo.
Luz natural sempre será sua amiga!
A iluminação é outro ponto importante para conseguir boas fotos, se possível adquira pelo menos duas fontes de luz brancas para realçar as características do seu produto. É importante que seja luz branca justamente para manter a fidelidade das cores do seu produto e não confundir seu cliente
Nesse momento você terá uma grande aliada: a luz natural. Opte por tirar fotos durante o dia e utilize a luz natural ao seu favor, faça teste de posicionamento de acordo com a luz, os resultados com certeza serão satisfatórios!
Tenha cuidado ao utilizar o flash
Se a luz natural é uma grande aliada no momento de tirar fotos, o flash pode ser o seu maior vilão caso não seja utilizado da forma correta.
A dica aqui é bem simples, se puder, evite utilizar o flash, pois ele pode comprometer as cores naturais do seu produto, caso seja realmente necessário, seja por falta de luz natural, por exemplo, evite que a luz do flash reflita diretamente no produto.
Mantenha a estabilidade!
Estabilidade também não pode ser deixada de lado, fotos tremidas ou borradas por conta de um movimento no momento de tirar a foto comprometerá a qualidade das mesmas.
Utilize um tripé para resolver este problema, ele vai dar toda a estabilidade necessária na hora de fotografar seus produtos. Quer ainda mais estabilidade? Utilize a função de timer do seu aparelho ou câmera, assim você evita que ocorra movimentos até no momento de apertar para tirar a foto 🙂
Mostre seu produto de vários ângulos
Quanto mais você mostrar do seu produto, melhor. Tire fotos de vários ângulos diferentes e que possibilite mostrar todas as características e detalhes dele, lembre-se que o cliente não poderá tocar no produto, pegar na mão, etc, dessa forma será o auxílio visual detalhado que garantirá o interesse dele.
Mostrar vários ângulos do seu produto além de ampliar a visão do seu cliente sobre o mesmo, também é uma ótima forma de mostrar características únicas do produto. Por exemplo: Se você está oferecendo uma mesa dobrável que vira maleta, você pode utilizar vários ângulos para mostrar que a mesa é dobrável e fácil de guardar. Seu cliente absorverá essa informação muito mais rápida de maneira visual do que escrita.
Uma edição de leve não faz mal a ninguém!
Manter a naturalidade do produto não quer dizer que você não pode fazer alguns retoques nas imagens antes de publica-las no seu e-commerce, muito pelo contrário! Fazer alguns ajustes no contraste e brilho das fotos pode melhorar significativamente a imagem, mas tome cuidado com filtros que podem carregar as cores ou formar efeitos de granulação.
Mesmo que você não tenha nenhuma noção de edição de imagens, não tem problema! Existem diversos softwares que são bem simples de utilizar, basta encontrar um que se adapte ao que você necessite. Outra dica é sempre pesquisar tutoriais na internet que ofereçam passo a passo, dessa forma você conseguirá aprender aos poucos.
Mantenha um padrão
Por fim, defina um padrão que se comunique com seu e-commerce. Mantenha as fotos em um mesmo formato, tamanho e filtro de cores, isso passará mais confiança para o consumidor final e aumenta a identidade da sua marca.
Com essas dicas simples as imagens dos seus produtos terão uma qualidade bem superior e os resultados serão mais satisfatórios! Siga as dicas e depois comente com a gente os resultados!
Até a próxima 🙂
Clique aqui e conheça o aplicativo Loja Virtual do VHSYS, um meio fácil e econômico de abrir seu e-commerce!